Hoje um dos problemas mundial, é a violência e nós povos indígenas também fazemos parte dessa estatísticas, dessa problemática mundial, onde ao longo da historia nossas lideranças indígenas são vitimas de assassinatos e violências. E nessa ultima quinta feira dia 04 de Dezembro de 2008, por volta de 20h30m o professor e liderança indígena, José Rogério de Souza, de 30 anos e pai de 03 filhos, fez uma viagem sem volta.
Pois o ônibus que ele estava, com mais 40 professores e alunos das escolas indígenas Pankararu, que se dirigiram ao Encontrão da COPIPE – Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco, que está sendo realizado, no município de Cabrobó – PE. E o ônibus foi alvejado por tiros na estrada que liga Petrolandia – PE a Floresta – PE, onde um dos tiros atingiu Rogério, levando-o a morte minutos depois dos disparos. Na minha visão, esses disparos se caracterizaram, uma ação de tocaia, pois os atiradores não se apresentaram e nem deram voz de assalto, e os tiros vieram de dentro dos matos, em direção a cabine do motorista do ônibus.
Mas ninguém sabe dizer o que realmente aconteceu, pois a ação foi rápida e infelizmente fatal, e porque também o motorista do ônibus, o índio Pankararu Nivaldo, em uma ação de estrema coragem, acelerou mais o ônibus, com a intenção de preservar as outras vidas que estavam presentes no ônibus.

Mesmo assim, hoje Pankararu chora com a perda de mais um líder, um pai, um irmão e um guerreiro que foi Rogério, mas como dizem os índios mais sábios: “Um grande guerreiro não morre, e sim vira uma semente, que se torna uma grande arvore que seus frutos serão outros grandes guerreiros”.
E com certeza, pela sua historia de vida e de luta, Rogério deixara um grande exemplo para gerações futuras Pankararu, e que ele deu sua vida em mais uma ação do movimento social indígena, pois os encontrões da COPIPE sempre buscam a melhoria não só na qualidade da educação escolar indígena, como busca a melhoria na qualidade de vida de nós povos indígenas de Pernambuco.
Assim eu termino, essa matéria com uma grande tristeza em meu coração, mas homenageio esse grande guerreiro, que não tinha tristeza, e foi pra nós Pankararu, um grande irmão e amigo, e onde você esteja Rogério quero que você saiba que nunca o esqueceremos.
Alex Pankararu
alex@indiosonline.org.br