Ultimamente, o uso abusivo de substâncias alcoólicas, tem chegado em proporções catastróficas, no sentido que acabar com a vida dos seres humanos.

soco do mal



Esse problema aplaca também as comunidades indígenas e se alastra de uma forma alarmante, pois as lideranças não estão tomando atitudes de prevenções, para amenizar os genocídios provenientes dessa pratica dentro da nossa aldeia. Nesse contexto, estamos perdendo adolescentes e crianças por influencia de observarem alguns pais e familiares aderentes dessa pratica.

Uma das causas dessa problemática também, é o fácil acesso de menores a essas substâncias e a falta de politicas publicas voltadas para a saúde e educação, de modo a coibir o uso excessivo de bebidas alcoólicas.

Dessa maneira podemos nos mobilizarmos, enquanto integrantes da rede índiosonline, no sentido de promover palestras, debates, seminários e outros eventos desta natureza que venham proporcionar um bem estar social e qualidade de vida dos nossos parentes.

Matéria: Edcarlos (Carlinhos Pankararu – SP)

Janailton

Bruna

Ronaldo

Rodrigo

Tarcisio

Comentários via Facebook

8 COMENTÁRIOS

  1. graças a Deus que na minha aldeia não vende substâncias alcoólicas
    mais não tem jeito o vicio fala mais alto os índios sai da aldeia
    para compra na cidade.
    e cada vez mais vai aumentado o numero de alcoólatras,
    vejo meninos de 17 anos que já esta no vicio.
    muito bom sua proposta de fazer palestra eu acho que
    resolveria muito.

  2. FICO ORGULHOSO DE LER ESTA MATÉRIA ESCRITA POR ESTES JOVENS…NA REALIDADE ELES QUEREM CONCIENTIZA-LAS Á TODOS QUE ESTE “SUCO DO MAL” É UM VENENO PARA OS POVOS INDIGÉNAS…EU JÁ FUI VITIMA DO ALCOOLISMO, ´FIQUEI LIBERTO A 03 ANOS ATRAS NÃO TENHO MAIS VONTADE DE BEBER E MIM ARREPENDO MUITO DE TER ESPERIMENTADO O SUCO DO MAL.
    HOJE GRAÇAS A DEUS, ESTOU CONSIETIZANDO AOS OUTROS PARENTES QUE NÃO É BOM ESTE LIQUIDO VENENOSO…VOU DETALHAR ALGUMAS COISAS QUE FIZ, DEPOIS QUE COMECEI A INGERIR ESTE VENENO: EM PRIMEIRO LUGAR TIRAVA O SUSSEGO DA MINHA MÃE, ELA FICAVA PREUCUPADA, POR QUE EU ERA MUITO VIOLENTO, AS PESSOAS DO BEM NÃO QUERIA SABER DE MIM QUANDO EU ESTAVA EMBREAGADO, PERDI MUITAS OPORTUNIDADES, A FAMILIA ENTÃO NÃO TINHA PAZ, MEUS FILHOS CRECENDO E VENDO TUDO AQUILO EU CHEGANDO EM CASA, QUEBRANDO TUDO…SÓ TINHA AMIGOS DE BOTECO, SEM FALAR DOS CASO QUE MIM ENROLEI COM A JUSTIÇA, TUDO ISSO O EFEITO COLATERAL DO ALCOOL…HOJE GRAÇAS A DEUS NÃO BEBO, MEUS AMIGOS DE VERADE HOJE MIM DAR UM MAIOR VALOR, MORAL E DIGNO ESTOU BEM COM MEUS FAMILIARES ESTOU TRABALHANDO TENHO UM EMPREGO ONDE SOU RESPONSAVEL POR SEIS SETERES, TENHO UM CARGO COMICIONADO NA FUNAI, TENTO FAZER O MAXIMO PARA DAR UM ATEDIMENTO DIGNOS A TODOS QUE MIM PROCURAM.
    OS OUTROS EMPREGOS QUE TIVE MUITAS VEZES EU ERA EXONERADO POR CAUSA DO VICIO DO ALCOOL, AS VEZES EU ERA INRESPONSAVEL, OUTRAS EU DEIXAVA AS OBRIGAÇÕES PARA IR BEBER. HOJE O MEU SONHO É VER OS JOVENS DA MINHA ALDEIA FORA DO ALCOLISMO, DAS DROGAS E DA PROTITUIÇÃO, EU JÁ PRESENCIEI SENAS TRISTES DE VER O MEU POVO SE ACABANDO SENDO VITIMAS DO ALCOOL, MEU TIO INDIO FILHO DE DOIS INDIOS PRIMITIVOS, MORREU DE SIRROSE ÉPATICA EM CIMA DE UMA CAMA.
    A CACHAÇA ERA UM EXTERMINANTE QUE A SOCIEDADE “NÃO INDIO” USAVAM PARA ACABAR COM OS MEU POVO, ELES TINHAM ENTERECES NAS NOSSAS TERRAS E FOI UM MEIO PRATICO QUE ELE ACHARAM PARA ELIMINAR UM POR UM…

    HOJÉ ESTOU COM UM PROJETO E QUERO IMPLANTAR PARA MEU POVO, LEVAR PESSOAS UNIVERSITARIAS, ASSISTENTE SOCIAIS, PISCOLOGOS E OUTROS QUE QUERAM FAZER UM TRABALHO VOLUTÁRIO JUNTO COMIGO, APESAR QUE A LEI 6.001/73 ELA PROIBE O USO DE BEBIDA ALCOOLICAS PARA OS INDIOS, SÓ QUE AS AUTORIDADES NÃO FAZ VALER ESTA LEI.
    FICO POR AQUI COM A MINHA OPINIÃO, MAIS FOI MUITO INTEREÇANTE COLOCAR UMA MATÉRIA COMO ESSA, TENHO CERTEZA QUE TEM PESSOAS QUE NÃO VÃO CONCORADAR MAIS ISSO É PARA O QUE SÃO ALCOOLATRA. VC QUE BEBE SOCIALMENTE, NÃO DAR PREJUISOS A NUINGUEM, NÃO COLOCA A VIDA DA SOCIEDADE EM RISCO, E NÃO FAZ BESTEIRA, NÃO SOU CONTRA..
    SE ALGEUM TEM ENTERECE DE MIM AJUDAR NO MEU PROJETO QUE SE MANIFESTE: ESTOU A DISPOSIÇÃO DE TODOS, INDIO E NÃO INDIOS, NÃO PRECISO DE DINHEIRO SIM DA BOA VONTADE. SÓ LEMBRAMOS QUE, AQUELES QUE SE ENTEREÇAR O TRABALHO É VOLUTÁRIO…
    UM FORTE ABRAÇO A TODOS E ESTES JOVENS ESTÃO DE PARABENS, É ISSO AI MEUS PARENTES…

    MEUS CONTATOS: (73)81245667, (73)91933844.
    E-MAIL: jovanildotitia@hotmail.com / jovanildo.santos@funai.gov.br

  3. FICO ORGULHOSO DE LER ESTA MATÉRIA ESCRITA POR ESTES JOVENS…NA REALIDADE ELES QUEREM CONCIENTIZA-LAS Á TODOS QUE ESTE “SUCO DO MAL” É UM VENENO PARA OS POVOS INDIGÉNAS…EU JÁ FUI VITIMA DO ALCOOLISMO, ´FIQUEI LIBERTO A 03 ANOS ATRAS NÃO TENHO MAIS VONTADE DE BEBER E MIM ARREPENDO MUITO DE TE-LO ESPERIMENTADO O SUCO DO MAL.
    HOJE GRAÇAS A DEUS, ESTOU CONSIETIZANDO OS OUTROS PARENTES QUE NÃO É BOM ESTE LIQUIDO VENENOSO…VOU DETALHAR ALGUMAS COISAS QUE FIZ, DEPOIS QUE COMECEI A INGERIR ESTE VENENO: EM PRIMEIRO LUGAR TIRAVA O SUSSEGO DA MINHA MÃE, ELA FICAVA PREUCUPADA FICAVA NOITES SEM DORMIR, POR QUE EU ERA MUITO VIOLENTO,PROCURAVA CONFUSÕES AS PESSOAS DO BEM NÃO QUERIA SABER DE MIM QUANDO EU ESTAVA EMBREAGADO, PERDI MUITAS OPORTUNIDADES, A FAMILIA ENTÃO NÃO TINHA PAZ, MEUS FILHOS CRECENDO E VENDO TUDO AQUILO EU CHEGANDO EM CASA, QUEBRANDO TUDO…SÓ TINHA AMIGOS DE BOTECO, SEM FALAR DOS CASO QUE MIM ENROLEI COM A JUSTIÇA, TUDO ISSO O EFEITO COLATERAL DO ALCOOL…HOJE GRAÇAS A DEUS NÃO BEBO, MEUS AMIGOS DE VERADE HOJE MIM DAR UM MAIOR VALOR, MORAL E DIGNO ESTOU BEM COM MEUS FAMILIARES ESTOU TRABALHANDO TENHO UM EMPREGO ONDE SOU RESPONSAVEL POR SEIS SETERES, TENHO UM CARGO COMICIONADO NA FUNAI, TENTO FAZER O MAXIMO PARA DAR UM ATEDIMENTO DIGNOS A TODOS QUE MIM PROCURAM.
    OS OUTROS EMPREGOS QUE TIVE MUITAS VEZES EU ERA EXONERADO POR CAUSA DO VICIO DO ALCOOL, AS VEZES EU ERA INRESPONSAVEL, AS VEZES DEIXAVA AS OBRIGAÇÕES PARA IR BEBER. HOJE O MEU SONHO É VER OS JOVENS DA MINHA ALDEIA FORA DO ALCOLISMO, DAS DROGAS E DA PROTITUIÇÃO, EU JÁ PRESENCIEI SENAS TRISTES DE VER O MEU POVO SE ACABANDO, VITIMAS DO ALCOOL ! MEU TIO INDIO FILHO DE DOIS INDIOS PRIMITIVOS, MORREU DE SIRROSE ÉPATICA EM CIMA DE UMA CAMA.
    A CACHAÇA ERA UM EXTERMINANTE QUE A SOCIEDADE “NÃO INDIO” USAVAM PARA ACABAR COM OS MEU POVO, ELES TINHAM ENTERECES NAS NOSSAS TERRAS E FOI UM MEIO PRATICO QUE ELE ACHARAM PARA ELIMINAR UM POR UM…

    HOJÉ ESTOU COM UM PROJETO E QUERO IMPLANTAR PARA MEU POVO, LEVAR PESSOAS UNIVERSITARIAS, ASSISTENTE SOCIAIS, PISCOLOGOS E OUTROS QUE QUERAM FAZER UM TRABALHO VOLUTÁRIO EDUCATIVO SOCIAL JUNTO COMIGO, APESAR QUE A LEI 6.001/73 ELA PROIBE O USO DE BEBIDA ALCOOLICAS PARA OS INDIOS, SÓ QUE AS AUTORIDADES NÃO FAZ VALER ESTA LEI.
    FICO POR AQUI COM A MINHA HISTÓRIA, MAIS FOI MUITO INTEREÇANTE COLOCAR UMA MATÉRIA COMO ESSA, TENHO CERTEZA QUE TEM PESSOAS QUE NÃO VÃO CONCORADAR MAIS ISSO É PARA O QUE SÃO ALCOOLATRA. VC QUE BEBE SOCIALMENTE, NÃO DAR PREJUISOS A NUINGUEM, NÃO COLOCA A VIDA DA SOCIEDADE EM RISCO, E NÃO FAZ BESTEIRA, NÃO SOU CONTRA..
    SE ALGEUM TEM ENTERECE DE MIM AJUDAR NO MEU PROJETO QUE SE MANIFESTE: ESTOU A DISPOSIÇÃO DE TODOS, INDIO E NÃO INDIOS, NÃO PRECISO DE DINHEIRO SIM DA BOA VONTADE. SÓ LEMBRAMOS QUE, AQUELES QUE SE ENTEREÇAR O TRABALHO É VOLUTÁRIO…
    UM FORTE ABRAÇO A TODOS E ESTES JOVENS ESTÃO DE PARABENS, É ISSO AI MEUS PARENTES…

    MEUS CONTATOS: (73)81245667, (73)91933844.(73) 36325459. (TRABALHO)
    E-MAIL: jovanildotitia@hotmail.com / jovanildo.santos@funai.gov.br

  4. É VERDADE ESSE SUCO VENENOSO, JÁ VI MUITAS VITIIMAS PARTIREM PARA O ALEM DEVIDO TER INGERIDO ESTE MALDITO LIQUIDO, O MEU TIO “TÃ TITIAH” FOI UMA DAS VITIMAS QUE MORREU DE SIRROSE ÉPATICA EM CIMA DE UMA CAMA, MINHA MÃE USOU TODOS OS RECURSOS PARA SALVAR O ÚNICO IRMÃO, MAIS INFELISMENTE FOI TARDE…EU TAMBEM FUI VITIMA DO ALCOOLISMO, HOJE GRAÇAS A DEUS, ESTOU LIBERTO DESTE VICIO DIABOLICO QUANDO FAZIA O COSSUMO DO ALCOOL EU MIM TRASFORMAVA, FICAVA UMA PESSOA INSUPORTAVEL VIOLENTA, TIVE VÁRIOS PREJUISOS COM Á FAMILIA,SAÚDE, EDUCAÇÃO,FINANCEIRA E SEM FALAR DOS CASO QUE MIM ENROLEI COM A JUSTIÇA, DEPOIS QUE MIM CONCIENTIZEI QUE É O FRACASSO DA PESSOA QUE VENHA CONSUMIR ESTE SUCO VENENOSO, NA REALIDADE LHE TIRA A MORAL O CARATÉR, TONA-SE UMA PESSOA SEM CONFIANÇA, QUANDO EU BEBIA EU NÃO MIM AFIRMAVA EM EMPREGO ALGUM, HOJE TUDO MUDOU NA MINHA VIDA, EU TRABALHO SOU RESPONSAVEL POR VARIOS SETORES NO ORGAM ONDE REPRESENTO O MEU CHEFE TEM ORGULHO DE MIM, GRAÇA A DEUS HOJE EU SOU UM HOMEM PURO, DE ESPIRITO, GOSTARIA QUE MEUS AMIGOS E PARENTES VISSE ESTE DEPOIMENTO COMO EXEMPLO DE VIDA E EVITASSE QUEASQUER TIPO DE DROGA, POR QUE O ALCOOL É UMA DROGA, EM TENHO O SONHO DE IMPLANTAR NA MINHA ALDEIA UM PROJETO DE CONCIÊNTIZAÇÃO DE COMBATE A BEBIDA ALCOOLICAS, DROGAS E PROSTITUIÇÃO, COM FÉ EM DEUS QUERO LEVAR ESTE ANO DE 2010, VOU BUSCAR ALGUMAS PARCERIAS, QUE QUERAM FAZER UM TRABALHO VOLUTÁRIO, VOU CONTAR COM A COLABORAÇÃO DE UM ASSISTENTE SOCIAL, UNIVERSITÁRIOS, PISCÓLOGOS, ESPECIALISTA EM PALETRAS DESTA NATUREZA, FICO MUITYO GRATO A QUEM SE ENTEREÇAR E QUISER LEVAR ESTA BANDEIRA JUNTO COMIGO EU AGRADEÇO EM, NOME DO POVO PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE…
    QUERO PARABENIZAR AOS JOVENS QUE FIZERAM ESTA MATÉRIA FOI MUITO IMPORTANTE,É SINÔNIMO DE CONCIETIZAÇÃO…FICO POR AQUI COM O MEU COMENTARIO, UM GRANDE ABRAÇO A TODOS INDIOS E NÃO INDIOS…

    MEU CONTATO: (73) 81245667 /91933844.
    E-MAIL: jovanildotitia@hotmail.com / jovanildo.santos@funai.gov.br.

  5. É uma pena que as nossas lideranças não tomem nenhuma providencia a respeito disso, pois a minha aldeia passa pelo mesmo problema, e nada foi feito até agora.
    eu sou a favor de qualquer política de conscientização para que haja um futuro melhor para os jovens.

  6. Olá meus queridos parentes, fico grato em poder participar na construção desta matéria com vocês,já estou com saudades de todos vocês, espero está em breve ai novamente. Mais esse”Suco do mal”, em que tratamos na matéria vem castigando nosso povo indígena, e não é de hoje, mais sim desde a invasão de nosso país. Com essa matéria esperamos que os adultos se manifeste a favor da eliminação desta praga nas vidas de nossos povos indígenas seja ele criança, adolescentes e adultos.
    Desde já Edcarlos (Carlinhos – Pankararu – SP)

  7. Isso é um mal muito grande dentro de muitas aldeias e também quando muitos estão na cidade.É preciso um forte trabalho de coscientização.Isso não é fácil, mas sei que unidos podem combater boa parte desse mal e no que eu puder ajudar, mesmo que de longe vou ajudar, porque é algo que vejo muito, uma realidade que conheço de perto e que so trás muito sofrimento para todos.

    Parabéns pela materia Edcarlos (Carlinhos Pankararu – SP), Janailton, Bruna, Ronaldo, Rodrigo e Tarcisio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here