III – ENCONTRO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO POVO PANKARARU

a5

Á Central de Organização das Escolas Pública do Povo Pankararu – COEPP, realiza o III – Encontro das Escolas Públicas de Pankararu.
Hoje dia 30 de outubro de 2014, está sendo realizado neste exato momento na Escola Pankararus, situada na Aldeia Saco dos Barros no município de Jatobá o lll – Encontro das Escolas Pública do Povo Pankararu.

a1

Contamos com a presença dos nossos representantes legais dos órgãos: FUNAI o CLT Senhor Xavante, o Cacique Pedro Monteiro da Luz, o Coordenador Geral da COEPP: José da Cruz Santos, Museu Escola: Maria Nazaré dos Santos, Representante da COPIPE: Rita de Cássia, Representante da GRE Floresta, representante do SESAI: a Senhora Rosália Ramos Andrade, Representante do Município de Jatobá e Guerreira Pankararu a Senhorita: Elisa Urbano Ramos, Maria Patrícia dos Santos, Adriana, Diógena, Alunos do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena o qual estou inserido na UFPE/Campus Agreste de Caruaru, Muitos Guerreiros de várias lutas: Gustavo Barbosa, Creuza Tomaz, Sarapó Pankararu, Professores (as), Coordenadores(as), Funcionários (as), Comunidade e Alunos.

a2

Vários temas estão sendo abordados: Educação, Saúde e Terra, são os principais assuntos em destaque, por que se faz necessário o povo tomar conhecimento dos graves problemas que estamos enfrentando ao longo dos 514 anos de resistência, desde a época dos colonizadores, Européia, Império e hoje o Governo Federal.

a3

Então se faz necessário, parar e pensar, após fazer uma reflexão que o Território Pankararu é um legado de pertencimento de todos nós, então todos nós temos o direito a terra, a Saúde e a Educação, Está escrito no Estatuto do Índio, na Constituição Federal. Portanto não devemos abrir mão dos nossos direitos, devemos nos unir, reconhecendo que a violência só gera violência, para os errados, existe o concerto, para a mentira existe a verdade, para o fracasso existe a fortaleza e assim sucessivamente. Será que só um pedido de Perdão ou desculpas da Igreja Católica, pelos maus praticados a nós Povos Indígenas irá resolver nossos problemas?

a4

Hoje a função dos nossos órgãos que nos tutora é querer ingressar nós a sociedade civilizada, esquecendo dos nossos costumes tradicionais, nos torturando, através de Projetos de Emenda Constitucional (PECS) que rolam no Congresso Nacional.
Miguel Pankararu/UFPE/2014

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here