O curso terá duração de seis meses e está sendo realizado pela DIGINITATIS-Assessoria Técnica Popular. Apoiado pelo Governo Federal através da SEPPIR (Secretaria Especial de Politicas de Promoção da Igualdade Racial), em parceria com a Universidade Federal da Paraiba (UFPB) e dos movimentos Indígenas e Quilombolas.
O termo MOJUBÁ, significa ‘saudação ou própia saudação’ retirada das religiões de matrizes africanas. Ja o termo YMYRAPYTÃ ‘árvore-brasil de todos nós’,surgiu da junção das palvras YBYRÁ(árvore) com a palavra PYTÃ, referindo-se a pitanga ou cor avermelhada de origem tupi.
O objetivo do curso é explicar da melhor maneira possivel as leis que nos envolve, tornando-nos multiplicadores e sabedores dos direitos que temos sobre elas. São cerca de 40 pessoas, sendo 15 indígenas, 15 quilombolas do estado da Paraiba mais 2 do estado de pernambuco e 8 universitários, estudantes de direitos. Será 2 etapas nas aldeias, 2 em comunidades quilombolas e 2 na capital do estado da Paraiba. Já tivemos a primeira etapa e podemos vivenciar que este projeto vai superar nossos objetivos.
O mesmo apareceu na melhor hora possível, pois iremos aproveitar o máximo. Para que assim possamos tornar cada vez mais organizados, principalmente com a união dos dois movimentos.

Poran Potiguara
tanipotiguara@gmail.com