O Trezenario do padroeiro da Aldeia Brejo dos Padres do Povo Pankararu, Santo Antonio, é realizada de 1/06 a 13/06. Cada dia tem o seu noiteiro, ou seja, aquela família que se responsabiliza pela realização dos Trezenarios. Aqui em Pankararu já virou tradição, os noiteiros festejarem o dia e a noite inteira, que vai desde o som dos Tocadores de pífano a outros sons.Durante o dia, os noiteiros oferecem em suas casas, fartos cafés, almoços e jantares, para os Tocadores de pífanos e aos outros Pankararu que gostam de acompanhá-los, todos embalados ao som da zabumba, todos festejam o dia inteiro, para logo mais a noite irem assistir aos Trezenarios do Padroeiro Santo Antonio, e é onde todas as Aldeias Pankararu se encontram.

Todos os anos, esses Trezenarios atraem centenas de índios e não índio, nesse ano não foi diferente, no dia treze de Junho, podemos acompanhar e depois festejar em paz até amanhecer,contando também com várias outras atrações musicais.

Jailton Pankararu
e-mail:jailton@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Há alguns anos não tenho tido a possibilidade de acompanhar a festa de Santo Antonio. De onde estou fico sempre me lembrando das noites alegres ao lado de meus familiares e amigos os vários momentos de alegria! A noite da nossa família sempre tenho como uma noite especial!
    Enquanto não posso estar por aí, sigo com minhas saudades e recordações!
    Terra abençoada esta nossa!!
    Abraço!

  2. é com fé neles parentes pancararú que vamos venser essa causa ….
    espero que vcs realizados dessa homenagem ao padroeiro santo antonio venha lenbrar tb de nossa causa e coloque nas mãos dele a nossa luta ….
    hãhãhãe…

    thyrry..

  3. jailton
    muito bem falar da festa do padroeiro santo antonio que é faz parte da nossa aldeia pankararu. Nos reza em latim mas nao deixamos de praticar as nossas tradicoes
    Atia (fernando) Pankararu

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here