http://www.vimeo.com/28597529

O filme de longa metragem Sagrada Terra Especulada – A Luta contra o Setor Noroeste narra um período de lutas contra o bairro de alto luxo arquitetado pela especulação imobiliária do Distrito Federal. Vale lembrar que o projeto do Setor Noroeste foi dado de presente ao Governo do Distrito Federal por nada mais nada menos que a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal – ADEMI-DF.

Tendo como enfoque a resistência realizada na Reserva Indígena Santuário dos Pajés, o filme afirma o direito indígena e traça a ação da mídia, políticos, empresários, especuladores e burocratas: todos a serviço do lucro e da segregação. O blefe da sustentabilidade também é apresentado como agregador de valor e explorado cínicamente em campanhas publicitárias sem escrúpulos. De outro lado, o documentário mostra a ação de movimentos populares em uma incansável e também vitoriosa luta pela preservação do santuário e respeito a natureza.

Narrado pelo rapper GOG, e realizado colaborativamente, sem nem um tipo de apoio institucional ou patrocínio, o documentário pode ser assistido e distribuído gratuitamente.

Sabendo que os meios de comunicação empresariais não terão o mínimo interesse de veicular essa obra que apresenta seu envolvimento direto com as falcatruas do poder político e econômico do Distrito Federal, o Centro de Mídia Independente do DF está organizando um cronograma de exibições públicas do filme por todo o DF. Caso você queira exibir o filme em sua comunidade, na sua organização, no seu bairro, para onde quer que seja, entre em contato pelo email sagradaterraespeculada@riseup.net.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Indígena Makuxi - Raposa Serra do Sol; Acadêmico de História; Militante de Movimentos e Organizações Indígenas: OPIRR< CIR< ODIC< APIRR "Pode até Calar um Índio, Mais a Nação se levanta para Gritar" Alex Makuxi

1 COMENTÁRIO

  1. Conheci lideranças Makuxi no COLE, na UNICAMP em 2005.
    Gostaria de manter contato com professores indígenas.
    Sou professora de História.
    Moro em Pedreira, próximo de Campinas-SP
    Abraços
    Maria Luiza Lazarin
    malulazarin@uol.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here