Realizada sempre aos 12 dias do mês de junho, a Festa da Mangueira Sagrada dos Pitaguary, reúne todas as comunidades Pitaguary, apoiadores, parceiros e amigos. Esse ano foi realizado a Romaria Indígena, que se concentrou na aldeia do Olho d’água e rumou até os pés da Mangueira. Foi um momento bonito e importante para a afirmação da identidade indígena Pitaguary. Contamos também com a participação do Povo Tapeba e Jenipapo Kanindé, que se deslocaram de suas aldeias e vieram confraternizar com o Povo Pitaguary.

Todo o percurso no total de 2 km foi feito a base de cantos e dança. Os velhos, crianças e jovens não pararam de cantar e dançar. Ao chegar à mangueira fomos recebidos pelo Pajé Barbosa e o Cacique Daniel, que conduziram o ritual com o benzimento do local e da Mangueira e saudando a todos. Foi feito o momento de oração e todos se entregaram ao ritual.

A Mangueira Sagrada é um símbolo para nós Pitaguary, quando estamos embaixo de seus galhos é como se fossemos abraçados por ela. Sentimos toda força emanada de suas raízes, tronco e galhos, nesse momento agradecemos pelas vitórias e rezamos pelos guerreiros e guerreiras que já se foram. O Povo Pitaguary se localiza nos municípios de Maracanaú e Pacatuba. Tem uma população de 2000 mil índios e a Terra se encontra no estágio de levantamento fundiário das benfeitorias, com uma extensão de 1735 hectares.