Bom sem sombra de duvida a FUNAI querendo ou não ainda é o órgão que responde por nós indígenas, e sendo assim muitas de nossas necessidades nós recorremos a ela, tanto faz se for pelo movimento da terra ou pelo auxilio do INSS, ambas as partes tudo passa pela FUNAI, mas é complicado pois a cada dia o índio se depara com a coisa mais dificio, é servidor de cara feia batendo porta nem se quer dar atenção ao indígena que vai ali para buscar melhorias para suas bases, um desrespeito muito grande da FUNAI para com nós indígenas, um exemplo bem claro disso é aqui na minha região meu povo sofre a cada vez que vai até a FUNAI, pois primeiro não tem nem condução para chegar até lá cada um se vira do jeito que pode mas em fim chega, ai vem as sacanagens com a demora para serem atendidos com os mal tratos de alguns servidores que não vamos generalizar são alguns mesmo, mas mesmo assim não tem uma agua, não tem café, e muito menos alimentação para aquela liderança que fica lá o dia inteiro, ou seja ficamos com fome esperando a boa vontade de alguns e sem falar no perigo quando voltamos para casa as vezes a noite.

Então com isso sei que não acontece somente com o povo Tupinambá mas acredito que com outros varios povos que infelizmente ainda dependem da FUNAI para resolver seus problemas.

E POR ISSO VENHO PEDIR E EXIGIR ENCARECIDAMENTE QUE ESCOLHAM MELHOR AS PESSOAS QUE COLOCAM PARA TRABALHAR COM OS POVOS INDÍGENAS, POIS NOSSOS POVOS MERECE RESPEITO DE TODOS PRINCIPALMENTE POR AQUELES QUE TRABALHAM DIRETAMENTE COM NOSCO, E TAMBÉM FACILITEM MELHOR O NOSSO CONTATO E RESOLVAM NOSSOS PROBLEMAS POR QUE PRECISAMOS SIM DE UMA ATENÇÃO ESPECIAL, NÃO É JUSTO QUE O LIDERANÇA DE UM POVO BUSQUE MELHORIAS PARA SUAS COMUNIDADES DA MELHOR FORMA POSSÍVEL, E SEJAM TRATADOS COMO QUALQUER UM ELES SÃO LIDERES DE UM DETERMINADO POVO E MERECE RESPEITO DE TODOS!!!

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Grupo Gestor da rede Índios On-line, liderança do povo Tupinambá de Olivença, Representante Jovens da Aldeia Itapuã

2 COMENTÁRIOS

  1. Concordo! Os indígenas merecem todo o respeito e consideração! Principalmente por aqueles que são pagos para zelar pelos seus direitos e interesses: os servidores da FUNAI!

  2. MEU CARO AMIGO E IRMÃO “CURUPATY” A SUA MATÉRIA ESTÁ ÓTIMA, EU GOSTO DOS SEUS RELATOS!!!! SÓ QUE DESSA VEZ VC ESQUECEU DE MENSINAR OS NOMES DOS SERVIDORES QUEM REALMENTE ESTÁ FAZENDO ISSO COM OS PARENTES TEMOS QUE TER MAIS RESPEITO PQ UMA PESSOA QUE VAI BISCAR AUXILIO PARA O (INSS) OU ESTAR DOENTE, OU É UM ANCIÃ OU UMA GESTANTES, ENTÃO ESSAS PESSOAS TEM QUE TER UM ATENDIMENTO EXPECIAIS, EU ACONSELHO VC JUNTOS COM SUAS LIDERANÇAS LEVAR O ASSUNTO AO COORDENADOR REGIONAL, PQ COM CERTEZA ELE NÃO ESTÁ SABENDO.
    EU QUANDO ERA CHEFE DO SERVIÇOS DE ASSITENCIA EU NUNCA ADMITI ESSETE TIPO DE COISA SEMPRE CONVERSAVA E ORIENTAVA OS MEUS COMPANHEIROS, AGORA Ñ SEI COMO ESTÁ FUCIONANDO COM ESTA NOVA RESTRUTURAÇÃO AS COISAS MUDARAM…MAIS FAÇA ISSO MEUS PARENTES E NÃO DEIXA DE CITAR OS NOMES DAS PESSOAS QUE ESTÃO PRATICANDO ESTES FATOS…RECLAMA PRIMEIRO COM O COORDENADOR REEGINAL, CASO Ñ FOR SOLUCIONADO O PROBLEMA PARTE PARA O MINISTÉRIO PUBLICO…NÃO PODEMOS É DEIXAR O NOSSO POVO SEREM TRATADO DE FORMA DESRESPEITOSA POR ESTAS PESSOAS QUE SÓ PENSA NO SALÁRIOS… E Ñ TEM O COMPROMICIO E A RESPONSABILIDADE COM A LEI. 6.001 /73 O ESTATUDO DO INDIO. ONDE ESTÁ ESCRITO OS DIREITOS DOS POVOS INDIGENAS.
    E A LEI.8.112 A QUAL ESTÁ ESCRITO DIREITOS E DEVERES DO SERVIDORES PUBLICO FEDERAL…EU FICO AQUI UM FORTE ABRAÇO PARA MEUS PARENTES INDIOS E Ñ INDOS..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here