O Sr. João Monteiro da Luz ( João Binga ). Um homem que foi e continua sendo referência, como exemplo de um grande líder que viveu em função do povo , da tradição e cultura . Foi uma das principais lideranças.Um sábio cacique, zelador de praiás.Viveu e lutou pela saúde, pelas terras indígenas e pelos direitos do nosso povo.Sempre solidário. A sua essência de sabedoria , o respeito era sua marca principal.

Desde que o tempo o senhor do mundo expressava fortes características no seu corpo físico, foi decidido indicar o seu filho Pedro Monteiro da Luz na perspectiva de lhe representar em determinadas situações. Esse processo histórico de acompanhamento nas mobilizações serviu para o jovem mostrar o seu perfil de um grande líder. Essa experiência foi como uma oportunidade para nós pankararu. Poder perceber essa pessoa guerreira, com visão ampla, visando o bem comum de todos , com a verdadeira capacidade de ser nosso atual cacique , hoje legalmente legitimado por cada representante de cada comunidade e zeladores dos encantados dito pelos idosos:”pais e mães dos praiás “.

É assim a história de luta pela tradição pelos costumes , pela cultura e por toda a vida continua, porque a semente da sabedoria é semeada em terra fértil.

Tainá pankararu
taina@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Tainá:
    Muita bonita sua homenagem.
    Hoje Pankararu flora em várias nações, ai perto da fonte…em Pe, em Al em Ba… Em SP e em outros cantos. Flora em cada canto que um Pankararu entoa no mundo.
    E a semente sempre viva, trazendo mais luz e amor para todos nós. Uma eternidade de beleza e sabedoria.

  2. Ao bravo povo Pankararú,que só conheço através de uma Amiga,mas que um dia vou conhecer pessoalmente,deixo aqui minha solidariedade o pesar pelo falecimento de seu líder.Acredito que não morremos realmente quando deixamos nossa marca ,que é a expressão daquilo que fomos.Por seus feitos em favor de seu povo o Grande Cacique permanece entre seu entes queridos .

  3. A idéia da família, da grande família índia, do lider generoso e justo, admirado e querido, repeitado nas suas escolhas, é muito bonita! Dá uma sensação de proteção muito grande, de que todo mundo é feito de uma coisa só mesmo, que apesar de tudo um pode sempre contar com o outro.
    Meus votos que essa herança de amor e respeito se estenda ao novo líder e aos corações de todos vocês.

  4. Realmente o Cacique João Binga, foi uma grande perca para o povo Pankararu, pois ele tem uma historia muito linda de luta pela melhoria na qualidade de vida do seu povo, mas joão Binga se foi, mas a sua historia ficará com agente pra sempre.
    E esteja onde ele estiver sempre estará lutando pelo seu povo.

    Salve, salve João Binga, vc será sempre o Cacique Pankararu!!!

  5. JOAO MONTEIRO DA LUZ ( JOãO binga ), para mim esse velho guerreiro Pankararu, será sempre insubstituivel, mesmo que seu filho Pedro Monteiro da Luz, continue na luta, se os dois guerreiros estivessem juntos serìa uma fortaleza a mais para nós Pankararu, Obrigado Tio Binguinha, por tudo que fizestes por nós Pankararu,escravos do destino.

  6. Eterno sábio Pankararu,

    João Binga, Filho de Antônia Binga, neto do primeiro pagé de Pankararu, herdeiro de um grande conhecimento tradicional, consequentemente cacique Pankararu por mais de 50 anos, embora nunca tenha tido ganância para exercer tal função. Foi escolhido por nossas entidades religiosas e assim mesmo que não tivesse vontade de ocupar esta patente, teve o merecimento e sempre será nosso eterno sábio cacique.
    Para nós jovens Pankararus, foi e sempre será uma honra ter tido esse grande líder em nossa etnia, faremos sempre o possível para não deixar cair nossas tradições, nunca te esqueceremos e as futuras gerações também irão conhecer suas vitórias.
    Portanto, João Binga foi e sempre será o orgulho da nação pankararu, por tudo que fez pelo povo, por sua simplicidade e dedicação a todos.

  7. E com muito pesar que relatamos historia de seu Joao Binga, guereiro forte, corajoso, que formou uma grande familia; Pankararu chora a morte deste lider, porque sentimos que perdemos um conselheiro coerente, alem da humildade, principal virtude deste lider, que deixou seu legado para dar força a apnkararu.

  8. A saudade é muita.Sou neta de Juza Binga que faleceu a 2 anos atras, irmão Tio João Binga. o que nos conforta é que eles estão em um bom lugar ao lado do criador.Os ensinamentos que cada um deixou estaram sempre com nosco,e sei que eles estaram sempre olhando por nós de onde estiverem. Cada um exercia uma liderança em favor do povo Pankararu, buscando o melhoramento da vida dos Pankararu sem pedir nada em troca, só em ajudar os outros se sentiam bem. È uma honra para mim ser desta familia de te-los como avô e tio.

    Sabios eternos, dois irmãos Juza Binga e João Binga.

  9. joão era uma pessoa que tinha conhecimento sobre a tradição.ele era uma pessoa da paz,ele sabia respeitar os indios,tinha moral e tratava os indios bem…..isadora pankararú!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here