Como Contador de Histórias da tribo, é muito freqüente ser entrevistado por acadêmicos que visitam os Kariri-Xocó. Certa vez estava em minha casa e chegou uma estudante de história da UFAL- Universidade Federal de Alagoas. Ela disse para mim que veio fazer um trabalho na tribo sobre “mitos e lendas” dos Kariri-Xocós. Respondi para a universitária que aqui na tribo não existia mitos e lendas. Ela levou um tremendo susto. Expliquei que entre os índios “mitos e lendas são verdades absolutas”, não é fantasias, nem mentira como contam os livros. Acreditamos na “Mãe Dágua” que é guardiã dos rios, dos peixes. Recebemos notícias da natureza através dos cantos dos pássaros, insetos e dos fenômenos atmosféricos, coisas boas ou ruins podem acontecer. As formigas quando saem do formigueiro é sinal que vai chover. Quando o joão-de-barro faz sua casinha de argila com a porta virada para o Norte é porque vamos ter um inverno chuvoso. o índio acredita em sua cultura, porque é uma verdade pura. A parti do momento que não acreditar em sua cultura, religião indígena estará tudo perdido. Quando acreditamos em nossa espiritualidade , se aproximamos do Ser Superior e nossa Mãe Terra. Nhenety Kariri-Xocó.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. nossos costumes e tradição é o q temos de mais valor dentro dos nossos povos…parabens meu parente tu é um atá muito forte!!!
    continue assim.

  2. Parabéns pela resposta,sou academica e moradora de Porto Real do Colégio-AL e já fiz vários trabalhos na Aldeia Kariri-xocó pq sou admiradora de sua cultura e fiquei orgulhosa de ler sua resposta, pois através de sua simplicidade vc conseguil defender sua cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here