Depois de 506 anos, alguns Povos indígenas foram obrigados a deixar suas Aldeias, na verdade os índios foram expulsos pelo homem branco, que quiseram escravizá-los, desmatando toda beleza que ali existia. Assim, os índios fora de suas Aldeias, já não podiam praticar seus costumes, cultura, crenças e tradições. As vezes não podia se identificar como índios, pois correria o risco de serem mortos.
O tempo foi passando, e a cultura indígena cada dia que se passava estava sendo acabada aos poucos, mas antes que se acabasse por inteiro, veio a resistência de um povo que não aceita a derrota de mãos abertas. Foi ai que esse povo percebeu que os índios não vivem em cidade, e sim na sua terra de origem, de onde ele foi tradicionalmente educado com o seu povo, praticando seus costumes.
Esse povo ainda resiste a muitos massacres, pois até hoje o índio vem lutando para reconquistar seu território, e assim poder educar seus filhos de acordo com a sua cultura, que foi quase extinta. Hoje estamos levantando a Aldeia, pois quando o índio nasce ele já sai com o extinto de guerreiro, pois tem participação na luta pela terra, e assim aprendendo o que é bom ou ruim pra se próprio, hoje podemos dizer que nossa Aldeia estar se levantando, pois todos praticam suas culturas, como pinturas corporais, confecções de adornos (trajes) tanga, maracá, colares, cocar e outros como artesanatos em geral, também praticamos nossos rituais, que são nossos tehés e cânticos, e agora resgatando nosso idioma.

Praticamos nossa cultura.
Pratique a sua também.

Itohã Pataxó ( Edmar Batista de Souza)
itohapataxo@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. olha parente está muito bonito fala da nossa cultura pois vc fala das cultura de todas aldeia valeu por luta pelas educaçoã indigena e tudos nosso parente!
    beijo da parente tupinambá
    mara.

  2. Itohã, gostaria de parabenizá-lo!!
    A sua matéria expressa todo desejo e toda nossa força, dos índios do Brasil, do mundo… praticando nossos direitos e deveres estamos contribuindo para fortalecer ainda mais nossa cultura e nosso valor!

    Vamos sempre seguindo em frente!!
    Um abraço,
    Luana Bárbara Pankararu

  3. parabens, Itohã
    quando vc aborda esse assunto vc nao diz respeito somente seu povo mas todos os povos indigenas pois temos isso em comum.E nos estamos sempre lutando pelos nossos ideais e conquistas indigenas… Com isso estamos fortalecendo nossa cultura, ainda mais a gente que é jovem,juntos fortalecendo a naçao indigena . bjo da parente ,leila Pataxó- MG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here