A MAIORIA DAS TERRAS INDÍGENAS ESTÁ EM PODER DA IGREJA.

Eu acho que cada ser humano tem o direito de fazer da sua vida e da sua convicção religiosa o que quiser. Eu, particularmente, não sou católico. Não gosto da igreja, porque foi quem mais destruiu a nação indígena.Foi a igreja quem mais viciou os índios a fazerem coisa errada.

Nós, indígenas, e principalmente o povo Truká, temos a convicção de que a igreja é um dos maiores latifundiários. A maioria das terras indígenas está em poder da igreja.

O problema é que algumas lideranças antigas, não só no povo Truká,mas em todos os povos, se encantaram com conversas bonitas, com pequenos presentes, que não são nem presentes, são formas de enganar e se aproximar dos índios e desviar a sua trajetória de vida.

Eu vim, não sei se determinado por Tupã, mas nasci com uma coragem imensa de voltar a nossa história como era antes.

Cacique Issor Truká

A equipe de INDIOS NA VISÃO DOS INDIOS realizou uma oficina em TRUKÁ, entre os dias 8 e 26 de Junho de 2002. Não conhecimos seus 5.000 índios, mas todos os que conhecimos foram muito amorosos. Percorrimos os 30 km de cumprimento que tem a Ilha de Assunção, principal territorio hoje ocupado pelos Truká. Localizados no Rio São Francisco, em varias ilhas e ilhotas, a jurisprudencia brasileira os coloca dentrpo do atual Estado de Pernambuco, de quem cobram melhoras na educação que trabalham para que seja “diferenciada”. Conversamos com muitas pessoas geniaes: Neguinho, Chico, Chiquinho, Nede, Dena… Estamos preparando o livro dos Truká junto a dos índios e em poucos dias começaremos a publicar suas opiniões na web.

Sebastián Gerlic

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu penso que cada ser humano tem direito as suas crenças e religioes,mesmo porque temos a total librdade de cultuarmos o que achamos bom, em relação a igreja católica não á atual mas, na no achamento de nossa terras eles vieram impuseram credos que não era o nosso, sem interesse e respeito nenhum de enteder e deixarmos livres para continuar a pratica dos custumes indiginas, eu sou india convertida ao cristianismo por opção propria niguem teve q me impor uma religiao, nem por isso deixo de divulgar nossa cultura que é tão bonita e rica em amizade, coletividade e além do mais buscamos é a deus e não religião, devemos lutar pela tolerancia da aceitação do nossos irmãos independente de religioes.

    abraços

  2. Oi,
    Penso q a questão não é ser ou não ser Católico.
    A história desse planeta é carregada de domínio cultural. Na verdade muitos de nós não escolhe a q religião seguir…nos fazem engolir a religião dominante!
    O q me dói muito é ver os povos indígenas invadidos por seitas e religiões diferentes da cultura deles.
    Me dói ver um jovem indígena católico ou evangélico!
    Sou católica de extrema esquerda! Por mim o vaticano tinha q sumir do mapa! Luto por um mundo mais humano e o meu Deus morreu em uma cruz pq tentou libertar o povo do domínio cultural e não ao contrário…nunca disse em nenhum momento q era para invadirmos culturas e dominarmos os povos. No entanto, muitos fazem isso em nome de Deus.
    A luta pela libertação continua,independente das forças contrárias. Precisamos politizar nosso povo, para q estas armadilhas não nos atinjam mais!
    Um grande beijo a todos!

  3. Eu achei ridículo isso estava procurando uma pesquisa sobre as religiões indíginas e me aparece essa besterola fazer site pra que pra escrever sobre sua vidanão é nessesário…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here