Manifestantes fizeram um ato público nesta sexta-feira (4), contra a Usina de Belo Monte em frente a sede do BNDES, no Rio de Janeiro.

Segundo o Jornal Valor Econômico, o BNDES enviou ontem ao MPF do Pará informações de que as obras civis vão custar R$ 15,6 bilhões. Garantias oferecidas pela Gaia Energia para um possível financiamento de longo prazo para Belo Monte não foram aprovadas. A Gaia pertence à Bertin Energia e tem 9% do consórcio Norte Energia, dono da concessão de Belo Monte.

O BNDES teria dito por meio de sua assessoria de imprensa: “sem comentários”. A Gaia, por sua vez, disse que não recebeu qualquer informação sobre o assunto e o consórcio Norte Energia informou que não iria se manifestar.

O Ibama concedeu uma autorização para o canteiro de obras em Belo Monte na  quinta-feira (27/01  ) e o MPF-PA entrou com uma ação contra decisão ilegal do IBAMA.

O processo movido pelo MPF (PA) foi autuado sob o número 968-19.2011.4.01.3900 http://processual-pa.trf1.gov.br/Processos/ProcessosSecaoOra/ConsProcSecaopro.php?SECAO=PA&proc=9681920114013900 e está tramitando na 9ª Vara Federal.