A atual situação dos Indígenas do Estado de Mato Grosso do Sul está quase toda nas mão do Governo Federal, principalmente porque tem a dependência de alimentos por ele fornecido e em nas áreas de educação, saúde, segurança, políticas públicas.

Nas aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados, a situação é de violência, abandono no setor da agricultura, famílias em situação de vulnerabilidade, fome, problemas na educação e na saúde.

Na cidade de Dourados, temos pontos negativos e positivos: alguns tratam bem os indígenas; outros querem vê-los mortos. Discriminação, pressão psicológica e desrespeito não faltam, nem mesmo nas universidades.

Isso tudo poderia ser minimizado se houvesse vontade política de criar políticas indigenistas a favor do povo. Projetos estruturantes que garantissem a cada pessoa poder construir o seu caminho com uma visão transformadora de seu futuro, como por exemplo na area logística, tecnologia, investindo na possibilidade de cada aldeia ter sua própria autonomia. Isso aliado aos benefícios já existentes.

Sabemos que é um direito do povo e obrigação do Governo suprir as necessidades básica do cidadão tratar com eqüidade. Além do mais, o Brasil tem uma dívida com os povos indígenas.

Nilcimar Terena
nilcimarmorales@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Amigo:

    É preciso continuar na LUTA para cada vez mais pessoas saberem de seus direitos e saberes que ficarem calados e quetos não vai trazer melhorias….É preciso acordar …. contagiar cada vez mais pessoas..para sermos ATIVOS..PROTAGONISTAS>>RESPONSAVEIS….

    Concordo com voce…e acho que o MELHOR é intercambiarmos ideias e unirnos para buscarmos as transformações….E seguir o caminho onde estamos…a cada dia com mais clareza e com mais força!!!

  2. os amigos de indiosonline junto com muitas outra organizaçoes brasileiras e do mundo inteiro sensiveis aos problemas de todos voçèis jà colocaram as sementes da informaçao em todo o mundo agora è sò continuar lutando para os direitos humanos de todos pra que sejam respeitados. è sò esperar que a semente brota e vai ser planta aì em pouco tempo vai virar arvore.Entendo!! quando tem fome nào da pra esperar precisa comer jà, quando nào tem falta de respeito para o ser humano nào dà pra esperar outra geraçào precisa de respeito jà.Coragem!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here