cerca de 800 indígenas das etnias Pataxó e Tupinambá do extremo sul da Bahia fecharam agora pela manha (6:00h) a BR 101, no extremo sul da Bahia, na altura do km 657, na entrada do Parque Nacional do Monte Pascoal, a cerca de 710 km de Salvador, a ação esta sendo organizada pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba) e pela Federação das Nações Indígenas Pataxó e Tupinambá do sul da Bahia (Finpat) e faz parte das atividades em defesa da constituição Federal e pela garantia dos direitos indígenas, convocada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

Portando faixas e realizando rituais os indígenas reivindicam que seus direitos sejam respeitados, e não admitem que os ataques desferidos pela bancada ruralista no Congresso Nacional continuem avançando, exigem a imediata paralisação e arquivamento das PECs 215/00, 038/99, PLP 227/12, e a Portaria 303/AGU, entre os muitos instrumentos de ataques aos seus direitos.

 

A coordenação do evento leu uma nota na abertura das atividades onde expressam os sentimentos dos indígenas presentes. A nota vai em anexo.

 

Uma das lideranças presentes, foi enfático em afirmar que eles estão ali para exigir que o governo respeite e garantam seus direitos, e afirmou: “não somos invasores, lutamos pelos nossos direitos”.

 

 

A organização de evento, esperam a chegada de mais indígenas .

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Sou italiano mas minha irmà è Tupinambà e estou preocupado porquè estou sem noticias dela. Todo o meu apoio para o Povo Tupinambà, awere. Giuseppe

  2. Todo meu apoio aos povos indígenas do Brasil! Estou acompanhando os protestos e tentando fazer minha parte falando das questões da terra e explicando a posição dos indígenas e do governo a todos quanto posso!
    Vera

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here