Hoje em dia o índio tem um dizer

Hoje em dia o índio tem um dizer “estamos ricos” por que as coisas estão muito melhor que antes, mas voltando mais atrás, vemos que antes dos portugueses chegarem, ou seja, de sermos invadidos em nossas terras, nós vivíamos muito melhor por que tínhamos comida em abundancia: caça, frutas, peixes, raízes, tínhamos Equilíbrio e Paz.

Vivíamos livres nas matas, não precisá-vamos de nada. A partir das invasões, os rios e as matas foram tão explorados que já não produzem a sustancia para nos alimentar.

Então passamos por muitas dificuldades, porque o que a gente sabia fazer nas matas já não é suficiente para nos manter. Aí passamos a viver presos, não só pela carência de alimentos, mas também pela necessidade de desenvolvimento, porque não nos ensinaram a viver no mundo fora das matas.

É com muito esforço que estamos nos adaptando e lutando por nossos direitos, por isso dizemos que hoje em dia as coisas estão melhor, não que estejam melhor, mas pelo sofrimento de anos recentes a gente está melhorando.

Apesar de todas as mudanças, sempre soubemos preservar nossos rituais, onde reside nossa verdadeira riqueza: Somos um Espírito único com a Natureza.

Agradeço não só pela hospedagem, mas pelos sentimentos com que me receberam. E que o Grande Espírito da Natureza aperfeiçoe nossos conhecimentos, integrando nossos corações a essa essência que nunca vai acabar.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here