Hoje um dos problemas mundial, é a violência e nós povos indígenas também fazemos parte dessa estatísticas, dessa problemática mundial, onde ao longo da historia nossas lideranças indígenas são vitimas de assassinatos e violências. E nessa ultima quinta feira dia 04 de Dezembro de 2008, por volta de 20h30m o professor e liderança indígena, José Rogério de Souza, de 30 anos e pai de 03 filhos, fez uma viagem sem volta.
Pois o ônibus que ele estava, com mais 40 professores e alunos das escolas indígenas Pankararu, que se dirigiram ao Encontrão da COPIPE – Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco, que está sendo realizado, no município de Cabrobó – PE. E o ônibus foi alvejado por tiros na estrada que liga Petrolandia – PE a Floresta – PE, onde um dos tiros atingiu Rogério, levando-o a morte minutos depois dos disparos. Na minha visão, esses disparos se caracterizaram, uma ação de tocaia, pois os atiradores não se apresentaram e nem deram voz de assalto, e os tiros vieram de dentro dos matos, em direção a cabine do motorista do ônibus.
Mas ninguém sabe dizer o que realmente aconteceu, pois a ação foi rápida e infelizmente fatal, e porque também o motorista do ônibus, o índio Pankararu Nivaldo, em uma ação de estrema coragem, acelerou mais o ônibus, com a intenção de preservar as outras vidas que estavam presentes no ônibus.

Mesmo assim, hoje Pankararu chora com a perda de mais um líder, um pai, um irmão e um guerreiro que foi Rogério, mas como dizem os índios mais sábios: “Um grande guerreiro não morre, e sim vira uma semente, que se torna uma grande arvore que seus frutos serão outros grandes guerreiros”.
E com certeza, pela sua historia de vida e de luta, Rogério deixara um grande exemplo para gerações futuras Pankararu, e que ele deu sua vida em mais uma ação do movimento social indígena, pois os encontrões da COPIPE sempre buscam a melhoria não só na qualidade da educação escolar indígena, como busca a melhoria na qualidade de vida de nós povos indígenas de Pernambuco.
Assim eu termino, essa matéria com uma grande tristeza em meu coração, mas homenageio esse grande guerreiro, que não tinha tristeza, e foi pra nós Pankararu, um grande irmão e amigo, e onde você esteja Rogério quero que você saiba que nunca o esqueceremos.
Alex Pankararu
alex@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. QUERO DAR MEUS SENTIMENTOS DE TRISTEZA E LUTO A FAMILIA DE ROGERIO E AOS PARENTES DO POVO PANKARARU DE SERRINHA POR PERDEREM UMA LIDERANÇA TÃO jOVEM E CHEIO DE SONHOS, ROGERIO PANKARARU, SUA LUTA NÃO SERÁ EM VÃO. FICO COM A FRASE DE NEGUINHO TRUKÁ,” MORRE O HOMEM , MAS NÃO MORREM OS SONHOS”.
    UMA COISA QUE APRENDI COM O CACIQUE AKANAWAN PATAXÓ HA HA HÃE,É QUE AS LIDERANÇAS INDÍGENAS NÃO CONHECEM O MEDO, OS ENCONTROS DA COPIPE, ESSA ORGANIZAÇÃO TÃO ATIVA NA LUTA PELA EDUCAÇÃO SE FORTALECERÃO MAIS AINDA COM A MÉMÓRIA DO PROFESSOR ROGÉRIO E DE OUTROS QUE PERDERAM SUAS VIDAS NOS MOVIMENTOS INDÍGENAS.NÃO SERÁ UM ATO COVARDE DE ATIRAR NUM ÔNIBUS QUE VAI PARAR OS INDÍGENAS DE BUSCAREM SEUS DIREITOS FUNDAMENTAIS. MAS VAMOS NOS MOBILIZAR E EXIGIR SEGURANÇA,ESSA TAMBÉM É UMA DAS FUNÇÕES DA POLÍCIA, PROTEGER OS CIDADÃOS. VAMOS MANDAR OFÍCIOS AO DELEGADO DA REGIÃO, À POlÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL,AO MINISTÉRIO PÙBLICO FORMALIZAR o ACONTECIMENTO, EXIGIR DAS AUTORIDADES DE PERNAMBUCO UMA AÇÃO EFETIVA, PEDIR A AJUDA DOS PARCEIROS, DAS ORGANIZAçÕES INDIGENAS E INDIGENISTAS PARA DIVULGAR ESTE ACONTECIMENTO, BUSCAR JUNTOS SOLUÇõES.UMA DELAS É ANDAR EM COMBOIO, VÁRIOS ONIBUS JUNTOS, SAIR NOS HORÁRIOS DOS ONIBUS DE LINHA.
    CADA GUERREIRO QUE MORRE, LEVANTA MAIS CEM NA LUTA!CORAGEM, BRAVO POVO PANKARARU E AOS PROFESSORES INDIGENAS DO NORDESTE, MUITA GARRA PARA CONTINUAR NA LUTA PELA EDUCAÇÃO QUE É UM DIREITO DE TODOS.

  2. Triste!
    Pankararus….Trukas…Xucurus… os indios em Pernambuco sao assassinados cotidianamente,,,,, impunemente….
    Nada de providencias…nada de programas de promocao da PAZ…

    trsite!

    E nos vivemos vamos entao..divulgar essas atrocidades e promover as MUDANÇAS..apontar as solucoes…e construir esse novo MUNDO””

  3. é muito triste e em cólera do assassinato de José Rogério e endereço os meus sinceros pêsameses a sua família e o povo Pankararu.
    Nos difundem o informação desta crueldade e escrevem ao Ministro da justiça, o presidente do Funai,o embaixador em Paris para protestar, exigir um inquérito imparcial e que os autores vão em justiça. Coragem amigos!!! sim Rogerio semeou… .los frutos virão… Nós estão com vocês na vossa luta!
    um abraço cheio de solidariedade e força para os amigos Pankararu

  4. Diante dessa brutal violencia contra nós povo Pankararu, que infelizmente levou a morte de nosso irmão, que se torna eterno para nós. Pois por seus méritos como liderança jovem entra de vez para a historia de luta e de conquista não so do Povo Pankararu, mas de todos os Povos de Pernambuco. Brilha, eternamente parente e de onde você estiver não esqueça que tu foi e sempre será enesquecivel.
    Grande abraço a todos e muito obrigado pelas palavras de conforto para nós familiares mais proximos.
    Parabens xandão pela meteria, onde você retrata com uma forte emoção que quem não estava no local até sente que também estava.

  5. Estou solidária com a dor de todos que fazem o Povo Pankararu. Sei o quanto dói ver alguém tão jovem, cheio de sonhos, partir desta forma. Tive o prazer de ter o convívio com o mesmo, apesar de pouco, mas tive na GRE.

    Dora

  6. Algo de estranho está acontecendo aqui na aldeia, isso tudo por conta de inveja de uma ou algumas pessoas. Perdemos um grande irmão que, com certeza lembraremos a cada instante de nossa tragetória neste mundo cheio de pessoas que, as vezes confiamos e ao mesmo tempo não confiamos. Estamos Solidarios a familia e a todos que sofrem por conta esta grande perda.

  7. Quero manifestar minhas sinceras condolências á família desse bravo guerreiro que li ter sido Rogério, e também ao povo Pankararu, o qual estou aprendendo amar. Mesmo que a perda seja grande, maior ainda é a honra desse povo valente…..

    com carinho

    thanya goldstein

  8. Meus sentimentos a família de Rogério e a todo o povo Pankararú , pela perda tão significativa desta liderança.Que Deus Pai de alento e conforto a família , nesta hora tão difícil !!!

  9. a minhas condolencias do profundo do meu coraçao para ter perdido um homem valoroso, todo o meu apoio para conseguir PAZ no mundo inteiro!!! coragem!!!

  10. quero deixar a minha solidariedade e os meus sentimentos para a familia e para toda a aldeia pankararu por esta perda de mais um amigo, irmão e guerreiro de vocês. fico triste de saber que tanta gente é vitima ainda de injustiça, egoismo e ganancia, e que medrosa do futuro e da mudança opta por actos de violência desses, não respeitando nem a vida de outros seres humanos. mas acredito que essa mudança pode acontecer mesmo com essas pessoas sendo contra! e peço para vocês continuarem sua luta tão honrada e desejo força e coragem para vocês!!

  11. Realmente Pankararu perde um lider e a nação indigena perde um guerreiro, em pouco tempo percebi, aprendi e adimirei a capacidade deste jovem que com muita bravura parte e dgnidade parte deixando exemplos atodos nós do que deve ser e como deve ser a luta pelos direitos indigenas.
    Faço esse comentário não como Chefe do Posto Indigena Pankararu, mas, como um amigo que hj reconhece a perda de um amigo, que tinha como objetivos lutar pelos direitos de seu povo e da nação indigena Brasileira.

    Va em Paz meu amigo e que Deus continue nos presenteando com sua lembrança de um grande homem, um grande lider, um grande indigena…

    Clenio Eduardo

  12. UMA IMAGEM, VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS: COMO PODEMOS VER, O NOSSO IRMÃO ROGERIO TEVE UMA VIDA PAUTADA NO RESPEITO, DIÁLOGO E AMOR AO PRÓXIMO. NÃO TIVE O PRIVILÉGIO DE CONHECÊ-LO,MAS SEI QUE FOSTES UM GUERREIRO DO BEM E DA PAZ.
    É LAMENTÁVEL SABERMOS QUE TODOS NÓS INDIOS ESTAMOS A MERCÊ DE UMA POLITICA HIPÓCRITA, ONDE SÓ SE FALA EM DEFESA DO ÍNDIO EM DISCURSOS BONITOS, SÓ QUE NA PRÁTICA CONTINUA A MESMA MISÉRIA E HUMILHAÇÃO.. COMO PODEMOS NOTAR,NÃO FOI UM ASSALTO, PODEMOS DIZER QUE FOI UMA EMBOSCADA, ONDE COVARDES TIRARAM A VIDA DE UM: PAI,PROFESSOR,IRMÃO E CIDADÃO, QUE SÓ TINHA COMO INTUITO DE LEVAR A IGUALDADE AONDE ESTIVESSE.
    QUANTOS DENAS, JORGES,MOZENIS,ROGERIOS, VÃO TER QUE MORRER PARA QUE NÓS INDIOS DE PERNAMBUCO VENHAMOS TER SEGURANÇA??
    É MUITO TRISTE SABER QUE MESMO PARTICIPANDO DE UMA SOCIEDADE,E DIVIDINDO ESPAÇO COM OS BRANCOS,NÓS SEJAMOS VÍTIMAS DE TANTA INVEJA,DISCRIMINAÇÃO.. AINDA..
    “QUE TUPÃ NOS LIVRE DOS COVARDES QUE MATAM A CARNE, MAS QUE JAMAIS MATARÃO A ALMA”..

    RAFAEL BRITO TRUKÁ
    CONSELHEIRO TUTELAR DE CABROBÓ-PE.

  13. Fico triste de saber que os primeiros habitante dessa maravilhosa terra foram os indios, e hoje tenta viver em hamonia com os branco, e mesmo assim a ganacia sobressai sobre vidas inocente. Que injustiça meu Deus.

  14. Eu sinto muito pelo que aconteceu, fico triste em saber que essa violência está longe de acabar porque a impunidade ainda predomina em nosso país. Sei que ele, pelos atos e pelas pessoas que vcs descrevem que ele foi, deve estar agora em um lugar bem melhor, onde o respeito ao outro não é somente demagogia.
    Que ele tenha paz.
    Maisa

  15. Lamentamos muito por esta perda irreparável do meu primo rogério q ele foi e sempre será uma pessoa especial para todos saudades eternas!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here