memoria.kx.17 011 MOBILIZAÇÃO DAS COMUNIDADES INDÍGENAS PARA A CONFERENCIA LOCAL DE SAÚDE DIA 25 DE ABRIL DE 2013 EM KARIRI-XOCÓ MUNICIPIO DE PORTO REAL DO COLÉGIO-AL

             TEMA CENTRAL

Eixos Temáticos :

I – Atenção Integral e Diferenciada nas Três Esferas de Governo ( Gestão, recursos humanos, capacitação, formação e práticas de saúde e medicinas tradicionais indígenas ) ;

II – Controle Social e Gestão Participativa  ;

III – Etno-desenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional ;e

IV – Saneamento e Edificações de Saúde Indígena .

PARTICIPANTES :  Lindomar  Xocó Assessor Indígena SESAI, Cleide Xucuru-Kariri  SESAI,  Marco Sabaru Tingui Botó, Zilda Chefe Substituta , Adilma,Claudia , Luiz Xucuru-Kariri,  Lideranças Indígenas Pajé Francisco Suíra Neto, Cacique Substituto Reginaldo de Souza, José Bonifácio Presidente do Conselho Local de Saúde Kariri-Xocó, Josete Cruz, Reginaldo de Souza, Agentes de Saúde Cícero de Oquena, Carlos de Aquino,  e a Comunidade Kariri-Xocó presente que segue em anexo na Lista de Presença.

Apresentação dos Participantes Cleide Santana fala sobre a Conferencia Local de Saúde, Zilda fala de Contribuir  , Lindomar foi legal rever alguns companheiros na aldeia, Conselhos Locais estão enfrentando problema na organização, o que precisamos fazer para melhorar. Marco Sabaru fala que esta Comissão foi formada por índios, convidamos Zilda e  outras pessoas . O que vamos estar propondo  para a Conferencia, convidamos Zé Nunes  Nhenety Kariri-Xocó para fazer parte da Relatoria. Cada pessoa se apresentaram dizendo o nome e sua função, lideranças, agentes de saúde, funcionária da SESAI indígenas, Técnica de Enfermagem, Presidentes da Associações, Grupo Força Jovem Kariri-Xocó , professores da escola e indígenas da comunidade presentes.

SAÚDE    INDÍGENA

PONTOS DE REFLEXÃO :

01) – Qual a situação atual da saúde nas árias indígenas.

02) – O que melhorou desde a implantação do DSEI .

03) – O que não avançou .

04) – Quais as sugestões para melhoria .

05) – Qual a situação dos Conselhos Locais

06) – Qual a importância das Conferencias.

– Cleide Xucuru faz um relato Histórico da participação dos Povos Indígenas de Alagoas na saúde, o início era poucas comunidades em nosso estado, foi difícil no princípio não tínhamos nenhuma condições infra-estruturais de trabalho.Tivemos a I,II, III e IV Conferencia com a participação de indígenas e lideranças antigas da época lutaram em várias instancias e conseguiram o que temos hoje.  Devemos dar importância a situação da saúde, Jovens, Lideranças, comunidade, vamos buscar nossas necessidade  e cobrar do governo, para melhorar.

– Lindomar Xocó a Saúde é um Sistema , temos que garantir uma saúde indígena diferenciada para as comunidades e trabalhadores indígena. O índio deve ter um atendimento diferenciado, nos transportes, medicamentos, atendimento. Com a SESAI  a saúde piorou o atendimento nas comunidades. No passado o municio repassava o recurso para as counidades, as coisas eram melhores. Quando retiraram os recursos do município as coisas ficaram mais difíceis, queremos mudanças .

– Marcos Sabaru Tingui-Botó , moramos no município, temos mais de 200 indígenas trabalhando na saúde indígena, as coisas vai melhorar  quando fazer esse Subsistemas funcionar, as comunidades participar da saúde propondo suas melhorias.

– Zilda fala que um dos Temas da Conferencia é Controle Social , o que é isso, significa organizar a comunidade internamente . O Controle Social da Comunidade é o Conselho Local de Saúde articulado e organizado . Para que o Controle Social aconteça é necessário que a comunidade estar organizado.

– Josete Cruz pergunta a Lindomar Xocó como fica a situação de saúde diferenciadas dos povos indígenas, que hoje nós não temos, exames, tomografia, o índio fica a saúde agora. Lindomar fala que a SESAI cada município  tenha suas credenciais em hospitais, farmácias básicas, com cartão magnéticos . A Burocracia é grande mais os recursos vai voltar para os setores da saúde indígenas porque funcionava melhor assim.

– José Bonifácio Presidente do Conselho Local de Saúde,  venho aqui agradecer  a presença de todos que vieram para esta Mobilização na Conferencia , agradecer também a Força Jovem que é muito importante nesta participação de todos. O que aconteceu na saúde indígena eu tenho um Livro em minha mente, participei da I a IV. O Controle Social é feito na Base, mas nós ainda não temos essa organização interna, vamos tentar fazer funcionar participando. Existe descriminação da própria SESAI na questão da saúde, Kariri-Xocó uma comunidade grande sem ter um atendimento adequado .

TRABALHO DE GRUPO

– Dividido as pessoas em 5 Grupos para entrar em discussão das questões temáticas para responder , organizados em 1, 2, 3, 4 e 5 .

Nesta Mobilização Local será escolhido  desesseis representantes da comunidade, onde será reunidos aos de outras comunidades que terão seus representantes eleitos pelas comunidades.

Nhenety Kariri-Xocó

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here