14 de otubro
Fizemos uma reunião com Helena FLAUTRE, presidente da Sub-Comissao dos Direitos Humanos do Parlamento Europeo e tivemos a companhia também de dois indígenas da África um Tuareg e uma índia de Camerun.

FLAUTRE nos indicou para sempre citar a convenção 169… e disse que as NAÇÕES Unidas tem sempre financiamentos específicos para as populações indígenas entre 5 e 10 mil dólares….

Pela noite fizemos uma intervenção na CASA DE SOLIDARIDADE COM AMERICA LATINA…Junto a CBB (Comitê Bélgica Brasil)…a FIAN e a Hamilton Guarani Kaiowa.

15 Voltamos para França….Passando pela região da Normandia….Chegamos bem perto do Canal da Mancha e nos instalamos na cidade de CAEN.

Tivemos uma excelente acolhida do pessoal do CITIM, nossa parceria e responsável por nossos eventos na região.
Participamos de um festival de cinema num complexo cultural…. Onde demos nossos depoimentos e dialogamos com o publico.

No dia 16 fomos visitar uma RESERVA NATURAL e sua ECO-CASA onde fazem a eco educação de crianças e jovens….

E depois de almoçar viajamos para Paris.

Em Paris, o C.S.I.A e a FIAN (www.fian.fr) tinha organizado um debate conjunto entre nossa delegação e a delegação de Mato Grosso do Sul (Hamilton Lopes Guarani Kaiowa e Egon Heck – CIMI) e o publico francês. E gravamos umas reportagens para televisão.

No dia 17 fomos uma escola para compartilharmos a manha com as crianças no auditório….

Dialogando e dançando…
Conhecimos Lisa, uma simpática professora de protugues que mantem um blog (http://curteasaulas.canalblog.com/ )e com quem estamos querendo dar continuidade a o dialogo intercultural via INTERNET.

Depois fomos numa Radio e terminamos a Noite na Prefeitura do Segundo Bairro de Paris…Onde tinha uma encontro para discutir A POBREZA e a MISERIA.
Na sala estavam presentes alem do Prefeito e deputados, representantes de muitas organizações e pessoas nas mais variadas circunstancia que deram seus depoimentos em relação a ERRADICACAO DA POBREZA.

Destacamos a participaçao de Hélène Steinitz da ONG ATD Quart Monde que intruduci para nós o tema de: Universités populaires… Universidades Populares…Muito relacionado com a perspectiva de nosso projeto Esperança da Terra.

No dia 18 atravessamos a França ate GRENOBLE, acompanhados agora por PAUL, onde fomos muito bem recebidos pelo CENTRO DE INFORMACAO INTER-POVOS (INTER-PEUPLES (www.ciip.fr))…. Encontramos Delphine… E de noite fomos acolhidos pela Associação Clube Português CONVIVIO ….Onde junto aos associados compartilhamos um jantar que contou também com a presencia do Adjunto do Prefeito.

Leia também

PARLAMENTO EUROPEO

Dialogos politcos a PARIS

LEIA as outras matérias sobre a TURNEE

1 e 2 dia na FRANCA

CHEGAMOS NA FRANCA

Europa: TERRA A VISTA!

29 de setembro na FRANCA

Aliança França-Indios do Nordeste