Nesse período histórico que passa a comunidade Pataxó Hãhãhãe, agora a noite tivemos uma ótima noticias. O nosso parente Washington José dos Santos, de nome indigena Ãpohá passou no “VI Exame de ordem dos Advogados do Brasil”. E isso hoje representa para os povos indigenas do Brasil, em especial ao Povo Pataxó Hã hã hãe uma vitória.

Ãpohá, ainda criança vivenciou o sofrimento do seu povo, preocupada desde de cedo em ajudar a sua comunidade, traçou um objetivo em sua vida, de se formar em uma categoria que pudesse ajudar o seu povo. Então o mesmo escolheu a área de Direito. Passou por muitas dificuldades, mas foi perseverante e como resultado persistência  hoje é um novo Advogado indígena, que tem muitos desafios pela frente, e desafio é o que ele gosta!

Parabéns Ãpohá por essa realizações, compartilhamos esse momento de muita alegria, que Tupã te de muita força e proteção!

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

11 COMENTÁRIOS

  1. É realmente uma vitoria pataxó, porque assim quem sabe, as coisas que dependem da justiça, sejam cobradas e quem sabe as ações que tramitam ha tantos anos, tenham alguem realmente interessado em resolvê-las.Creio que falta ao povo indigena, alguem que queira realmente lutar pela causa, pois o que vemos, são apenas lutadores de aparencia. Tenho dito que toda a culpa dos conflitos indigenas , é dos governos que submissos aos ricos, não teem coragem de cancelar os titulos de terra distribuidos aos coroneis que mataram e expulsaram os nativos apossando-se de suas terras.

  2. Parabéns Ãpohá!! Gostaria de saber Ararawa, se é verdade esse relato que recebi por email da Comunidade Pataxó Hã-Hã-Hãe, ter sofrido ataques no dia 22.04.12 por pistoleiros da região. Posso encaminhar o relato caso seja veridico aqui no blog. Abraço!

  3. precisamos que as comunidades indígenas pensa e acredita juntos com os alunos de cada aldeias, uma forma de conscientizar estes novos grade guerreiros, para da esta partida, que o grade parente guerreiro Ãpohá escolheu esta grade abertura, um modelo a seguir nessa estrada da vida. de ser um defensor de seu povo indígena Pataxó Hãhãhãe Baenã, parabéns vc e outros parentes que esta lutando para chegar a esse nível, Será um grande defensor de nossa Mãe Narureza.
    Parabens Dr. Apohá!!!

  4. Sou bisneta dos índios Pataxós Hã Hã Hãe. Quando pequena a minha mãe me levava muito à TRibo para visitá-los.
    Parabéns ao Dr. Washington José dos Santos – Ãpohá por essa grande vitória : ser advogado. Assim poderá continuar a luta daqueles que foram banidos de suas terras, os ancestrais de todos nós.
    E a luta continua …

  5. PARABENS!!! pela conquista.

    sou pedagoga ,tenho imensa vontade de conhecer ou ate mesmo trabalhar em uma tribo indigena.
    poderia me passar um email de alguem que poderia conversar sobre o assunto? abraços
    meu email s.darc@hotmail.com

  6. Meu nome é Edcarlos (Carlinhos) – Pankararu. Eu tive o prazer de conhecer o Washington José dos Santos (Ãpohá)no ano de 2005 em um Evento em Ipatinga – MG. Pude perceber seu espiríto Guerreiro em luta de seu povo Pataxó Hã hã hãe. Lembro com muita emoção que ele ficou no meu grupo e juntos mostramos a todos presente a força indígena Pataxó Hã hã hãe e Pankararu com um grande toré…
    Quero parabenizar esse grande guerreiro por esse grande feito em pro a emancipação das políticas públicas e constitucionais dos povos indigenas no Brasil e do mundo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here