Poema dedicado ao parente kaingang.

Muita luta desse povo,
que à sociedade deu o seu,
na esperança do retorno,
o guerreiro não se corrompeu.

Aos mais velhos pediu a benção,
e pra cidade ele seguiu,
buscando armas de esperança,
e a formação que ele viu,

Na aldeia tem festa grande,
seu filho ao seio voltou,
sabendo de sua importancia
o sangue kaingang gritou.

Hoje todos na aldeia sorriem,
o kaingang vencedor,
mesmo na humildade,
doutor ele se formou,

Viva o povo kaingang,
que agora pode gritar,
não pensem que indio não pode,
com outras armas lutar…

Homenagem à Marcos kaingang, 1° nutricionista kaingang do Brasil.

Laisa kaingang Email:eresales@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns Laisa pelo poema , como eu já havia lhe dito : ” o Saber não ocupa espaço e só engrandece o homem ! ” Novas armas sim e porque não? è tudo uma junçaõ de saberes e conhecimentos que podem ser revertidos , ao uma meta comum. O Marcos Kaingang é um exemplo sim a ser seguido por toda essa juventude indígena e todos aqueles que acreditam que um sonho , um objetivo pode se tornar realidade , basta querer e lutar por isso !!!! Parabéns guerreiro , vc merece !!!!!!

  2. Parabéns a Laissa pelo poema e ao Marcos ambos kaingang, o Marcos é um guerreiro, tive o prazer de conhecer-lo no primeiro encontro nacional da Rede ìndiosonline ,no pontão de cultura Esperança da Terra,em São José da Vitória-BA, percebi no olhar do Marcos o orgulho de um lutador, um vitorioso,primeiro nutricionista indígena do Brasil,assim como nos orgulhamos de Maria Pankararu primeira Drª índia em línguistica,nos orgulhamos de vc Marcos,sei o quanto é sofrido a nossa luta para cursar-mos um curso de nivel superior,também passei por muitas dificuldades, varias vezes pensei em desisti, mas algo dentro de mim dizia vc vai consegui,lute nada na vida vem de graça,então consegui vencer, e hoje tento ajudar de alguma forma meu povo, sou professora de História e passo para os meus alunos aquilo que não são explicito nos livros didáticos,onde escondem a verdadeira história de exterminio,escravidão dos nossos antepassados,e até hoje continua acontecendo…
    Mas também temos coisas boas para contar, falar do nosso parente Marcos e de muitos outros guerreiros indígenas.Então muita luz para todos e que nosso paí tupã continue nos dando sabedoria, para continuar-mos nossa luta, não vamos parar por aqui, isso é só o começo…!

    Um grande abraço a todos!!!!!

  3. Boa tarde parente Patricia e Amigo Wagner, to aqui pra agradece-los pelos comentários. Patricia ter o marcos na tribo nos serve de estímulo com certeza para que muitos de nós tbm siga seu exemplo e saia em busca do “conhecimento” necessário a conquista do nosso espaço, e quando coloco entre parenteses o conhecimento é pra que a gente reflita mesmo, será que o nosso conhecimento indigena tbm não merecia mais respeito e reconhecimento? são alguns questionamentos que fico me fazendo como kaingang, mas é assim mesmo, as pessoas criam regras sociais e muitas vezes temos que seguí-las ou somos esmagados pelo processo evolutivo, mas estamos aí na luta e juntos cronstruíremos uma sociedade mais digna dos seus…saudações a vcs Wagner e Patricia, estaremos no msn pra continuar o papo….valeu….

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here