No dia 09 de abril deste ano ,estão recebendo o título de graduados 83 pr0fessores indígenas, reflexos dos esforços e da luta do Instituo Insikiran de Formação Superior Indígena. Essa é a segunda Formatura desde que iniciou-se o curso.
No Ano Passado foram formados mais de 30 alunos do mesmo curso. A colação de grau e a festa de formatura do ano passado,aconteceu na comunidade Canauanin .Onde saiu a carta de Canauanin. Que foi uma carta das comunidade onde se questionava o ensino superior pra o povo indigena.
Nesse ano a formatura acontece aqui mesmo na cidade de Boa vista. Até o inicio do mês de março,percebia a correria de alunos e o grande numero de monografias que foram defendidas .As monografias feitas pelos alunos, reflete nos acontecimentos e histórias de suas próprias comunidades.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Indígena Makuxi - Raposa Serra do Sol; Acadêmico de História; Militante de Movimentos e Organizações Indígenas: OPIRR< CIR< ODIC< APIRR "Pode até Calar um Índio, Mais a Nação se levanta para Gritar" Alex Makuxi

3 COMENTÁRIOS

  1. Bom de mais, aqui na Aldeia Caramuru os professores também “jogaram duro” nas atividades do curso de Licenciatura Intercultural indígena.
    Isso é um oportunidade que não se deve deixar para trás certo.
    temos que lutar para conquistar.

  2. Que legal ver varios parente ao mesmo tempo se formando,porque hoje em dia uma faculdade esta sendo muito dificil para se manter nela.
    Alex Makuxi vc faz história que legal,eu tambem faço história eu sou daqui do mato grosso do sul,sou terena,e nós e todos que faz uma faculdade sabe que é dificil.

  3. Sou de Fortaleza, curso Pedagogia e estou cursando uma disciplina de Educação Indigena, achei esse site incrivel e estarei apresentando esse post a todos os alunos da minha sala, Fizemos uma visita a comunidade dos índios Tapebas em Caucaia, as crianças frequentam a escola do município e ainda não se tem professores indigenas formados para ensinar as crianças e adultos. Ao ler que 80 alunos estão se formando, acredito que o futuro será melhor para todos. Parabéns pela conquista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here