livro

É muito importante e gratificante percebermos o quanto crescemos na luta por uma educação de qualidade em nossas areas indígenas. Isso sendo visto desde o ensino básico nas aldeias até o nível superior que na maioria das vezes temos que buscar nas cidades mais próximas.

Para alcançarmos o tão sonhado diploma do ensino superior passamos por muitas etapas e todas com bastante dificuldade visto que para entrarmos em universidades públicas temos que prestar vestibular e concorrer com milhares de pessoas que muitas vezes encontram-se mais preparados que nós.

O perfil dos estudantes das universidades públicas em sua maioria é de jovens de classe média alta que estudaram nas melhores escolas, frequentaram os cursinhos mais caros e tudo isso só dificulta a inserção de quem relamente precisa de uma vaga para estudar, aqueles que não tem condição de pagar tanto por algo que é lei e direito de todos em nosso país que é a educação.

Aqui no povo Potiguara estamos em festa pois no último ciclo de vestibulares que aconteceu no final de 2009 conseguimos a aprovação na Universidade Federal da Paraíba(UFPB) de mais de 15 parentes nas diversas areas. Este fato é de grande alegria para nós porque vem a fortalecer a nossa luta e fazer com que o nosso povo cresça e se fortaleça cada vez mais.

Isso foi possível sem precisarmos de cotas, estudar em escolas particulares e muito menos em cursinhos de luxo. É devido a nossa dedicação e esforço e também ao apoio que a UFPB nos deu oferecendo um curso pré-vestibular em nossa area em parceria com as prefeituras locais e também com a FUNAI.

O cursinho já vem sendo realizado a alguns anos e o crescimento nos resultados está sendo surpreendente, os responsáveis pela iniciativa garantem dar continuidade nesse projeto colaborando assim cada vez mais com todos que estão em busca de ser alguém na vida e de colaborar com essa luta do movimento indígena que é de todos nós, já que na atualidade a maior arma que possuímos contra os poderosos desse país, que tentam nos derrubar, é o conhecimento.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Irembé Potiguara Pedagoga e acadêmica do curso de Direito na UFPB, professora de Tupi Antigo... Militante indígena... Nossa voz nunca será silenciada!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here