20140327_143329 20140305_163940João de Jesus Santos mais de 6 anos precisando de atendimento para resolver o problema da Próstata.

Esse ano as coisa se agravaram e tivemos de tomando empréstimo financeiro para fazer as consultas com Urologista, e  os exames de laboratórios e de biopsia da próstata. depois de mais de 5 meses nessa urgente luta, ontem conseguimos abrir o exame que teve com diagnostico tomo maligno,  Estamos revoltados, o médico disse que ele não tem muito tempo de vida, o que nos deixa mais triste por que a grande culpado disso tudo é o órgão, que não fez os exames quando o médico solicitam, isso se agravou e compromete a sua vida.

Não podemos ficar calados. China nome conhecido na comunidade é um exemplo de tantos parentes que morrem por falta de um atendimento especializados, o governo divulgam campanhas de politica da saúde para o homem, mais não existe. Em média de 6 anos que vinhemos solicitando exames, consulta com médicos especializados, mas não fomos atendidos pela a SESAI. hoje ele se encontra na cama enfermo, não tem uma assistência adequada, pedimos ao órgão  uma cadeira de roda, um colchão de água, fraudas descartáveis… Mais não recebemos nada até agora. O polo Base de Pau Brasil, tem passados essas necessidades para o DSEI-BA mas, nada de resultado.  Deixam as pessoas morrerem a míngua. A felicidade de China é nós parente que cuidamos dele, recebem as visitas da equipe de saúde, porém não é o que eles está necessitando no momento.

A historia dele é de puro sofrimento, Quando nós indígena chegamos a retomar a aldeia Água Vermelha em 2001, ela trabalha de escravo para fazendeiro, só tinha o alimento como pagamento, quando agente ocupamos a terra ele veio a morar com a Família Titiá. aonde agente cuida dele até os dias de  hoje. Ele é índio da etnia Kiriri, saiu da sua aldeia na idade de 10 anos de idade, e foi viver trabalhando pelo o mundo. Hoje com a idade de 69 anos, doente. É um ser de coração puro, humilde, uma pessoa do bem. por isso é que nos deixa indignados, porque a SESAI faz isso com nós indígenas.

Escrevemos esse texto por que estamos muito revoltados, queremos que as autoridades competentes acione o órgão de justiça publicas  para que exija que esse órgão cuide de verdade da saúde dos povos indígenas em especial os anciões que tanto tem precisado de assistência da saúde.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

2 COMENTÁRIOS

  1. Minha revolta, pq não ha na pratica futuro promissor com a SESAI pelo andar da carroça!!! Infelizmente é em todo lugar assim.. E minha tristeza de saber que nosso parente e amigo esta nessa situação…
    Meu salve pr Familia!

  2. meu povo esta é a nossa copa brasil queremos uma saúde de qualidade cadê os sacanas dos governantes deste país, que não ver os nossos anciões que tanto preserva este estes grandes verde que a inda temos ao Brasil com as medicinas que vocês nos roubaram tudo da gente indígena, hoje a SESAI deixa os nossos anciões morrerem por fata e demora dos medicamentos e enxames demorados, cada vai faz o paciente já morreu,

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here