Onde existe uma praça toda arborizada onde as crianças brincam e os adultos se encontram para conversar. Muitas melhorias na estrutura da aldeia ocorreram. Hoje existe posto da FUNAI, um posto de saúde da FUNASA para atendimento médico e ambulatorial e depois de muita luta por parte das lideranças , foi construída uma escola na aldeia. Uma escola onde os professores Tuxá pode lecionar utilizando uma educação diferenciada e especifica, onde podem ensinar, onde podem ensinar seus cantos, danças e suas historias, enfim podem transmitir aos alunos a cultura do seu povo e aplicar o seu métodos de aprendizagem conforme a cultura Tuxá na Escola Indígena Capitão Francisco Rodelas .

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela matéria Dinamam !!! Serve de exemplo a outras etnias , e só fortifica a luta de vcs Tuxás , as escolas indígenas hoje , vão estar formando novos guerreiros aptos a lutar de igual para igual com a sociedade envolvente , conhecedores não só dos costumes e cultura Tuxá , mas também atualizados a defender seus direitos fora da comunidade. É mais uma vitória nesta luta diária , Parabéns !!!

  2. Parabéns indígnas Tuxá por optarem em retornar os antigos costumes, resgatando avidades tradicionais, incluindo na educação diferenciada. Nhenety Kariri-Xocó.

  3. Parabéns Povo TUXÁ!Fico muito feliz de ver todas essas melhorias!
    Vocês merecem!!Boas sementes plantadas, estão sendo colhidas!

  4. DINAMAN:

    Parabens pela materia!!!!

    è muito bom pegar pela internet as noticias de TUXÀ!

    Continue escrevendo e continuemos na luta por um Mundo Melhor pra Todos!!

  5. oi amigos,

    gostaria de dar parabens a voces por essa iniciativa de começar a formar uma rede de povos indigenas na internet. hoje em dia o governo oprime os indios. o governo oprime a nós, nao indios tambem. o governo com aqueles politicos corruptos nao representa o povo, apenas os ricos. a unica maneira da gente lutar contra isso é se organizando em redes. se organizando podemos desorganizar. o desenvolvimento local, a economia solidaria, a agroecologia e a nossa cultura sao as nossas armas.

    muita força para continuar essa batalha. não é facil. fico muito triste com as noticias tristes que as vezes aparecem aqui, mas por outro lado fico feliz que agora temos onde mostrar isso. parabens a todos pelas fotos que estao tirando. otimo registro!

    felicidades,

    Diogo

  6. Quero parabenizar a todos os parentes indidígenas,FUNAI,TVE e especialmente a SECULT-BA pelo sucesso que foi e está sendo o E14.Depois de tanto trabalho e prazer que nos proporcionou este Encontro dos 14 Povos da Bahia (Sem esquecer dos índios Tupan e Payaya)Agora estamos colhendo os frutos deste encontro maravilhoso.Meus parentes!!!! foi incrível e emocionante ver a reunião que houve na SECULT Salvador-BA na qual estiverama presentes caciques, pajés , lideranças indígenas ,FUNAI,ANAI,APOINME,CAR juntamente com todas as secretarias do estado da Bahia, e deu para perceber nitidamente o empenho que elas estão tendo com a causa indígena.Obrigada a todos , e especialmente a Hirto Fernandes o idealizador do E14.

  7. Quero parabenizar a todos os parentes indígenas,FUNAI,TVE e especialmente a SECULT-BA pelo sucesso que foi e está sendo o E14.Depois de tanto trabalho e prazer que nos proporcionou este Encontro dos 14 Povos da Bahia (Sem esquecer dos índios Tupan e Payaya) Agora estamos colhendo os frutos deste encontro maravilhoso. Meus parentes!!!! foi incrível e emocionante ver a reunião que houve na SECULT Salvador-BA na qual estiveram presentes caciques, pajés , lideranças indígenas ,FUNAI,ANAI,APOINME,CAR juntamente com todas as secretarias do estado da Bahia, e deu para perceber nitidamente o empenho que elas estão tendo com a causa indígena. Obrigada a todos!!!! e especialmente a Hirto Fernandes o idealizador do E14.

  8. Ney Santos. Obrigada pela iniciativa- JOGOS INDÌGENAS ESTADUAIS da BAHIA- estamos esperando a formação da Comissão.

  9. Que bom essa aldeia ter uma escola onde os indigenas possa ter uma educaçao diferenciada, pois assim os alunos terao os ensinamentos indigenas para nao esquecer seus costumes tradiçoes e obter conhecimentos culturais de sua etnia e assim transmitir às gerações futuras. Parabéns lideranças tuxá.

    Abraços a todos dessa aldeia.

  10. Parabéns Escola indígena Tuxá. Quero parabenizar a equipe da Escola Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas, pelo trabalho maravilhoso que estão fazendo, e a prova desse trabalho, eu tenho em casa que é a minha filha, porque além do conhecimento universal que ela está adquirindo nessa escola ela também adquire e reforça os nossos costumes indígenas e o orgulho de ser índia Tuxá em qualquer lugar que chegar.

  11. yyyuyuyhbtgfhjiuhjiughhgjkuyikghnfhuthyillllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllgggggggggggggggggggggglllllllllllllllllllllllllllllllllllllllggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggglllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllpoooooooooooooooooooooooooooppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppp,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbjhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuujjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  12. O Povo Tuxá do Municipio de Rodelas, sao uns Indios um Tanto egoista pelo que pude perceber no E14, sentie um pouco de distanciação entre eles mesmo, uns puxando o tapete dos outros, quando tiveres a oportunidade de ir lá procure conversar com todos eles, sinto que sente uma carência, parece me que existe ainda lá um tipo de curalzinho, onde algumas familias se acham dona da Aldeia, e usam muito o termo minha aldeia para tao somente serem beneficiados com emprefos, vagas nas escolas, nos projetos de outros parece me que lá tem um tipo de Indio sabido que gosta do discurso escuso para atrelarem os indios ao pensamento deles.a diretora da escola, é uma India com costume totalmente diferente do coletivo, é mais um tipo de poder que ela acha que exerce lá dentro, nao sabendo ela que aquilo ali existe regras, do estado, do mec, da sec, a lei  lá é a dela e do grupo dela, e dos Caciques, lá tem Cacique ate na Rua, e com liderança, que coisa essa Rodelas, mas é assim mesmo hoje o que dá ibope é representação de povos!!!!!!! obrigado sou estou sendo sincerio sei que Indio hoje nao quer mais apito querem sim outros mecanismo de trabalho ok tudo bem estao certos , mas se unam se nao voçes nao irao a lugar nemhum, tirem os reis da barriga e cuidem em vive em uniao TUXAS!!!

  13. A SEDUR / CONDER está realizando uma chamada pública para intervenção do tipo construção de casas em comunidades tradicionais. No caso desta seleção estão as comunidades Aldeia Fazenda Sítio Banzaê – Indígena Tuxá (30 casas), Comunidade Indígena Kiriri de Araçá (100 casas) e Comunidade Indígena Kiriri de Mirandela (100 casas) em Banzaê.
    Gostaria, se possível, de obter informações sobre estas comunidades bem como a atual população de cada comunidade o tipo das casas existentes.
    Muito agradecida
    Maria Luiza

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here