É de cortar o coração a situação que a comunidade Pataxó hãhãhãe e outras comunidades desse país está passando na área da saúde. Aqui os índios sofrem por falta de assistência a saúde. Esperamos 1 anos para que o SESAI comessem atuar, ou seja melhorar o sistema de saúde, ainda o ano passado eles alegavam que a gestão do ano de 2011 seria FUNASA,  e que estaria estruturado no ano de 2012, mas até agora as coisas continuam na mesma situação.

É triste o comentário do índio Pataxó Hãhãhãe Apurinan, “ficou meio triste, por que esta semana minha filhinha passou mal, Funasa(SESAI) não tinha nem trasporte para levar paciente ate no hospital ,é nem remédio , trasportei a minha filha em uma moto ,no sol muito quente ,é menina passando muito mal !
é muito critico”. Dessa forma tem muitos índios que está padecendo em nossa aldeia. Crianças que está precisando de atenção a saúde. Gestante que as vezes viajam de moto para fazer exames, Exames que deixam de ser marcados por falta de transporte para levar o paciente. Casa de apoio sem a minima estrutura para atender os índios doente. A aldeia de Água Vermelha continuam a comunidade bebendo água poluída. A maiorias do profissionais não índios não vem trabalhar nos postos de saúde na aldeia por falta de transporte. Tem bastante remédio vencido por dois motivos, falta de médico, e remédio que chegaram já no mês de vencer, relatam técnicos de enfermagem. e muitos problemas que não dá para ficarmos calados.  o que nos deixa mais triste é que tudo isso está acontecendo, as lideranças cobram do órgão e eles não dão a minima para o pedido da comunidade. Também a maioria dos gestores não conhecem a base, ou se conhecem não se sensibilizam a fazer o que é certo.

Um dia uma enfermeira aposentada da FUNASA, falou para um quadro de liderança, “quem tem a sua dor é quem geme”, então parentes se estamos sofrendo por falta de assistência, vendo muito de nossos parentes precisando de cuidados especiais e não informamos ao publico, as autoridades, vamos continuar sofrendo.

Segue fotos tirada hoje no Posto de saúde da Aldeia Caramuru, com três caixas de remédios vencidos, porque não tem médicos a vários meses para prescrever receitas, e outra parte já foram enviados no mês de vencer, o que representa prejuízo para a comunidade e para  o governo que vem  investindo dinheiro errado no profissionais que deveriam está fiscalizando as farmácia básicas de nossa aldeia e as distribuidoras dos medicamentos que chegam a farmácia básica, os medicamentos faltam sempre, e quando é abastecida a farmácia os medicamento precisam ser utilizados o mais breve possível se não vencem. Isso é prejuízo para os cofre publico,já  que alguns desse medicamento vencido  é muito caro. Segue fotos dos medicamentos vencidos, no posto de Saúde da Aldeia Caramuru, município de Pau Brasil-Ba.

 

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

14 COMENTÁRIOS

  1. fico triste por este situação, por a comunidade esta por falta de medicamento , esta semana mesmo minha filha estava muito doentinha é na Funasa não tinha remedi ,eu comprei remedi com meu recurso.
    realmente ocupado desse remedi esta vencendo é próprio funcionário que trabalha nessa araiá de integra este medicamento para comunidade !

  2. Aqui em Tupinambá aconteceu a mesma coisa… recebi um medicamento vencido e acreditem… tinham acado de chegar no Pólo Base de Ilhéus!!!

    Parabéns Fabinho pela coragem de mostrar a situação da saúde nas Comunidades!

    Precisamos denunciar esta situação!!!!

    Potyra Tê Tupinambá

  3. Isso é uma realidade em todo o país,estão brincando com a saúde publica indígena . Temos que abrir a boca mesmo, denunciar o descaso desse orgão que dizem ser FUNASA, ( FUNDAÇÃO NACIONAL DA SACANAGEM ) e agora SESAI? de quem é mesmo a responsabilidade de dar assistência a saúde nas comunidades indígenas? faço essa pergunta porque também não sei a resposta. Pois ha cada dia o descaso só tem aumentado.É vergonhoso isso ,fico triste em ver meus parentes sofrendo o que podemos fazer é mostrar para o MUNDO como os povos ORIGINÁRIOS são tratados por tal orgão.

    Obrigado Fabio por esta mostrando a realidade da sua comunidade, e pela coragem de denunciar. Vamos dialogando, a luta continua!!!

  4. O dinheiro público destinados a Saúde Indigena tem hoje um “destino certo”, segundo a globo que notificou um alarmante roubo no recurso repassado pelo governo federal para os indigenas do Brasil, mas esse tipo de denuncia a todo momento é feito e denunciado aqui na Rede Indiosonline por nós que estamos sofrendo por esse descaso que sangra nossas almas e feri nossos direitos constitucionais. Vemos ai remédios sendo vencidos por falta de um atendimento as comunidades indigenas, isso tudo acontece diante dos olhos da sociedade que muito colabora em pró da luta dos povos indigenas, e se não houver denuncias que nem essa ainda assim alguns indigenas poderá tomar esses remedios mesmo que vencidos.

  5. Pode-se observar, que sendo ignorantes de seus próprios direitos,
    somos lesados pelo estado e até mesmo pelos nossos próprios irmãos.

    Proveniente da Aldeia de Coroa Vermelha, sou testemunha desta falta
    de zelo com os nossos, saibam que casos como este de proporções
    incalculáveis ocorrem, na saúde e alimentação.

    Não podemos esquecer quem somos, devemos defender os direitos
    que por sofrimento de muitos de nossos antecepassados lutaram
    e morreram para tal.

  6. QUE VERGONHA!
    A SAÚDE INDÍGENA ESTÁ UM CAOS,A REALIDADE NA MINHA COMUNIDADE NÃO É MUITO DIFERETE NÃO,A COMUNIDADE DA ALDEIA PANELÃO ESTÁ A MAIS DE UM ANO SEM TARNSPORTE PARA ATENDER AS DEMANDAS DA COMUNIDADE,SEM ATENDIMENTTO MÉDICO A MAIS DE DOIS ANOS,E O MUNICIPPIO SE RECUSA A ATENDER OS INDÍGENAS,TEM UMA MÉDICA QUE ATENDE NO psf DE JACARECI QUE FALA QUE NÃO É PAGA PARA ATENDER INDIO NÃO E QUE A RESPONSABILIDADE PELA SAÚDE DO INDIO ERA DA ANTIGA funasa E HOJE DA sesai,NÓS ESTAMOS ENFRENTANDO UM DESCASO TOTAL.
    até quando isso vai continuar acontecendo?
    as comunidades indígena pede SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Que falta de vergonha!!!!

    APOSTO que orgão chegará na aldeia e APERTARÁ O CORAJOSO INDIGENA QUE, como porta voz de seu povo, como canal de sua etnia, compartilhou o descaso em que se encontra a situação Hahahae….

    É triste …. já li neste SITE…Cada vez que um indigena quer fazer valer os direitos de seu povo.. O orgão chega e faz uma conversa…Ameaça com tirar o funcionario…..Ate tirá…..Ou ate brincar de comprar com aumento de salario!!!!!

    Aposto que vão querer que esta materia saia do AR……MAS A FOTOS ESTÃO AI……A prova material do DESCASO!!!! A foto já foi copiada por militantes dos Diretiso Humanos em paises como Suecia e Noruega… Espero que a SAUDE venha a melhorar e que ninguem ataque o portavoz do povo…. Espero que os caras da SAUDE não so se desculpem mas que COMEÇEM A FAZER UM TRABALHO DIGNO….o mesmo tratamnto que gostariam de receber e nao um tratamento dos indigenas como se fossem animais.

    Estamos de OLHOS no processo!!!
    Adoraria ver aqui publicado uma CARTA DE ESCLARECIMENTOS…Documentos oficiais que demostrem UMA MUDANÇA NO DESCUIDO e testemunhos neste mesmo CANAL de indigenas que digam que as coisas melhoraram…. O site esta repleto de denuncias…..E os indios são atendidos só via PRESSAO PUBLICA quando deveria ser um cuidado diário…..Uma constante….Um tratamento humano no dia a dia e não quando há coisa ultrapassa tudo e chega ate limites dos mais tristes!!!!!

    parabenizo as pessoas que ultrapassam O MEDO QUE O SISTEMA PERVERSO JOGA e como guerreiros de doam a seu povo….Se entregam de corpo e alma a luta por Justiça… Um grito por DINIDADe dentre tamnho massacres é um ato exemplar. Uma comunidade ativa jamais será tolida!!! Uma comunidade unida jamais será enganada!!! Uma comunidade junto pelos seus direitos é o caminho cidadão para VIDA!!!

  8. isso e rrealidade dos povos indigena. aqui no rio grande do sul tambem e assim .Nos kaingang tem que comprar remedio, e eu me pergunto cade o dinheiro que vem para comprar remedio.

  9. Ola
    Por favor estou procurando encontrar lugares que vendam a casca do Pau brasil vocês poderiam me ajudar neste sentido ? Voces vendem ou sabem onde encontrar ?
    Aguardo ancioso sua resposta
    Desde ja muito grato
    Arlem Nast

  10. Que horror!!! mas isso acontece em todo território Nacional, infelizmente além de remédios vencidos, temos que sofrer com o descaso social, indo aos postos de saúde e nao encontrar remédios, o atendimento é pessimo e falta Médicos para atender os doentes que sao trabalhadores dignos.
    Os Hospitais e Postos de Saúde sao muito feios e sujo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here