Estamos todos aterrorizados!!!!

Hoje houve mais uma ação da Policia Federal com o cumprimento de Reintegração de posse no Povo Tupinambá de Olivença. Houve grande pânico na Aldeia Tucumã na Ba 001, Acuipe de Baixo, deixando a comunidade aterrorizada.

 

Os Policiais Federais chegaram as 6:00 da manha,  fortemente armados, aterrorizando os indígenas presentes, ameaçando inclusive prender menores tupinambá.

 

Foram destruídas 15 casas de alvenaria, 05 casas de madeiras, e muitas Ocas de palha. Hoje são mais de 20 famílias sem terem onde morar. Crianças, anciões e grávidas que

 não sabem onde irão morar.

 

Conversei com vários indígenas que afirmam que a polícia usou de violência moral, perguntando inclusive se eles eram realmente índios. Quem são eles para dizer quem é ou não indígena??

 

 

 

 

 

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Militante social pelos Direitos Humanos Indígenas. potyratupinamba@indiosonline.org.br Aldeia Itapoã/Ilhéus-Bahia

8 COMENTÁRIOS

  1. Lamentável ver a força do estado em beneficio ao capitalismo,destruindo casas habitadas por indigenas.Segundo reportagem os proprietários capitalistas moram em outros estados,absurdo.

  2. Entrem em contato com as Secretarias Nacional dos Direitos Humanos e da Igualdade Racial. Um país que se pretende moderno e com uma economia em pleno crescimento não pode cometer esse tipo de injustiça para com os “verdadeiros” donos. O Estado existe em si para praticar a justiça e não para preservar privilégios de parasitas grileiros que lucram com a “especulação” imobiliária.

  3. a natureza como o homem original a conheceu não existe mais na sua linhagem de ser tido como primeira Nação brasilis, onde tudo significava plenitude e abundancia hoje só imagens do caos ambiental, moral e de carater no que diz respeito ao cuidado com a Mãe Natureza, nosso solo e nossa morada e porisso é que vivemos na perplexidade do que vai acontecer daqui a pouco com todos nós que somos a base da piramide, indios, indios, indios e todos aqueles que a despeito de sermos a SEXTA economia mundial, temos o povo mais miserável que mora nas cidades que são os afrodescendentes,quilombolas, sem teto, sem roupa e sem nada e por cima os expertalhões do governo acham que o povo tem alta renda percapita, ou SEJA 622.00 REAIS que o salario minimo concedido por espertalhões do Congresso Nacional, lesadores da Nação que não respeitam a Constituição Federal, porque se houvesse rerspeito a causa tematica dos territorios indigenas estaria legal. QUANTA usura, quanta indiferença e como disse o Cacique Raoni fomos traidos pelo sistema que age com força intimidatória por liminares aprovadas por desembargadores que recebem atéeeeee 500.000,00 reais conforme noticiado na midia televisiva, atitude de raposa é surrupiar tudo à sua frente. Respeitem a Carta Magna e como ficarão os nossos parentes humilhados de toda forma, a quem mais interessa isto… apenas aos corruptos da Nação que negam ao povo o atendimento mais elementar que é a SAUDE EDUCAÇÃO AGUA LIMPA E MORADIA E ALIMENTO DIGNO…não tão especial como vivem politicos canalhas e c orruptos que roubam o povo de todas as formas. Lamento pelo povo Tupinambá de Olivença que como sempre vive sob o stress da prepotencia governamental.

  4. Quando é que nós indigenas vai viver feliz, com direito a terra, a nossa liberdade.Sofro junto com vocês parente Tupinanbá. Nós Pataxó Hãhãhãe sabe muito bem como essas policias tratam o nosso povo quando é pra tirar de nossa terra. São como leões famentos…
    Forço Tupinambá o Brasil é nosso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here