A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) reuniu-se na última terça-feira (20), em Brasília (DF), para avaliar os avanços do movimento indígena nacional e definir a agenda do Acampamento Terra Livre 2010.

As lideranças indígenas presentes no encontro da APIB defiram que o Acampamento Terra Livre Nacional acontecerá do dia 16 a 20 de agosto de 2010, no Mato Grosso do Sul.

Como forma de mobilizar os povos indígenas da Bacia do Xingu, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) promoverá um Acampamento Terra Livre Local, na região de Altamira/PA, de 9 a 12 de agosto de 2010.

O evento, que ocorre uma vez a cada ano, chega à sua 6ª edição e tem o propósito de promover um debate acerca da questão territorial dos povos Kayoa Guarani, a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, a criminalização dos povos indígenas do nordeste do país, agronegócios, extração de madeiras e minérios e demais empreendimentos previstos para a política do PAC.

A COIAB reforça que o Acampamento Terra Livre é uma oportunidade para os povos indígenas manifestarem seu posicionamento, expressarem sua opinião e, principalmente, tentarem um novo diálogo com o Governo Federal sobre os temas, uma vez que os povos indígenas não tiveram seus direitos de consulta prévia, garantidos pela Constituição Federal, Convenção 169 da OIT e a Declaração da ONU dos Direitos dos Povos Indígenas, respeitados.

Para ver a notícia no site da COIAB acesse o link: http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=index&id=548&tipo=N

Atenciosamente,

Letícia Campos
Assessora de Comunicação
Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB
“Unir para organizar, fortalecer para conquistar”
Tel.: +55 61 3323-5068 / +55 61 9949-6926
Skype: leticiafasc
Site: www.coiab.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A Gestão da Rede Indios On-Line, é composta por indigenas de diversos povos do país, e tem o compromisso de articulação, promover encontros e debates on-line e fortalecer a rede como um todo... gestao-indiosonline@googlegroups.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here