Na Reserva Indígena Pataxó HãHãHãe, comunidade Água Vermelha, no município de Pau Brasil- BA, sul do estado, a rede elétrica está em uma situação crítica.
“Estamos sofrendo com está rede elétrica, acontece queda de energia diariamente, perdemos aparelhos eletrodomésticos, alimentos que conservamos congelados, problemas relacionados ao funcionamento de aparelhos de saúde ( aparelhos respiratórios e em atendimento em posto de Saúde) usado na maioria por idosos e crianças. Será que só porque somos indígenas não temos direito de ter uma rede elétrica de qualidade?
Queremos solução imediatamente.” Disse uma anciã da aldeia.
A rede se encontra em estado de emergência, fiação desgastada, poste danificado correndo o risco de cair sobre uma casa, postes improvisados com troncos de árvores mortas, rede completamente coberta de mato, falta de manutenção na rede, ausência de Para raios e isoladores, e postes com fios de ALTA TENSÃO baixos próximos à escola infantil, isso é apenas a metade do que vemos diariamente.
Anos atrás um indígena morreu eletrocutado, enquanto tentava solucionar um problema na rede, que tinha uns 15 dias sem energia elétrica.
A COELBA ( Companhia Elétrica do Estado do Bahia), está ciente da situação, e nada faz. A associação AHIAV (Associação HãHãHãe Indígena da Água Vermelha) fez no início de 2015, uma denúncia completa, com depoimentos e fotografias à COELBA, a Companhia depois de meses, fez uma limpeza da rede, Incompleta e de má qualidade, sendo que não é apenas a limpeza que necessitamos e sim, uma rede de qualidade.
No ano 2010, foi anunciado que seríamos beneficiados com o projeto LUZ PARA TODOS, com atraso, deu se início na comunidade do Caramuru, concluíram, Más na comunidade Água Vermelha os moradores ficaram sem resposta; No ano de 2014, A COELBA efetuou um cadastro novamente para o projeto, e deu se início no mesmo ano a marcação na aldeia para a nova rede, acreditou se realmente que o projeto iria acontecer, Más até o momento não temos nenhuma satisfação pela parte da COELBA.
Pedimos em Caráter de URGÊNCIA, que as autoridades públicas cumpram com seu papel, pois já estão cientes da nossa situação, e não estamos suportando conviver nessa situação caótica.
A COELBA responsável por estarmos convivendo nesta situação, tome as devidas providências em nossa rede elétrica, e peçamos que tenham mais respeito e seriedade com os usuários da rede, pois denunciamos inúmeras vezes, e eles nada fizeram.
Esperamos não está recorendo aqui outra vez!
Grato!
Atenciosamente: Comunidade Pataxó HãHãHãe
Texto: Fabrício Titiah e Renilton Muniz