É uma vergonha a situação do povo tupinambá hoje, sem seu territorio demarcado não temos mais direito de permanecer em seu territorio tradicional hoje nossos velhos estão morrendo nossos jovens se perdendo no mundão e a FUNAI ? Não está nem ai pra o povo o que aconteceu hoje foi mais um retrato do descaso que o governo faz para com os indios .

O que mas doi em nossos corações é saber que nessas aréas viviam pessoas que não tem condição de vida nenhuma nem lugar pra morar não tem são pessoas que viviam nas periferias da cidade de Ilheus e depois do reconhecimento do povo vieram morar dentro de nosso territorio tradicional onde fizeram retomadas e viviam plantando e vivendo a cultura tradicional do povo ..

E agora??? onde vão morar essas pessoas por que a policia tirou eles de seu territorio . Como vão viver a cultura ? Se la fora o preconceito é muito grande e agora? Como vamos ajudar nossos parentes se nem agente tem condição de vida !!!
Espero que as autoridades e o governo reflitam sobre essa situação por que desse geito só vão conhecer nós tupinambás em livros poe que agente ta se acabamdo cada vez mais .

O indio não vive sem pisar no chão, não vive sem a presença da mãe natureza pois ela é tudo para nós, não vive sem suas roças já que hoje não é possivel viver da caça e da pesca!
venho tambem pedir aos parentes que nos aponhem como poder por que estamos sofrendo e estamos se acabendo !!!

postado por : Curupaty Abaeté Tupinambá de Olivença
e-mail : curupaty@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Estamos aqui SHOQUEADOS com a triste noticia!!!!!!

    Espremos que possa ser revertido o quado em breve!!!

    Qual é o noemde desse juiz jovem?????

    Quem é ou foi a autoridade maxima que cometeu tamanha barbarie INCIVILIZADA???

    Passem o nome completo…e se possivel o email!!!!!

    EStamos aqui com os Franceses horrorizados pela situacao e iremos falr idsso no PARLAMENTO FRANCES e no EUROPEO!!!

    força!

  2. Caro parente, realmente é uma dor muito forte para nós índios quando há uma reintegração de posse em nossa terra, o que mais dói ainda é saber de tudo o que nos aconteceu de usurpação de nosso território pelos latifundiários aos olhares da Justiça brasileira e mais tarde depois querendo se recuperar dos erros brutais o Estado brasileiro lança na Constituição de 1988 nos artigos 231 e 322 leis que são verdadeiras e a própria Justiça veda os olhos para essas leis passando por cima com um rolo compressor assim também ajudando ao etnocidio indigena.
    Esse juiz que está concedendo essas reintegração se baseia em que tipo de lei? a dele como magistrado? será que ele não tem tempo de ler os nossos direitos constitucionais? ou ele é antiíndios? isso é uma vergolha internacional!!! não basta o que fizeram com a gente? com as nossa crianças? será que esse juiz nunca leu sobre a Carta de Tomé de Souza que diz ter matado tanto índio na praia de Olivença? Será que agora temos outr Tomé? se for, dessa vez temos que recorrer as Cortes internacionais como: OEA, ONU, OIT… bom parentes, o que não podemos deixar acontecer é esse juiz das leis antiíndios achar que tudo pode, temos que fazer valer os nossos direitos mesmo que a Lei diga uma coisa e a Justiça outra! esse território é de vocês e lutem por ele que a vitória contra os “nossos amigos lusos” virá!

  3. Vergonhoso demais! Fico até sem palavras,porem tenho fé que tudo ira se resolver !

    Força Guerreiros!!!!!!!!!
    Depois da noite sempre vem a claridade do dia!!!!!!
    Não a nada como um dia após o outro!

  4. E’ isso mesmo meus amigos, denuncie, qual è o nome das pessoas que permitiram esta reintegraçao de posse??? Vamos assinar todos junto uma petiçao (se fala assim? petiçao? desculpa mas as vezes misturo italiano com portugues)contra estas barbaridade, e vamos enviar este escrito assinado pra todos pra todos os Governos da Europa, Estados Unidos, Japon, Africa e em primeiro lugar para o senhor Lula. Mas gente sabe disso melhor serà.Eu sei que para mim e pessoas que nao vivem estes dramaticos momentos è muito facil falar, mas a unica maneira è divulgaçao, atravez dos jornais, do internet qualquer meio de comunicaçao. Vòu rezar a minha divinidade para que os acompanhe nesta luta certa.As forças misticas sào o que nos dào a força fisica e material.Santas palavras sào as palavras da amiga Renata: Depois da noite sempre vem a claridade do dia.
    Giuseppe

  5. e o terror continua, estou diretora da escola tupinambá de olivença.Fiquei ciente, da reintegração de posse da aldeia tucun. A incoerência do Estado é muito grande. nas aldeias onde o estado permite e mantém uma escola, reintegração de posse fere o direito constitucional que a criança tem de direito a uma educação de qualidade. pq não esperar o ano letivo acabar? seria o mínimo de respeito a estas crianças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here