Atualmente na terra indigena potiguara esta inesriada duas areas de manguezais sendo uma ao norte da baia da traicao-pb mais precisamente proximo a aldeia Cumaru,
banhado pelo Rio Camaratuba que desagua no oceano Atlantico.Por outro lado,uma outra area de manguezal esta localizado nas aldeias Akajutibiro,Caiera,Camurupim,Tramataia e Brejinho sendo o mesmo cortado pelo Rio Sinimbu.Nosso mangue tambem oferece para alimentacao do nosso povo Siri,Aratu,Caranguejo e principalmente o Camarao,e ainda tambem moluscos como, Ostras,Sururus,etc.Temos peixes como Amore,Tainha,Carapeba,Camurim entre outros.
E um ambiente riquissimo oferecendo alem de tudo isso,madeira para construcao de nossas casas e tambem para a confeccao artesanal de tinta que e usada para tingir redes de pesca como eo caso do Sapateiro.
A area potiguara e de muita fartura para nosso povo.
Adriana potiguara
dricacumaru@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Beleza!!! vou querer ver fotos dessa Natureza..dessa aldeias…das pessoas!!
    Temos uma camara de fotos e um gravador (mp3) para lhes enviar para usufruto da comunidade!

  2. parabens adriana pela materia!
    tempos que mostrar não só nassa cultauras, mas também as belezas e riquesas de nossas aldéias.
    Este conteudo que vc colocou na sua materia é muito importante pois os mangues são areas ricas em alimentos e fontes de auto- sustentabilidade para aqueles que sabem e reconhece seu valor.
    parabéns…

  3. Parabens Adriana muito legal a materia.
    Vc mostrou com muita clareza a historia dos manguezais na nossa area
    So faltou a foto mas depois a gente resolve isso.
    Xauzinnnnnnnnnnn

  4. muito bem Adriana, ficou feliz que vc me esclareceu algumas duvidas, pois eu pensava que manguesal era uma porção de mangueiras, brincadeira.
    Mas vc foi muito colaboprativa e está almentando muito nossos conhecementos, e fico contente de estar tendo essa possibilidade de estar abrendendo com vcs.

  5. É muito interessante ver o que a natureza nos proporciona, e é muito melhor saber que nós preservamos essa natureza de Deus, pois alguns povos não preservam suas belezas.
    Parabéns e continuem preservando o espaço de vocês!!!!!

  6. Parabens parente… A sua materia, resumiu a fonte de riqueza sustentabilidade do vosso Povo, e esclareceu muitas duvidas de nós q moramos longe, mas através de sua materia me sentir muito proximo daí, parecendo até q estava pescando siri, camarão e etc… no mangue aí de sua aldeia. Temos riquezas quase q parecidas nós aq somos do litoral tbm só q o marisco q mais comemos aq alem do peixe é a lagosta.

    continui assim, saciando as nossas curiosidades de estar conhecendo a sua aldeia…
    awere..
    jaborandy@indiosonline.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here