Cada tribo tem seu chefe, que é chamado de caçique,tuxama ou de morubixaba. Nas tribos existe chefé religiosos é curandeiros que é o pajé. As tribos eram organizadas em cada aldeias formadas por um comjunto de oca, que eram as suas moradias. A esse comjunto dava-se o nome de tabá, onde havia uma realização das festa é reuniões do conselho tribal é cirimônias religiosas.
Os homem caçavam, pescavam, continuam as ocas, frabicava armas é istrumantos musicais,platavam é colhiam.As mulheres comsinhavam, desevolviam atividades artesanatos redes e cerâmicais e cuidavam das criançais é as meninas aprediam os trabalhos das mães é os meninos acompanhavam os pais.
Os indios tinham as suas crenças é seus principais deuseis que são protetores que são, jaci(lua), tupã(o raio e o trovão), guarci(sol), saci pererê(protetor dos vegetais), Navira(protetora dos peixes), Uirapuru(protetor das aveis), Rudá(deus do amor é da reprodução), é Anhanga(potetor da caça).
As festa idígenas é realizada com muita música é dança inclusive as comemorações nas épocais de plantio é de colheita. Na arte nas tradições, no vocabulário as tecnicais utilizadas em sua embarcações é na agricultura os indios têm sua parcela de comtribuição em nossa cultura.

WYKAWNAN

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here