NESTA DATA, DIA 23 DE JANEIRO 2009, É CONSIDERADO UM DIA DE PERDA PARA NOSSA NAÇÃO PANKARARU!
JOÃO MONTEIRO DA LUZ, A SUA PRESENÇA VIVA NA HISTÓRIA DE UM SÁBIO QUE SE FEZ UM MESTRE INESQUECIVEL…

O Sr. João Monteiro da Luz ( João Binga ) filho de Antonia Binga, neto do primeiro pagé de Pankararu, herdeiro de um grande conhecimento tradicional, consequentemente cacique Pankararu por mais de 50 anos, embora nunca tenha tido ganância para exercer tal função.Foi escolhido por nossas entidades religiosas e assim mesmo que não tivesse vontade de ocupar esta patente, teve o merecimento e sempre será nosso eterno cacique.


Um homem que foi e continua sendo referência, como exemplo de um grande líder que viveu em função do povo , da tradição e cultura . Foi uma das principais lideranças.Um sábio cacique, zelador de praiás.Viveu e lutou pela saúde, pelas terras indígenas e pelos direitos do nosso povo.Sempre solidário. A sua essência de sabedoria , o respeito era sua marca principal. Hoje lamentamos a morte desse grande guerreiro, deste grande homem, um ser digno. completa um ano de sua morte física, estar sendo para nós uma perda irreparável. Podemos dizer que esse sim, está sendo insubstituível.
Eterno sábio Pankararu,

Para nós jovens Pankararus, foi e sempre será uma honra ter tido esse grande líder em nossa etnia, faremos sempre o possível para não deixar cair nossas tradições, nunca te esqueceremos e as futuras gerações também irão conhecer suas vitórias.
Portanto, João Binga foi e sempre será o orgulho da nação pankararu, por tudo que fez pelo povo, por sua simplicidade e dedicação a todos.

É assim a história de luta pela tradição pelos costumes , pela cultura e por toda a vida continua, porque a semente da sabedoria é semeada em terra fértil.
Depoimentos:George Pankararu, Maria Nazaré dos Santos Silva

Tainá pankararu
taina@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Hoje é um dia muito triste para nós Pankararus, pois completa um ano que nosso cacique João Binga se mudou. Mas mesmo assim sabemos que de onde ele estiver, ele está olhando por nosso povo, e pedimos força ao mesmo que nos oriente para que nossa gente se una, se desarme e pense um pouco mais no proximo. Se fizermos pelo menos um terço do que ele fez, já podemos nos considerar vitoriosos. Que seus exemplos sejam seguidos não só por nós, mas também pelas futuras gerações, que as mesmas conheçam realmente a história do nosso povo e consequentemente, a do “Eterno Cacique João Binga”.
    Hoje nós parentes mais proximos estamos fazendo uma homenagem ao nosso cacique que nos deixou, e sentimos muito por isso, mas a vida é assim mesmo, sempre chega nossa vez!!!!!!. Por tudo que foi e continua sendo, é que te amamos cada vez mais e nos orgulhamos de ter convivido com sua sabedoria.

  2. tivemos o orgulho de conviver tb com esse ilustre senhor q sempre gostava de transmitir suas experiências…foi ótimo seu convívio entre nós diante da vontade do Senhor hoje nos restam as boas lembranças!!!Descanse em paz João binga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here