tais dificuldades essas, como a distancia d’água nos obriga a transpor águas das nascentes para as caixas, a super lotação nas fontes para a lavada de roupa.
Ou seja, temos água potável de graça, as minações d’água que surgem com as chuvas, nos favorecem ao longo do inverno.Com a estiagem as fontes sofrem um processo de diminuição das águas, por tanto precisamos canalizar a água da nascente, é critico as conseqüências do amanhã em pankararu.O nosso povo acompanha este seguimento de mãos atadas, sem poder fazer nada para reverter isso, pois temos tubulação que era para trazer água do Rio São Francisco para pankararu, mais o serviço feito, não foi de boa qualidade, e por isso estamos a ponto de perder nossas fontes e suas histórias, e com tudo isso sofrem ao ver que essas riquezas naturais já não existem mais como antes, pois temos um projeto de (revitalização das fontes, nascentes e praticas de curas com ervas medicinais ), então, já que estamos lutando para que se realiza esse projeto de revitalização, porque os órgãos como o governo, não corrigem as obras feitas com os recursos federal, para quem tenham capacidade de ser viável e venha a viabilizar de fato a nossa aldeia. Em 2006, para ser mais preciso entre os meses de outubro e novembro, deu-se inicio ao projeto de revitalização em Pankararu, e preocupados com a situação de revitalizar nossas fontes, escrevemos uma matéria mostrando as condições em que se encontrava a estrutura de encanação e casas de bombas, que traz água do Rio são Francisco para Pankararu, cobramos a FUNASA e outros órgãos competentes, através do nosso site, e nada tivemos como resposta. “Eu pergunto! Quem é a responsabilidade ou culpados por isso tudo, FUNASA OU GOVERNO?” Os vários canos que saem das nascentes que usamos para canalizar ate um local mais próximo de nossas casas, assustam muita gente. Precisamos de água do rio, água tratada em condições para o uso humano, para que possamos retirar as encanações de nossas fontes, e num futuro próximo voltar tudo como era antes. As fontes, nascentes e riachos, os que usavam para nossas crianças se banharem, ambos seriam os mesmos. Tínhamos cerca de 20 fontes se contando com as bicas, e o que nos resta são, 5 fontes com 1 bica. Pankararu exige as autoridades responsáveis que se tome providência da situação.

Mayrá e Cõanpank

E-mail: lusilapank@yahoo.com.br
coan.thydewa@terra.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. mAYRÁ E cOAN:
    mAS VOCES MANDARM EMAIL PARA funasa?
    vOCES MANDARAM EMAIL PARA QUEM DO GOVERNO?

    PORQUE VOCES NAO FAZEM UMA CAIXINHA E MANDAM ISSO NO PAPEL!!!!

    REVISEM….CORRIJAM…..E BATALHEM GUERREIROS!

  2. isso ai garotos……..lutem pelos direitos dos nossos!
    se voces não se mecherem, abrirem suas bocas e grita bem alto. ninguem vai olhar por nós…
    não tô por dentro dos assuntos referentes a funasa, mas todos sabemos q o sistema se esconde atrás de leis q não nós favorecem, e tem condiçoes de fazer isso por nós, mas agente tem q fica no pé,

    só não podemos ficar parados porque enquanto uns choram outros vem e os devoram.!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here