Manifestações culturais dos Índios Tapeba

3 323

Ao longo do ano nosso povo realiza algumas manifestações cultural. Dentre as mais importantes estão a Festa da Carnaúba, a Festa do milho, o dia do índio Tapeba entre outras, cada uma delas tem seu significado: a Festa da Carnaúba é uma homenagem que nosso povo faz a essa palmeira tão importante para o Povo Tapeba, pois ela é riquíssima pelas muitas utilidade com a semente, o caule e as palhas, usamos a semente para fazer artesanato, o caule, como estrutura para nossas ocas, das palhas extraímos uma fibra usada em 70% de nossos artesanato, a palha serve para fazer as paredes e cobertura das ocas e o fruto e comestível.

A Festa do Milho é para comemorar a boa colheita, então ao final de cada colheita fazemos a festa com jogos brincadeiras que alem da agradecer a boa colheita nossas índias fazem diversas receita com o milho (auiti).

No dia 03 de outubro comemoramos o dia do índio Tapeba a data foi escolhida para mascar a dia do falecimento do nosso saudoso guerreiro Vitor Tapeba.

Artigos similares

0 125

3 comentários

  1. Muito bom!!! Acho que é a primeira materia TAPEBA aqui nesta REDE….

    Muito bom!!!!! Agora eu estou curioso de saber quantos são, onde e como vivem os TAPEBA!

    Já estou com desejos de comer milho e de saber mais sobre Vitor Tapeba..Um pouco de sua historia.

    valeu!!! Publique mais!

  2. Realmente Vitor Tapeba , é muito bom saber que vcs mantem a cultura viva , e faço minha as palavras do amigo Sebastian , acho que todos nós gostariamos de saber mais sobre os Tapebas , e poder de alguma forma divulgar a luta de vcs e dos povos indigenas do Ceará.Parabéns pela matéria , aguardamos fotos e mais detalhes do dia a dia do povo tapeba .

  3. Olá,nós queremos saber quais são as manifestações culturais de vocês tipo:artes(pinturas e plumária), artesanato (cerâmica,palha e madeira) , festas religiosas
    Me respondam por favor , tchau

Partilhe um comentário