Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI
Título Conteúdo Notícia – 17/03/2011

Lideranças Guajajara e Pankararu entregam reivindicações

Técnicos da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) receberam ontem (16), a visita de representantes das etnias Pankararu (Pernambuco) e Guajajara (Maranhão), que vieram em busca de melhoras no atendimento a saúde prestado a ambas as etnias.

A Diretora do Departamento de Atenção a Saúde Indígena (Dasi), Irânia Marques, destacou a importância do encontro, por trazer reivindicações que vem direto das aldeias. “Um dos objetivos da Sesai é humanizar o atendimento oferecido aos indígenas, e estes relatos ajudam a nos mostrar o que se passa de fato dentro das aldeias”.

José Lopes Guajajara, cacique da aldeia Ipú, localizada no município de Grajaú, no Maranhão, pediu que os técnicos da secretaria fossem até a sua aldeia para verificar de perto a realidade vivida. Segundo o cacique, essa visita ajudaria na reestruturação dos serviços de saúde na localidade. “Só da minha família são mais de 120 pessoas. Estamos aqui em Brasília para garantir que o atendimento chegue até a minha aldeia da forma correta”.

Irânia pediu ao cacique que o mesmo atue como interlocutor no local. “No momento a Sesai está montando equipes para fazer esse tipo de visita, para verificar a realidade das comunidades. Só dessa forma conseguiremos organizar as equipes corretamente nos distritos e nos pólos. O cacique pode nos ajudar a organizar o atendimento na sua aldeia”.

Pólo base Pankararu

Lafaete José da Silva, Presidente da União da Juventude Pankararu (UJP), trouxe documentos para justificar a permanência do pólo base Pankararu, em Pernambuco. “Não é verdade que queremos a mudança do pólo base para a cidade. Este pólo é uma conquista do povo Pankararu e ele deve continuar onde está, junto a comunidade indígena”.

Irânia lembrou aos representantes que as demandas serão encaminhadas ao Secretário da Sesai, Antônio Alves de Souza, para os devidos encaminhamentos. “A saúde indígena é prioridade no Ministério da Saúde. Vamos anotar essas demandas, encaminhá-las ao nosso planejamento estratégico para podermos resolvê-las da melhor forma possível”.

disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios – Bloco G – Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Transparência Pública Verifique a Acessibilidade

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns Lafaete, e estamos na luta, não parou por aqui, chega de descaso, nosso povo vem sofrendo ha anos enquanto seus senhores que se dizem coordenadores do pólo Base Pankararu , vem se beneficiando,investindo numa política em beneficio próprio, vamos dizer chega aos mandos e desmandos desse povo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here