Segunda feira 6 de outubro.
Liceu Saint Exupéry (Um colegio onde se estuda MECANICA e fica de lado da fabrica RENAULT):

O professor de Historia apresenta os índios… Começa falando BOM DIA e mostra como a raiz comum das línguas latim… se parece com francês: BOM JOUR….. CHABATZ… DÈNTRAR… BIENVENEU…. Faz uma pequena presentação sobre a historia da França e suas colonizações… Sobre a historia do homem na faz da terra… As distintas teoria de migrações… Aantigamente o mundo era um pedaço de terra único…. Todos nos estávamos unidos… tínhamos só uma língua…depois as terras se separaram e cada um inventou sua língua…..
Os Romanos nos invadiram…. guerras que aconteceram aqui mesmo em Limoge…. Essa mistura… latim… Romano clássicos e outros condimentos fizeram a língua OCCITANE…. Depois veio a invasão BARBARA (árabes) e daí veio a língua francesa.

Daí ele passa o bastão da fala para chantal da MDH.

Em 2005 temos começando a trabalhar com uma delegação de índios que vieram no Ano de Brasil na Franca… Solidariedade Internacional foi a forma que encontramos de apoiar a causa dos indígenas. Daí demandamos nos o que poderíamos fazer para apoiar os índios…. Então nos foi apontado a necessidade dos Pataxo Hahhae…22 índios assassinados….. E então fizemos um campanha da paz…. Os índios saírem de sua aldeia para mostrarse como índios… contar sua historia… lutar contra a descriminação…mudar a mentalidade da colonização que acha que os índios tem uma mentalidade inferior….Isso foi em 2006….visitamos muitas escolas, dialogamos com autoridades…. Mantemos contato com as comunidades indígenas dando apoio… compreendendo sua luta e buscando a forma de fortalece-os. Sabemos que embora a constituição de 1988 reconhece os direitos indígenas….ate o momento a realidade não é nada favorável…. Temos algumas vitórias..por exemplo agora os Hahhahae conseguiram depois de 26 anos de lutas reconhecer seu território…..Então agora esta,mos num segundo microprojeto…..5 semanas de Campanha de paz….encontrar todos os tipos de publico…para fazer conhecer sua realidade….. 1) Que existem índios em todo Brasil e não so na Amazônia…. 2) Visitamos Associações.. 3) Encontramos políticos para que nos ajudem ana pressão internacional para fazer valer seus direitos.
Estamos agora nos preparando para visitar um grupo de trabalhão da Comunidade Europea… Num grupo de trabalho sobre as mudanças climáticas…… Conta sobre todos os lugares da Tournée e passa o bastão da fala para Yakuy:

Bom dia eu Sou Yakuy Tupinambá do Povo Tupinambá de Olivença do Sul de Estado da BA…Gostaria de falar mais frances para interagir melhor… Mas temos um tradutor maravilhoso… Estava observando a explicação do professor e pensei que a nossa historia poderia se pensar um pouco parecida a de vocês…. Nosso processo foi de colonização… GENOCIDA…Foram mais de 80.000.000 no território de América…No que equivaleria a Brasil..14.000.000 ….Sabemos que nenhum cultura vive isolada, mas a forma dessa invasão a caracteriza como o maior ETNOCIDIO da historia. Os povos indígenas perdemos nosso território…..Algum temos o direito de permanecer no território que eles nos demarcam….Essas áreas demarcadas se tornam um Campo DE CONCENTRACAO DE GUERRA – chamados de Reservas…… Somos prisioneiros de Guerra… Nessas reservas continuam as praticas de genocídio e etnocidio… através da FOME implantada… Rompem com nosso jeito nômade nos forçando a ser sedentários… Políticas de governo… de ACULTURAMENTO

Hoje temos a consciência de lutar mo só por nos, mas pelo Planeta e muitas vezes por isso saímos de nosso território para visitar outras pessoas. Estamos muito preocupados com a Crises ambiental. Temos uma relação com a Natureza como de MAE… Nos sabemos do sofrimento do Planeta há muito tempo….As estações do Ano esta mudadas….Cada vez que plantamos sentimos o impacto das mudanças climáticas…Maior seca…Maior calor..Inundações… Os fenômenos naturais estão cada vez mais violentos…..Os PINGUINS da Patagônia chegaram ate o Nordeste este ano. Não precisamos da fala dos cientistas… Nos vemos e sofremos esses câmbios climáticos cada dia. É responsabilidade de todos os seres humanos de cuidar de nossa casa…de nossso Planeta.
Pesquisas já foram feitas comparando Reservas Indígenas e Áreas de Proteção Natural e ficou demostrado que nas Reservas indígenas..onde tem o Guardião da Floresta – Os índios – a Natureza estava muito melhor preservada.

Então com o apoio da Região de LIMOUSIN, MDH, MinC, THYDEWAS, estamos fazendo esta campanha para que todos juntos possamos garantir nossa existência e as das futuras gerações.
Esse sistema que chamamos de CAPITALISMO selvagem vem destruindo nossa essência…nos individualizando..deixando de pensar no coletivo. Impede o homem de pensar. Nas escolas tem uma educação onde não se valoriza o pensar, mas sem de preparar maquinas para o mercado de trabalho..Produzir e consumir e isso vem afetando nossa morada, nosso Planeta. É importante que cada um relembre do amor… que foi trocado pelo dinheiro… E valores como respeito e confiança necessárias para viermos harmoniosamente… No só no grupo familiar mas na grande família…Todos temos saberes e somos doutores nas nossas áreas de conhecimentos…E cada um pode contribuir , ninguém é dono da verdade absoluta….. Com esses pensamentos voces jovem precisam refletir e escrevermos juntos uma nova historia.
Merci!
Passa o bastão para Ayra:
BONJOUR….. Me desculpem porque só aprendi essa palavra… Estamos aqui para nos comunicar com vocês e partilhar um pouco de nossa realidade no Brasil. Eu sou uma espécie de pajé da minha aldeia…que tem 2600 índios..onde há muita crianças… E nos queremos uma vida melhor para nossas crianças… Nossas terras são muitas pequenas para nos alimentar…Temos mais terra mas estao nas mãos de fazendeiros (latifundiários)…que mesmo sabendo que a terra é nossa não podemos procurar muito porque a qualquer momento podemos ser assassinados….Queremos fazer uma Ponte com vocês para que nos ajudem…Estamos pedindo para poder sobreviver… Nos queremos a Terra não para comerciar mas para plantar e para todos termos um ar melhor. Nos não temos o pensamento de desmatar…de plantar capim para criar gado e ganhar dinheiro…. Nos vivemos da agricultura..plantando milho, feijão, arroz e batata doce e mandioca. Hoje as melhores terras ficaram com os latifundiários..com os políticos….Nos queremos que vocês divulguem que nos conheceram…Entrar no nosso portal e fazer comentários… Saibam que esse comentário provocara aos políticos brasileiros ter vergonha e devolver nossas terras…. Eles sabem tudo mas não tomam providencias porque não querem..Os fazendeiros são amigos dos políticos… Ainda sofremos muito de preconceito..Agente fica grato de ver como aqui somos bem recebidos e respeitados…..Ë muito gratificante sentir a atenção de vocês nos dão. Ainda com o sofrimento que agente passa tivesse pelo menos a atenção que vocês nos dão seria bem melhor..Quando um índio é assassinado…ninguém se importa…Somos como um cachorro. Passem para seus pais….passem para seus conhecidos sobre nossa realidade e é assim que poderemos avançar!
Passo o bastão meu parente Atia:

Eu sou Atia Pankararu, representante de meu povo, só também um espécie de pajé…represento meu povo na luta por uma melhor saúde e educação..temos mais de 14000 hectares de terras….mas a grande maioria esta na mão dos fazendeiros…Vivemos da agricultura e do artesanato.
Nossa educação é diferenciada… temos os índios como nossos mesmos professores. O governo federal da material didático….mas nos acrescentamos nossa historia, nossa cultura.

A saúde também tem 50% de profissionais indígenas hoje trabalhando.
Estamos hoje em retomada a margem do rio são Francisco. Tem uma Usina Hidroelétrica do Governo Federal invadindo nosso território. E então atualmente quase que não temos conexão com o rio porque nos foi roubado esse ponto importante para nossa cultura. A Usina não indenizou nada…nada fez pelos Pankararu. Ate eles querem que agente pague energia embora esteja tudo dentro de nossa terra.

A luta dos índios do Nordeste é essa… buscar parceria…
Divulgando… Sensibilizando… Buscando nossa terra… porque sem a terra não podemos ter uma saúde ou uma cultura melhor. A luta nossa é pela Terra… para nos preservar..para ter nossas ervas medicinais..nossas frutas nativas..e fazer uma agricultura natural. Nos aqui somos parte da THYDEWAS nossa ONG que, por exemplo, temos colocado internet em 11 povos… temos nosso portal para colocar nossas noticias..para resgatar nossas historia..divulgar nossa realidades. Agente faz nossa reivindicação porque não chega nossa merenda escolar… não chega nosso remédio e daí agente bota na internet para o mundo saber do respeito.

Agente já tem uma mistura..branco e negros….mas nos temos nossa cultura muito forte e sempre estamos aprendendo mais de nossos direitos para podemos assim garantir uma vida mais digna para nosso povo. E peço a vocês continuar a contribuir… através das trocas culturais… Ë gratificante ensinar e aprender com vocês…. Lá na minha aldeia temos muita fruta se perdendo… muita mesmo e não temos nenhum caminhão para transportar….Se alguém conhecer o chefe da RENAULT gostaríamos pedir um caminhão…E convidamos vocês vir para nossa nação!

Ayra: Já fui em Pankararu e me deu lastima ver como os índios morrem de fome e as frutas apodrecem na aldeia porque não há um médio de transporte.

Professores:

Agradeço pela intervenção de vocês. Podemos sim pensarmos juntos a ter um projeto internacional de intercambio…pensar como fazer junto com vocês alguma ação… Vamos passar o bastão da fala para os estudantes:

1) Poderiam apresentar seus objetos
Ayra: MARACÁ…. Cocar…Cachimbo…Lanza..Arco e flecha….Colar….e explica o sentido de cada coisa….e que atualmente se vende artesanato para sobreviver….

2) Vocês vivem em casas modernas ou tradicionais?
Hoje por causa do barbeiro que se procriava facilmente na palha…hoje temos muitas casas de tijolos…. Mas la na mata quando fazemos nosso ritual não temos eletricidade ou água encanada…dormimos com os animais.
Atia: Em Pankararu também temos nosso ritual… Temos nossas OCAs e fazemos os quatro fogos.
Yakuy: No Brasil existe 240 povos e mais de 180 línguas…..Temos povos chamados isolados e tem a realidade do nordeste brasileiro onde muito já começam a ter casas de tijolos. Nos Tupinambá somos mais de 7000 indígenas…..tem aqueles com casas de tijolos,,,,outros de palha..outros só um plástico outros nem casa tem.

3) As crianças de vocês vão na escola?
Atia: Como eu já falei nos temos uma Escola diferencia… Na minha nação temos mais de 1000 crianças que estudam na escola dentro nossa própria aldeia. E outros..já da idade de vocês (15 anos…) tem que sair nas cidades para estudar!

4) Porque os cocar de vocês são diferentes?
Ayra: Cada cocar representa o que nos somos.
Atia: Para mim representa a proteção de nossos Deuses.

5) E seu colar?
Ayra: este colar é de dentes de Javali e da coluna da cobra salamanta…. que é a pior cobra venenosa.
Yakuy: quando vocês usam brincos… correntes..para se identificar.. se embelezar..para ser aceitos…assim nos também temos nossos adereços que nos identificam e que nos relações… que tem uma razão de ser. A nossa pintura tem seu sentido..A única diferencia é que nos usamos coisas que nos mesmos fazemos com coisas da nossa Natureza e vocês usam coisas industrializadas.
Ayra: Você gastar muito dinheiro para colocar um PIRCE para pintar um Cabelo..e nos fazemos esse embelezamento naturalmente.

6) Porque vocês são chamados de Índios? E porque Brasil se chama Brasil?
Yakuy: Por causa da Historia…..que no nosso caso…Cabral – um português – que invadio nosso território..quando ela saia do Portugal ele ia para as INDIAS….e por isso que ficamos com esse nome… Mas não é um nome muito bom porque carrega muita conotação ruim. O correto seria nos chamar Pankararu…. Kariri-Xoco…
Tupinamba ou ate povos autóctones ou primeiros habitantes.
O Nome Brasil é por causa da arvore que eles exploravam!!!! Uma arvore muito valioso chamado PAU BRASIL….que os colonizadores gostavam muito de roubar.

7) Qual é a religião de vocês?
Ayra: Agente respeita todas as religiões… E nos temos nosso próprio ritual.
Atia: Nos temos dentro de nos nossa cultural, nosso ritual forte, temos nossa creencas nossas coisas sagradas.
Yakuy: como qualquer civilização temos nossos valores..nossa ética..nossa moral….Nos somos espiritualistas…Se é que temos uma Igreja católica na nossa aldeias é porque nos impuseram. Mas é nossa relação espiritual que nos sustenta e hoje infelizmente alem de católicos há também protestantes querendo mudar nossa vida do jeito que eles pensam que agente deveria viver. Ao contrario deles que não respeitas nossas tradição…Nos respeitamos todas..inclusive aquela que nos impuseram!

Agradecemos a internet que nos permitiu hoje estar aqui..ao MDH…MinC…a o Conselho de LIMOUSIN e a THYDEWAS. Queremos autonomia e não queremos ser escravos…Queremos liberdade e felicidade…de todos..queremos viver no coletivo e não tornarmos individualismo.

O professor agradece especialmente pela excelente manha que passamos juntos e por todo o que partilhamos.

——————–

No domingo tínhamos participado numa feira LIMOUSIN com um stand e uma palestra… conversando diretamente com mais de 500 pessoas.

E jantamos na casa da familia de nosso amigo e parcerio Guilaume Bertrand.

——————

Sábado fizemos um Encontro com os 25 aderentes da Associação MDH e jantamos juntos.

LEIA as outras matérias sobre a TURNEE

1 e 2 dia na FRANCA

CHEGAMOS NA FRANCA

Europa: TERRA A VISTA!

29 de setembro na FRANCA

Aliança França-Indios do Nordeste

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nous avons été vraiment heureux de rencontrer la délégation Leur vision du monde et leur caractère chaleureux nous a mis du baume dans le coeur Leurs interventions ont été enregistrées et feront l’objet d’une diffusion sur la web radio liée au FSI.un petit extrait est d’ores et déjà accessible avec le lien suivant
    Merci à tous et à bientôt.Muy obligado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here