Através da luta do povo pankararu e apoio da secretaria de educação, nós Pankararu juntamente com equipe da UEEI (com a presença de Coordenador geral,coordenador pedagógicos e professores responsáveis), estamos trabalhando no livro do povo. O livro tem como objetivo contar, descrever e registrar a nossa história cultural,religiosa e tradicional do nosso jeito.
Buscamos relatar a verdadeira historia do nosso povo levantando informações do passado e presente, afirmando a assim nossa cultura.O livro será utilizado como material didático, que será usado pelos professores indígenas e não indígenas e nas escolas Estaduais. Para concretizá-lo,buscamos conhecimentos com nossos ansiões, nossas lideranças, Caciques, Pajé, curumins, adultos e comunidade em geral, para fortalecer a nossa identidade e a Educação especifica e diferenciada.O livro tem a nossa cara, o nosso jeito de viver, de ser, a nossa visão de mundo e os nossos patrimônios culturais; os textos serão acompanhados com desenhos e fotografias. Temos como desejo finalizá-lo no final do ano de 2012.
Esta matéria foi publicada originalmente na Rede Índios on Line - www.indiosonline.net
Maravilha,que legal estamos empenhados de corpo e alma afinal o livro tem nossa cara, nosso jeito de ser e de viver, vamos caminhar com nossas próprias pernas sem precisar ser estrangulados, por uma ditadura municipal que por trás nunca fomos vistos como municipais e sim, como ver verdadeiros bichos do mato que só serve para eleger inimigos com o nosso próprio voto.
Maravilha: Que legal!!! Estamos empenhados de corpo e alma afinal o livro tem nossa cara, nosso jeito de ser e de viver, vamos caminhar com nossas próprias pernas sem precisar ser estrangulados, por uma ditadura municipal que por trás nunca fomos vistos como munícipes e sim, como verdadeiros bichos do mato que só serve para eleger inimigos com o nosso próprio voto.Parabenizo a todos irmãos de outras etnias pelo apoio,respeito e consideração a quem está envolvido na luta por um material didático selecionado, fotografado, contado e escrito do nosso jeito. Miguel Pankararu.
Como podemos ter acesso ao livro de vocês e PARABÉNS pela iniciativa.
Para o site indios on line!
Fiquei muito feliz de ver que os -as Pankararu vão escrever contando sua história.Quero lembrar a voces que aqui em Minas tem muito da história Pankararu desde a vinda pra Minas do Seo Antonio Ventania e familiares.Hojetem uma aldeia Pankararu e patxó no Vale do Jequitinhonha.
Pois bem estou participando da equipe de apoio da Comisssão da Verdade onde estamos resgatando a história da violencia contra os povos indígenas durante a ditadura militar e da qual foi alvo o povo Pankararu entre varios outros.
Com admiração!
Geralda
Como podemos ter acesso ao livro de voces para esta aldeia que se chama Cinta Vermelja-Jundiba?