A MAIORIA DAS TERRAS INDÍGENAS ESTÁ EM PODER DA IGREJA.

Eu acho que cada ser humano tem o direito de fazer da sua vida e da sua convicção religiosa o que quiser. Eu, particularmente, não sou católico. Não gosto da igreja, porque foi quem mais destruiu a nação indígena.Foi a igreja quem mais viciou os índios a fazerem coisa errada.

Nós, indígenas, e principalmente o povo Truká, temos a convicção de que a igreja é um dos maiores latifundiários. A maioria das terras indígenas está em poder da igreja.

O problema é que algumas lideranças antigas, não só no povo Truká,mas em todos os povos, se encantaram com conversas bonitas, com pequenos presentes, que não são nem presentes, são formas de enganar e se aproximar dos índios e desviar a sua trajetória de vida.

Eu vim, não sei se determinado por Tupã, mas nasci com uma coragem imensa de voltar a nossa história como era antes.

Cacique Issor Truká

A equipe de INDIOS NA VISÃO DOS INDIOS realizou uma oficina em TRUKÁ, entre os dias 8 e 26 de Junho de 2002. Não conhecimos seus 5.000 índios, mas todos os que conhecimos foram muito amorosos. Percorrimos os 30 km de cumprimento que tem a Ilha de Assunção, principal territorio hoje ocupado pelos Truká. Localizados no Rio São Francisco, em varias ilhas e ilhotas, a jurisprudencia brasileira os coloca dentrpo do atual Estado de Pernambuco, de quem cobram melhoras na educação que trabalham para que seja “diferenciada”. Conversamos com muitas pessoas geniaes: Neguinho, Chico, Chiquinho, Nede, Dena… Estamos preparando o livro dos Truká junto a dos índios e em poucos dias começaremos a publicar suas opiniões na web.

Sebastián Gerlic