Em reunião com algumas lideranças e indígenas aconteceu à posse do, tão esperado, chefe de posto, na ocasião foram relatadas algumas das dificuldades do povo Pankararu, como a desintrusão dos posseiros na nossa Etnia, porém o sindicato, não aceita a retirada dos posseiros, enquanto não encontrar terras apropriadas para o reassentamento.
Já estava mais do que na hora da Funai indicar um novo chefe para o posto indígena Pankararu. Pois o posto estava simplesmente abandonado, estávamos passando por um momento de muita dificuldade. Muitas pessoas comentavam o fato de ter o local e não ser ocupado por motivos alheios à vontade ou pelo menos de grande parte do povo. O tema era muito discutido pelas lideranças de Pankararu e prometia ser um grande impasse para a solução de problemas diversos na nossa comunidade.
Finalmente o novo chefe diz:” Quero trabalhar em parceria com as lideranças locais e que toda a comunidade possa também me ajudar, para juntos resolvermos os problemas de Pankararu“.
Agora temos um novo chefe na sede do posto indígena da Etnia para resolver os nossos problemas.

Aram Pankararu e Patrícia pankararu
arampankararu@gmail.com
patriciapankararu@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O chefe de posto não é responsavel de RESOLVER OS PROBLEMAS… É simplesmente um funcionario público de orgao federal que tem como missao auxiliar aos indigenas no seu desenvolvimento.

    Se o chefe fizer um bom trabalho é muito bom para a comunidade; se ele nao fizer é muito ruim.

    Mas que é fazer um bom trabalho?

    Para começar ele tem que entender que é um servidor dos indigenas, ele tem que se esforçar para tentar resolver as demandas da comunidade, ele tem que entender que a comunidade tem sua propria ORGANIZACAO SOCIAL…. Cacique, pajé, capital, pai de folguedos, pai de familia, professores, mestres da Canto, Parteiras, Curandeiras… Ele tem que saber ocupar seu lugar e respeitar a comunidade.
    Quem manda numa comunidade é a comunidade mesmo, cada comunidade tem sua forma de se organizar, sua forma de representarse.
    um chefe de psoto nao manda, ele trabalha com a comunidade, auxilia a comunidade, escuta a comunidade, devendo sempre transparencia e comunicacao a esta.

    Existem muitos tipos de comunidades e muitos tipos de chefes de Posto.
    Conheci chefes de Posto maravilhosos. Chefes que arriscaram sua vida pela demarcacao de uma terra; Chefes que peitaram fazendeiros. Chefes que defenderam os interesses da comunidade para aqual trabalhavam.

    Tambem, desgraciadamente conhecia Chefes que só defendiam a propria FUNAI..Chefes que defendiam seu salario, suas diarias, seus beneficios e nada de comunidade.

    Conheci chefes transparentes, que dividiam com a comunidade o orçamento e os planos de trabalho…Mas tambem conheci Chefes que enguliam os orçamentos e nunca informam com a verdade a comunidade.

    Conheci chefes que sabiam ouvir os indios e sabiam dar valor aos indios velhos, respeitar as mulheres e as crianças, mas tambem conheci chefes prepotente que se achavam DONOS DOS INDIOS..QUE SE ACHAVAM OS PAIS DOS INDIOS, OS TUTORES, OS MANDA CHUVAS…QUE NAO RESPEITAVAM OS IDOSOS, QUE ERAM MACHISTAS, QUE MALTRTAVAM AS CRIANÇAS…QUE PAQUERAM AS INDIAS, QUE AS OBRIGAVAM A FAVORES…

    Espero que os Pankararu consigam ter uma relacao Sadia e de crescimento com esse novo “chefe” que esta começando a missao com voces.

    Ao senhor Clenio:
    Que saiba que o senhor ATIA, Fernado Monteiro dos Santos é Socio da THYDEWAS e pode esclarecer qualquer assunto sobre nossos trabalhos ou que se quiser.. ele pode me escrever:
    sebastian.thydewas@gmail.com que estarei a disposicao para qualquer esclarecimento e receptivo para trabalhos em parceria.
    Que saiba que o senhor ALEXANDRE Santos é Coordenador geral da rede INDIOS ONLINE e pode prestar esclarecimentos da mesma ou como também pode me solicitar a mim mesmo.

    Espero que ele seja uma pessoa aberta, solidaria, humilde e que tenha facilidade para estabelecer dialogos humanos com todos os indigenas e com as ONGs parcerias dos indigenas.

    QUE TUPA NOS ABENÇOE.

  2. Desde pequeno que sempre ouço da boca dos chefes anteriores diserem que irão dar jeito nesta nossa aldeia, porém quase nada foi comprido. Mas, com certeza abro o espaço para o chefe atual trabalhar, e desejo q tenha um bom trabalho e q os problemas aqui encontrados sejam resolvidos da melhor maneira possível.

  3. Meus irmãos,quantos mil chefes já passaram por este posto vg cada um com o seu plano de trabalho no momento em que o mesmo vira gato ou seja fica em cima do muro sem saber pra que lado ele pule,lado A ou lado B ,já tem um outro lado da moeda que ele nunca vai conhecer !!!!! ” Lado de fora ”

    RUA !!!

  4. Meus irmãos,quantos mil chefes já passaram por este posto vg cada um com o seu plano de trabalho no momento em que o mesmo vira gato ou seja fica em cima do muro sem saber pra que lado ele pule,lado A ou lado B ,já tem um outro lado da moeda que ele nunca vai conhecer !!!!! ” Lado de fora ”

    RUA !!!

  5. muitos chefes ja se passaram por aqui espero que esse nos ajude da melhor forma possivel!!!!e que nao quera mandar…

  6. Aos Índios Pankararu

    Caros amigos, primeiro desejo a todos que compreendam que o papel de chefe de posto é uma função ardua, onde temos que Administrar concepções… essas concepções é que dificultam o nosso trabalho, visamos além de tudo o desenvolvimento auto-sustentável da comunidade onde exercemos a nossa chefia, mas como exercer essa função se não tivermos o apoio daqueles que tem o dever de conduzir a seus proprios destinos, de construir juntos com os parceiros sejam ONG´S, seja FUNAI, seja Funasa… o destino de seu povo. Quero que saibam que estou muito satisfeito em estar com vcs, buscando junto com vcs construir o melhor para vcs.
    Cervantes em suas palavras diz que o tempo amadurece todas as coisas, e que nenhum homem nasce sábio… acredito em suas palavras pois, só o tempo tem nos dado experiencia, para saber aceitar as pessoas da forma que são e não da forma que desejo que elas sejam, só tempo para mostrar que o que pretendo e unicamente, faze-los compreender que estou aqui para servi-los, mostrando a vcs o caminho que devem seguir de forma dignina e dentro das leis que a sociedade nos impõe, estou aqui caros amigos para lhes dizer que vcs podem contar com homem disposto aqualquer momento para ajuá-los a alcançarem seus objetivos… muito grato… clenio eduardo da Silva Chefe do Posto Indigea Pankararu

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here