Ao longo da història Pankararu, existiram grandes guerreiros e guerreiras, e uma delas é Quitéria Maria de Jesus, conhecida como Quitéria Binga. Começou a sua luta, para alcançar melhorias em seu povo, desde seus 40 anos, e depois de varias viagens, a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), conseguiu com grande êxito, a verba para construção de um tear, na aldeia Saco dos Barros. Que beneficiou diretamente, naquela época, dez famílias, e indiretamente mais de cinqüenta famílias, que produziam e vendiam as suas redes fabricados no tear. Quitéria Binga, também conseguiu a construção de uma Creche, e um Posto Médico na Aldeia Saco dos Barros.

Todos esses benefícios que Quitéria Binga levou para seu povo, foram frutos de exaustivas viagens a Funai, mais Quitéria Binga nunca desistiu de alcançar seus objetivos, e nem um derrame cerébral, conseguiu conter, essa grande guerreira Pankararu. E hoje Quitéria Binga, com seus 65 anos, ainda luta pelos direitos e benefícios de seu povo.
A história dessa grande guerreira Pankararu, encorajou e encoraja, vários Pankararu, e se hoje o povo Pankararu é um povo guerreiro, é graças a sabedoria e a valentia, de Quitéria Binga.
Que nunca se intimidou, com os carcarás, do poder público, e nem com ameaças de invasores, das terras de seu povo. Por isso, Quitéria Binga é um exemplo a ser seguido, e se nosso pai Santsé e a força encantada permitir, o povo Pankararu, terá outras Quitéria Binga, para lutar pelos direitos e benefícios para Pankararu.

Solange Monteiro dos Santos

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here