Depois de 506 anos, alguns Povos indígenas foram obrigados a deixar suas Aldeias, na verdade os índios foram expulsos pelo homem branco, que quiseram escravizá-los, desmatando toda beleza que ali existia. Assim, os índios fora de suas Aldeias, já não podiam praticar seus costumes, cultura, crenças e tradições. As vezes não podia se identificar como índios, pois correria o risco de serem mortos.
O tempo foi passando, e a cultura indígena cada dia que se passava estava sendo acabada aos poucos, mas antes que se acabasse por inteiro, veio a resistência de um povo que não aceita a derrota de mãos abertas. Foi ai que esse povo percebeu que os índios não vivem em cidade, e sim na sua terra de origem, de onde ele foi tradicionalmente educado com o seu povo, praticando seus costumes.
Esse povo ainda resiste a muitos massacres, pois até hoje o índio vem lutando para reconquistar seu território, e assim poder educar seus filhos de acordo com a sua cultura, que foi quase extinta. Hoje estamos levantando a Aldeia, pois quando o índio nasce ele já sai com o extinto de guerreiro, pois tem participação na luta pela terra, e assim aprendendo o que é bom ou ruim pra se próprio, hoje podemos dizer que nossa Aldeia estar se levantando, pois todos praticam suas culturas, como pinturas corporais, confecções de adornos (trajes) tanga, maracá, colares, cocar e outros como artesanatos em geral, também praticamos nossos rituais, que são nossos tehés e cânticos, e agora resgatando nosso idioma.

Praticamos nossa cultura.
Pratique a sua também.

Itohã Pataxó ( Edmar Batista de Souza)
itohapataxo@hotmail.com