livro-tupinamba-184

Em se tratando de Cidadania Ambiental a escola desempenha um papel fundamental. Especialmente se esta educação para o meio ambiente começa cedo e faz a criança refletir sobre as coisas, sobre o seu meio, ter a noção de que a sua atitude faz a diferença, não só para ela, mas para sua família, seus amigos, a comunidade.

Isto vale também para o adolescente e para o jovem. É importante lançar a sementinha ainda na criança, estimulá-la a pensar sobre os problemas e a pensar sobre as formas de solucionar. Quando a criança ouve falar em educação ambiental, certamente levará para sua própria casa, para seu pai e mãe, que muitas vezes não se dão conta e nunca pararam para refletir sobre a questão.

cidadania-ambientalExiste uma Lei Federal ( lei 9795/99) que recomenda que a educação ambiental deve ser transversal a todas as matérias. Mas isto na prática não acontece. Depende muito da iniciativa de algum professor ou do Diretor da escola.

criPor exemplo: Na disciplina de Matemática poderia se fazer um cálculo de quanto de água se desperdiça por minuto quando a torneira fica aberta. Na disciplina de Língua Portuguesa pode-se trabalhar com textos relacionados ao meio ambiente. Em cada disciplina daria para abordar um pouco a questão ambiental, e assim cada um se daria conta de que suas ações do dia-a-dia são importantes para preservação do meio ambiente.

A educação é sem dúvida o primeiro passo!

E vc o que acha?

Na sua aldeia existe educação ambiental nas escolas?

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Militante social pelos Direitos Humanos Indígenas. potyratupinamba@indiosonline.org.br Aldeia Itapoã/Ilhéus-Bahia

1 COMENTÁRIO

  1. Acho primordial essa preocupação em relacionar outras disciplinas para conscientizar o alunado sobre a importância de cuidar do meio ambiente.Essa proposta, sem dúvida, trará grande enriquecimento para a reeducação de todos,afinal somente por meio de uma conscientização, chamaremos a atenção para esse grave problema.Parabéns pela atitude.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here