Índios pedem a liberdade da cacíque Valdelice.

 Diante dos últimos acontecimentos críticos de extração de alguém muito importante para a comunidade, uma cacique, que de forma brutal foi retirada da comunidade deixando esta despida de seus maiores e melhores valores. Uma mulher indefesa e em defesa do seu povo, colhida ao abandono, presa por todas as circunstâncias ar, espaço, alimento, povo, liberdade de tudo, inclusive de expressão. Como índia professora Tupinambá, repudio a ação injusta de deterem a cacique Valdelice que é incapaz de agir contra a lei imposta pelos dirigentes desta nação. Ser cacique neste país é sinônimo de líder de quadrilha, nós indígenas não temos o direito a organização, querem que fiquemos quietos sem direito a reação a tantas injustiças. Deveriam tem respeito pelos caciques, pois o único defeito dessas pessoas é representar de alma limpa um grupo sofrido. Espero resposta urgente do governo Dilma, resposta a uma mulher cacique ansiosa pela liberdade de ir e vir de seu povo. Demarcação Já.

Mboesara, liderança Tupinambá

 Eu sou Tupinambá, índia guerreira, venho de um tronco forte. Junto com os meus parentes venho lutando em busca da garantia dos nossos direitos. Nós lutamos por nossa terra em conjunto com nossos caciques, lideranças e toda a comunidade. O índio precisa de terra para sobreviver, sem ela não há vida para nós. Eu enquanto mulher e mãe guerreira, luto pela força e coragem da nossa cacique, nossa união vai fazer valer.

Sônia Alves Tupinambá

 Eu sou índia guerreira, lutadora e venho atuando na educação indígena, tenho uma filhinha de dois anos, desejo tudo de bom para ela, assim como eu desejo para todos os meus parentes. A minha cacique sempre foi Maria Valdelice Amaral de Jesus, uma índia guerreira corajosa, lutadora e conquistadora que luta pelos nossos direitos, tanto na saúde, educação e território, quanto por outras causas indígenas.

Eu fiquei surpresa com a notícia de que ela foi presa, eu não acreditei no que fizeram com ela. Uma guerreira ótima, sem maldades, sendo presa, uma injustiça, mas ela vai sair dessa com fé em Tupã. Desejo tudo de bom para você cacique, felicidades, confia em Deus, ele resolverá todas as causas.

Joelma Tupinambá.

 Até quando vamos ser perseguidos dessa forma. Nossos direitos não são respeitados. Aumenta a indignação contra quem luta por seus direitos. O Estado brasileiro ainda tem muito a melhorar. Começando principalmente com as questões indígenas, pois o preconceito é muito grande. Há momentos na vida em que se deveria calar e deixar que o silêncio falasse ao coração. Mas há sentimentos que a linguagem não expressa e há emoções em que as palavras não sabem traduzir. Tenho certeza que Tupã vai abençoar e dar coragem para enfrentar essa batalha, pois a guerra ainda não está vencida. E um dia a injustiça e as pessoas que nos perseguem estarão em seus devidos lugares.

Inaiá Tupinambá  

Infelizmente a injustiça ainda mora no Brasil.

A cacique Inocentemente presa por lutar pelos direitos de um povo. Mas ainda tem pessoas burras e preconceituosas que só sabem criticar. Ninguém faz o bem. Só sabe fazer o mal, pois a cacique é uma pessoas que transmiti amor para todos, mas infelizmente está passando por obstáculo, mas ela é muito guerreira e vai quebrar essa barreira. Por que Tupã e todos nós estamos com ela.

Tawany – Priscila Tupinambá

 Peço a esses governantes que parem de perseguir nós indígenas, nós não somos invasores de terras, somos os donos dela. Isso que fizeram com nossa cacique Maria Valdelice – Jamopoty – é injusto e cruel. O juiz deu uma ordem de prisão a uma inocente, sem conhecer a integridade e o bom caráter dessa mulher. Isso é perseguição a nossa liderança, por ser mulher e guerreira por nossos direitos. Será que nós não podemos mais lutar por uma terra, uma educação e uma saúde de qualidade? Temos que ficar calados por medo de sermos perseguidos. Temos os nossos direitos e lutamos por ele. Nós estamos aqui esperando mais uma vitória.

Amatiri Tupinambá

 Nós mulheres indígenas estamos a cada dia ocupando mais espaço dentro de nossas comunidades. Temos os mesmos direitos de lutar, trabalhar e estudar para alcançarmos nossos objetivos, que é a conquista pelo nosso território. Temos pessoas formadas e capacitadas em diversas áreas, não deixando o lado mãe, rainha do lar. Valdelice por sua vez, é uma mulher guerreira, que luta pelo seu povo, em busca de melhorias para sua comunidade, como todas, ela também é mãe, tem seu lar, e nós sabemos que o preconceito por uma grande parte de não índios é muito grande, isso aumenta as acusações em torno da comunidade.

 Maria Conceição Maenduaba Tupinambá

 Texto feito pelas índias: Mboesara, liderança Tupinambá,Sônia Alves Tupinambá,Joelma Tupinambá,Inaiá Tupinambá,Tawany – Priscila Tupinambá,Amatiri Tupinambá,Maria Conceição Maenduaba Tupinambá.

Apoio: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa

Professor da Licenciatura Intercultural Indígena

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

(73) 9967 7509

Skype: franciscovanderlei

Colaboradora: Yonana Pataxó Hãhãhãe- Indios-online.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Yonana:

    Transmita minhas congratulações para as Tupinambas corajosas que escreveram a Materia e para o Professor Francisco que apoio voces nesse movimento!

    Espero que as palavras sinceras dessas mulheres possam amolecer o coração da Dilma!

    Sugiro que alem de este post, voces possam estar re-enviando a materia para pessoas e instituições que possam estar apoiando.

    De quinta feira para cá tenho constantemente procurado por noticias e divulgado a problematica.

    è nosso dever como cidadãos manifestarnos e como seres espirituais que somos lutar pela justiça Planetaria! Os mesmos interesses que prenderam a cacique Jamopoty são os do Agronegocio, os do desmatamento, os da poluição, são almas perdidas na cobiça material e cegos a riqueza da vida que não se acumula em contas bancarias, mas, se vive a cada dia no latir do coração sintonizado com a nossa mãe Terra!

    O coração de voces ai escrevendo bate junto ao de Maria Valdelici, mulher exemplar, e tenham certeza que o meu esta ecoando no mesmo ritmo, junto!

    Juntos nossos tambores vencerão as injustiças tramadas por egositas!

    Como se 511 anos fosse pouco, preparem suas flechas que o Agronegocio cresce e as Terras Indigenas não… As multinascionais entram a cada dia e os pobres ficam mais pobres – mas é só um estagio na materia – porque o troco é a VIDa e a FELICIDADE, é a consciencia limpia de saber caminhar com beleza, de ser pro vida; e voces indigenas são hoje nossos tutores nessa estrada, compaixão para com os perdidos que buscam só titulos, só papeis, só status e esquecem o que é ser FELIZ, ser UNO COM O UNIVERSO!

  2. Amigas, Parentes.
    O Poder do Estado é bruto e cruel para nós povos indígenas. MOramos em um estado Opressor e Capitalista, onde nós somos um Brinquedo para aqueles que “governam” nosso País. Quero Parabenizar suas atitudes de denúcia, atrvés do nossa página, já que até os meios de comunicação está nas mãos do peixes grandes. A mídia na Maior Parte é anti-índigena. E Quanto a Cacique Valdelice, muita força para ela. Sei que passei poucos dias lá. Mais conhecer a aldeia Itapoã foi maravilhoso. Um dia a Paz Chegará até nosso Povo, e isto é Reflexo de Luta Lideranças como vcs. Abraços e Muita Força.

    Alex Makuxi – Raposa Serra do Sol

  3. Boa noite a todos venho através destas linhas, demonstrar o meu repúdio a intituição criada em “defesa do indio” a qual coloca um advogado defendendo nossa Cacique Valdelice, e o mesmo vem enrolando o povo Tupinambá afirmando que entrou com recurso por Brasília e até agora nada se tem registrado, aguardamos uma posição séria da Funai em favor de NOSSA CACIQUE VALDELICE. Tenha fé em Tupã Cacique nós estamos lutando por vc!!! Força!

  4. Parentes,a prisão da nossa cacique é uma ação arbitraria naõ podemos aceitar tamanha injustiça.JAMOPOTY Valdelice tenha certeza de que Tupã que nos deu jacy,guaracy nos dará a força e a energia para juntos vencermos esta batalha.UM ABRAÇO DE GRAÇA JACY

  5. OLÁ MINHA PARENTE CACIQUE MARIA VALDELICE AMARAL DE JESUS EU SEU PARENTE INDIO TUPINAMBÁ-JAGUARÍ QUE ESTOU NO AMAZONAS MAIS ESTOU VIAJANDO AI PARA A BAHIA EU TE DESEJO MINHA PARENTE TUDO DE BOM PARA PARA VOCÊ E MESMO DE LONGE MINHA PARENTE TENHO MUITO MIM PREOCUPADO POR VOCÊ QUE É UMA GRANDE MULHER GUERREIRA E DE CORAGEM E NÃO MERECE SER TRATADA DESTE JEITO OK? EU ESTOU LUTANDO POR SUA SOLTURA DA PRISÃO MESMO DE LONGE E JÁ PASSEI A SUA SITUAÇÃO A ALGUNS DEPUTADOS AQUI DO AMAZONAS E ESTIVE ATÉ NO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DAQUI E FUI NA DEFENSORIA PÚBLICA FEDERAL DA UNÃO OK? ENFIM ESTOU PEDINDO AJUDA A TODOS ANTES DA MINHA MINHA VIAJEM AI PARA A BAHIA E SEMPRE TELEFONO PARA A FUNAI DE ILHEUS PARA SABER A SUA SITUAÇÃO OK? JÁ FALEI COM SEU ESPOSO EVERALDO E TAMBÉM FALEI COM SEU FILHO EDUARDO ENFIM ESTOU FAZENDO O POSSIVEL AQUI PARA TE VER SOLTA MINHA PARENTE POIS AI NÃO É LUGAR PARA VOCÊ E PARA INDIO ALGUM QUE LUTA PELOS SEUS DIREITOS OK? ESTOU COM VOCE MINHA PARENTE E NÃO VOU FICAR SOSSEGADO ENQUANTO NÃO VER A SUA LIBERDADE MESMO SE EU ESTIVER AI NO ESTADO DA BAHIA OK? MAIS VOU TORCER QUE VOCÊ SEJA LIBERTA DESTA PRISÃO ANTES DA MINHA CHEGADA COM FÉ EM TUPÃ OK? E DEIXO MEU GRANDE ABRAÇO PARA VOCÊ E TODOS MEUS PARENTES DAI EM GERAL,

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here