Desde segunda feira 14 de abril a sábado 19 de abril Maceió viveu um encontrou com suas raízes. “Masseyo” recebeu no Memorial a República uma instalação de 22 fotografias feitas pelos próprios Kariri-Xocó, um computador com um power point feito por Ayra Kariri-Xocó com ajuda da Solange, um computador conectado pronto para a navegação para este site: www.indiosonline.org.br que atingiu seu recorde histórico de mais de 5.000 visitas por dia durante cada dia da semana, chegando quase a 6.000 visitas no dia 17 de abril, numa media diária de 1,5GB de informação indígena lida por dia.

O vídeo: “Toré=Som Sagrado” foi lançado na própria aldeia dos Kariri-Xocó no sábado 12 de abril, com a presencia da comunidade.

O pajé bateu palmas e discurso: Estou muito feliz com o resultado do vídeo, ele esta muito bem feito e pode ser exibido…

O vídeo foi exibido na TV Assembléia de Alagoas, nas escolas do CEPA e no próprio Memorial.

Sete foram as escolas escolhidas para serem visitadas pelos índios, numa media de 1.000 alunos por escola juntando os dois turnos. Os indígenas visitaram sala a sala e dialogaram com os professores e alunos…

Soyré de 62 anos se apresentou com um puxador de Toré…

Ayra de 50 anos como curador…

Nhenety, guardião das tradições e contador de historia…

Kayanã, Mar e Mata, pescador e caçador…

Tchayne, estrela…

e Yonayrá, flor…

Todos eles semearam a consciência planetária da união.

O sábado 19 foi marcado pelas apresentações de Toré, outros Kariri-Xocó que estavam em Maceió se somaram a roda para os festejos, agradecendo ao BNB e a SECULT e principalmente festejando as vitórias dos índios e buscando aliados para as muitas batalhas que ainda enfrentam.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo belo e grande trabalho feito em “Masseyo”. As fotos estão legais!

    Eu gostaria muito de adquirir um video do Toré e o CD. Pois esse material é importante no meu esforço de abrir espaços para divulgar a cultura Kariri Xocó aqui em São Paulo. Então, por favor, incluam-me na lista de interessados.

    Aguardo informações.

    Um abraço.

  2. Lindo, trabalho!
    Parabénssss…tbm tenho interesse no filme!

    Sebastian….ainda quero o curta feito por vc em Tupinambá…lembra?

    Valeu…bjs a todos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here