NESTA DATA, DIA 23 DE JANEIRO 2009, É CONSIDERADO UM DIA DE PERDA PARA NOSSA NAÇÃO PANKARARU!
JOÃO MONTEIRO DA LUZ, A SUA PRESENÇA VIVA NA HISTÓRIA DE UM SÁBIO QUE SE FEZ UM MESTRE INESQUECIVEL…

O Sr. João Monteiro da Luz ( João Binga ) filho de Antonia Binga, neto do primeiro pagé de Pankararu, herdeiro de um grande conhecimento tradicional, consequentemente cacique Pankararu por mais de 50 anos, embora nunca tenha tido ganância para exercer tal função.Foi escolhido por nossas entidades religiosas e assim mesmo que não tivesse vontade de ocupar esta patente, teve o merecimento e sempre será nosso eterno cacique.


Um homem que foi e continua sendo referência, como exemplo de um grande líder que viveu em função do povo , da tradição e cultura . Foi uma das principais lideranças.Um sábio cacique, zelador de praiás.Viveu e lutou pela saúde, pelas terras indígenas e pelos direitos do nosso povo.Sempre solidário. A sua essência de sabedoria , o respeito era sua marca principal. Hoje lamentamos a morte desse grande guerreiro, deste grande homem, um ser digno. completa um ano de sua morte física, estar sendo para nós uma perda irreparável. Podemos dizer que esse sim, está sendo insubstituível.
Eterno sábio Pankararu,

Para nós jovens Pankararus, foi e sempre será uma honra ter tido esse grande líder em nossa etnia, faremos sempre o possível para não deixar cair nossas tradições, nunca te esqueceremos e as futuras gerações também irão conhecer suas vitórias.
Portanto, João Binga foi e sempre será o orgulho da nação pankararu, por tudo que fez pelo povo, por sua simplicidade e dedicação a todos.

É assim a história de luta pela tradição pelos costumes , pela cultura e por toda a vida continua, porque a semente da sabedoria é semeada em terra fértil.
Depoimentos:George Pankararu, Maria Nazaré dos Santos Silva

Tainá pankararu
taina@indiosonline.org.br