ARARAWÃ

A comunidade Pataxó Hãhãhãe, cansada de esperá pelo o julgamento do STF. Resolve a fazer as retomadas de suas terras por conta proprias. Desde DOMINGO que os índios ocupara a região dos Rio Pardo, uma área grade, aonde vivem poucos pecuarista e ocupando grande estenção de terra,  essa áreas está bastante degradada, tinha uma grande floresta que foram destruídas para a criação de gado. A comunidade toda resolve se juntar para recuperá a terras. A retomada tem índios adultos, crianças, idosos. Todos realistando um sonho. Ter a terra de volta. A mídia está colocando várias matérias contra os índios Pataxó Hãhãhãe como exemplo a Rede Globo, criando uma falsa imagem que nós indígenas somos Criminosos, violentos… Muitas pessoas dos municípios vasinhos estão comedo desses conflitos.  Mais eles não precisam ter medo de nós indígenas e sim dos fazendeiros, que está contratando pistoleiros na região para jogar contra os Indígenas.

As áreas recém ocupadas por nós índios, já está sendo retirado os moveis e animais de  alguns fazendeiros. Essa luta se estende por mais de 30 anos. Desde quando os nossos antepassados foram expulsos desse território a força. Muitos dos índios foram mortos e roubados a terras, hoje seus netos, querem essa terra de volta, está lutando. Toda a Vida, as terras que conseguimos foi através de retomadas. a  justiça nunca nos deu nada, e principalmente deveriam  punir os assassinos dos parentes de  indígenas que morreram vitimas de tocaia. Os Pataxó Hãhãhãe, estão cansados de tanto apanhar, ontem pela amanhã os fazendeiros  se reuniram juntos com seus comparsas e fizeram barreiras queimando pneus velhos  na entrada do município de Pau Brasil-BA, gritando revoltado com os índios, e dizendo que se pegasse um índios na cidade iriam matar. Alguns amigos que temos na cidade nos avisou e evitamos acesso na cidade, os fazendeiros fecharam as duas vias que dão acesso aos índios a cidade. As noticias que tivemos é que alguns indígenas foram pegos de surpresas e ameaçado recebendo torturas e até mesmo roubados. Hoje tem índios espancados e feridos pelos os pistoleiro de fazendeiros.dos indígenas que tiveram na cidade foi submetido a se esconder, ou até mesmo a fugir para não ser pegos por homens dos fazendeiros.

RETOMADA PARAXÓ HÃHÃHÃE
ARARAWÃ

O clima em nossa região está  tenso. Todos nós estamos sofrendo e otimista que estas terras fiquem em nossa posse.A nossa expectativa é que a justiça julgue o território e não tenha trabalho para tirá os fazendeiro, porque isso já estamos fazendo… o que está para ser julgado não é a terra e sim os títulos falsos que o governos passado deram  aos fazendeiros. compartilhamos  imagens da retomada. Hoje os índios cantam toré e pisa em sua terra, aonde a muito tempo os fazendeiros ameaçavam a comunidade dizendo se os índios chegassem ,eles teriam muitas armas para colocar os índios para fora. Isso caracterizam que Tupã é mais forte de que qualquer valentão.

BARREIRA NA CIDADE DE PAU BRASIL FEITA PELO OS FAZENDEIROS, IMAGEM FEITA DA ÁREA RETOMADA.//ARARAWÃ

Pedimos apoio que a sociedade Brasileira, não acredite no que a Globo divulga, ela tem lado “os fazendeiro”, pois o que reivindicamos é a nossa terra, não é nossa intenção machucar alguém. Mais a mídia da globo manipula imagem e querem jogar a sociedade contra a nós Pataxó Hãhãhãe. Conheçam a nossa história e vão perceber que estamos com RASÃO!

CARTA DA COMUNIDADE PATAXÓ HÃHÃHÃE

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

12 COMENTÁRIOS

  1. kd que os jonais mostra essas imagens e tudo que os pistoleiros estão fazendo? pra ele são índios que estaão fazendo isso chega deles desfrutardas nossas terras!! isso mesmo parentes lutar pelos os nossos direitos!! força e muita fé

  2. É isso ae Pataxó, é seguir a luta, chega de deixar tudo pra esses fazendeiros milionários, e outra coisa, os indígenas tem que fazer boicote a Rede Globo e outras, quando quizerem se promover às custas dos indígenas .

  3. A REDE GLOBO tem como mérito maior do seu poder de querer alterar a historia a capacidade de manipulação sistematica de toda ideia que diga respeito ao interesse do povo, REDE GLOBO é poder capitalista, logo por uma questão lógica é um tubarão assassino num mar de sardinhas, e todos os politicos do sistema governamental massageiam seus egos vorazes sob a proteção voraz do jornalismo que não age com lisura, mas atua de forma devastadora contra as causas sociais principalmente aos direitos indigenas, é o jornalismo a serviço do poder, manipulador e sagaz, tenta vender gato por lebre, tripudia das pessoas que raciocinam como se todos fossem carentes de suas novelas imbecis. Indio não é mito, não é lenda (isto é ideia de ditos civilizados) indio é um ser divino que ve na terra a sua madre, no ar o sopro vital e na luz de Tupã, a sua eternidade, indio não teme o governante insano que ao invés de criar solução inteligente e nobre faz é mostrar seu poder militar de força, com policias e exército, numa imitação mais de perfeita da época da ditadura militar e ponha ditadura nisto. O Governador da Bahia acha que o poder militar vai resolver um conflito de territórios na base da vaselina, com palavras de ordem, mas todos veem que não é pela ignorancia que se chega a um consenso, mas no dialogo e no pagamento régio aos fazendeiros que foram lubridiados e coniventes também com governador da época, que permitiu a instalaç~çao de fazendas não respeitando o tratado de 1926 que definiu a área como TERRITÓRIO PATAXO HA HA HÃE. hOJE a CARTA MAGNA está sendo desrespeitada porque o DIREITO INDIGENA basico de um território livre está sendo achincalhado

  4. Amigos,
    acabo de receber a ” CARTA DA COMUNIDADE PATAXO HÃHÃHÃE”

    através do parente pataxo Paulo Rosa Titiar Vieira Titiar, ele nos pede para compartilhar… botar para circular ,”ele quer que chegue do outro lado do mundo” , como ele diz:

    ATENÇÃO!! Amigos Leiam esta CARTA*
    CARTA DA COMUNIDADE PATAXÓ HÃHÃHÃE
    Postado em 17 abril 2012.

    ARARAWÃ

    A comunidade Pataxó Hãhãhãe, cansada de esperá pelo o julgamento do STF. Resolve a fazer as retomadas de suas terras por conta proprias. Desde DOMINGO que os índios ocupara a região dos Rio Pardo, uma área grade, aonde vivem poucos pecuarista e ocupando grande estenção de terra, essa áreas está bastante degradada, tinha uma grande floresta que foram destruídas para a criação de gado. A comunidade toda resolve se juntar para recuperá a terras. A retomada tem índios adultos, crianças, idosos. Todos realistando um sonho. Ter a terra de volta. A mídia está colocando várias matérias contra os índios Pataxó Hãhãhãe como exemplo a Rede Globo, criando uma falsa imagem que nós indígenas somos Criminosos, violentos… Muitas pessoas dos municípios vasinhos estão comedo desses conflitos. Mais eles não precisam ter medo de nós indígenas e sim dos fazendeiros, que está contratando pistoleiros na região para jogar contra os Indígenas.

    As áreas recém ocupadas por nós índios, já está sendo retirado os moveis e animais de alguns fazendeiros. Essa luta se estende por mais de 30 anos. Desde quando os nossos antepassados foram expulsos desse território a força. Muitos dos índios foram mortos e roubados a terras, hoje seus netos, querem essa terra de volta, está lutando. Toda a Vida, as terras que conseguimos foi através de retomadas. a justiça nunca nos deu nada, e principalmente deveriam punir os assassinos dos parentes de indígenas que morreram vitimas de tocaia. Os Pataxó Hãhãhãe, estão cansados de tanto apanhar, ontem pela amanhã os fazendeiros se reuniram juntos com seus comparsas e fizeram barreiras queimando pneus velhos na entrada do município de Pau Brasil-BA, gritando revoltado com os índios, e dizendo que se pegasse um índios na cidade iriam matar. Alguns amigos que temos na cidade nos avisou e evitamos acesso na cidade, os fazendeiros fecharam as duas vias que dão acesso aos índios a cidade. As noticias que tivemos é que alguns indígenas foram pegos de surpresas e ameaçado recebendo torturas e até mesmo roubados. Hoje tem índios espancados e feridos pelos os pistoleiro de fazendeiros.dos indígenas que tiveram na cidade foi submetido a se esconder, ou até mesmo a fugir para não ser pegos por homens dos fazendeiros.

    RETOMADA PARAXÓ HÃHÃHÃE
    ARARAWÃ

    O clima em nossa região está tenso. Todos nós estamos sofrendo e otimista que estas terras fiquem em nossa posse.A nossa expectativa é que a justiça julgue o território e não tenha trabalho para tirá os fazendeiro, porque isso já estamos fazendo… o que está para ser julgado não é a terra e sim os títulos falsos que o governos passado deram aos fazendeiros. compartilhamos imagens da retomada. Hoje os índios cantam toré e pisa em sua terra, aonde a muito tempo os fazendeiros ameaçavam a comunidade dizendo se os índios chegassem ,eles teriam muitas armas para colocar os índios para fora. Isso caracterizam que Tupã é mais forte de que qualquer valentão.

    BARREIRA NA CIDADE DE PAU BRASIL FEITA PELO OS FAZENDEIROS, IMAGEM FEITA DA ÁREA RETOMADA.//ARARAWÃ

    Pedimos apoio que a sociedade Brasileira, não acredite no que a Globo divulga, ela tem lado “os fazendeiro”, pois o que reivindicamos é a nossa terra, não é nossa intenção machucar alguém. Mais a mídia da globo manipula imagem e querem jogar a sociedade contra a nós Pataxó Hãhãhãe. Conheçam a nossa história e vão perceber que estamos com RASÃO!

    CARTA DA COMUNIDADE PATAXÓ HÃHÃHÃE

    Paulo Rosa Titiar Vieira Titiar diz a repeito desta CARTA “eu quero que ela chega o outro lado do mundo”
    Poderia nos ajudar a compartilhar esta importante Carta dos Pataxo Hã Hã Hãe
    contato: Marly Machado com o pataxo Paulo Rosa Titiar Vieira Titiar

  5. Eu também estou com vocês! divulgarei essa carta e informações em todos os lugares que eu tenho acesso. Mantenham-se firmes e unidos! E mande mais informações. Vocês são as únicas fontes realmente confiáveis dessa situação. Precisamos dos seus relatos para saber o que está acontecendo. TODO O MEU A APOIO A COMUNIDADE PATAXÓ HÃHÃHÃE.

  6. Todo apoio do mundo ao Povo Pataxó hãhãhãe!! Já sabemos muito bem o destino dos povos indígenas quando distantes de suas terras. Viram um nada, sem história, sem ritos, sem mitos, sem vidas, sem-terras somente escuridão e cegueira. E as novas gerações são engolidas por essa “máquina capitalística” com nomes de “mestiças(os)”, “caboclas(os), marias e josés ninguém assim como fizeram (e continuam fazendo) com muitos povos indígenas dessa região.
    Que a luz espiritual das(os) nossas(os) encantadas(os), da nossa cabocla jurema e dos nossos mitos adormecidos nos fortaleça!!!
    A materialidade perversa e capitalística não é capaz de enxergar quantos mistérios existem na nossa mãe terra por isso teme suas e seus filhas(os) com suas outras propostas de se viver nesse mundo!!!

  7. Muito bem povo indigena! lute pela suas terras mesmo é a herança de vossos filhos ,voces irão vencer ! QUE DEUS O CRIADOR DOS CÉUS E DA TERRA AJUDE A TODOS VOCES A TER VITORIA! AMÉM!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here