de terem comido eles. Os Caetes são do tronco tupi-guarani e os indios deste tronco tem de costume comer a carne de seus inimigos, de acordo com a lenda eles comendo a carne dos seus inimigos, o espirito guerreiro dele iria fortifica-lo.
O Bispo Dom Fernando Sardinha era muito ambicioso e malvado deixou Salvador em estado de crise e por ser uma autoridade naquela época dava castigos severo para quem fosse contrar as leis da igreja e desta forma fez muitos inimigos, o principal foi o governador Duarte da Costa (governador daquel época) e seu filho que era um lider guerrilheiro.
Dentre 1554 à 1556 ocorreu uma guerra civil, entre a igreja(liderada pelo o bispo) e o governador(liderada pelo filho do governador)a guerra civil o teve fim em 1556 quando ele escreveu uma carta ao rei de Portugal, imformando que não ficaria mais em lugar onde não respeitava mais as suas autoridades e dai se deu a sua saida VIA a Portugal onde naufragou na Barra de São Miguel-AL.
Naquela época existia uma lei que os colonizadores só poderia escravizar ou dizimar alguma tribo se eles atacassem, e por coicidência os indios que ali vivia morava em uma das melhores áreas para o cultivo da cana de açucar que era a area litorania, e que naquela época era o produto de mais importancia na economia europea. Será que este era o motivo que faltava para eles fazer o que fizeram?
Aparti dai eles saiu escravizando e dizimando os indios que encontranvam pela frente como Caetes, tobajara, Potiguara, Kariri, Tupinaki, tupinamba, Tamoyo,etc, falavam que não sabia indentifica-los. Ou não queria? sei que por este motivo dos Caetes eles julgaram tudo quer indio que encontrava pela frente, pois os indios não iria sair com uma camisa dizendo eu não sou caete, para não ser escravizado ou morto.
Agora lhes pergunto será que os Caetes sumiu com 90 tripulantes da NAU Nossa Senhora ou foi feito um complo, para ter um motivo de escravizar e dizimar os indios daquela região, que era propicia para o plantio da cana de açucar?
Aparti dai iniciou uma boa parte da missigenação principalmente no nordeste, pois os indios que conseguiu fugir se viu na necessidade de misturasse com outras tribos e com outras raças para se fortalace e assim preserva a sua cultura e em alguns casos a que sobrará dela.

Kawran (Kariri-Xoco)

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here