No dia 13 de abril de 2007 será lançado o primeiro livro feito pelos Pataxó Hã hã hãe Índios na Visão dos Índios . O lançamento acontecerá na Aldeia Caramuru Paraguaçu no colégio Estadual da Aldeia Indígena Caramuru que conta com a participação especial da comunidade, alunos e professores da aldeia e a Ong THYDEWAS. Também com a participação dos estudantes do colégio da cidade de Pau Brasil.

Pra nós este livro é muito importante porque as historia contada pelo próprio nosso povo vai servir de aprendizado para nossos jovens e crianças, alem de bons efeitos que vai surtir para o fortalecimento da nossa cultura que vamos aprender bastante lendo o livro e passando para os nossos jovens, criança nas salas de aula.

Também queremos passar o livro para os não índios para que conheça um pouco da nossa historia, e o modo de vida cultural que vivemos na nossa aldeia, porque todo o índio tem a sua historia como o todo seja ela triste ou feliz.

Pois queremos que pessoas compreendam a situação que índios vêm passando para resgatar o seu território, com a leitura deste livro acreditamos que as pessoas vão entender a causa indígena que o índios merecem respeito como todo cidadão.

Aqui vai a datas do lançamento do livro Pataxó Hãhãhãe

EVENTOS:

-13/04 (sexta) Lançamento do livro dentro da Comunidade Indígena no Colégio Estadual da Aldeia Indígena Caramuru
-13 à 22/04 8° Bienal do livro da Bahia (Salvador) – Stand da Câmara Baiana de Livros
-16/04 (Segunda) Lançamento no Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães (CELEM) de Pau Brasil – Ba
-17 /04 (Terça) Debate e Lançamento do Livro na Câmara de Vereadores de Pau Brasil com Professores, Diretores e Coordenadores da Rede Municipal de ensino.
-18/04 (Quarta) Lançamento na Facsul (Faculdade do Sul da Bahia) em Itabuna.
-19/04 (Quinta) Lançamento na 8º Bienal do Livro de Salavdor
-21/04 (Sábado) Mesa redonda na Bienal do Livro em Salvador – Tema: Índios na Era Digital

YONANA PATAXÓ Hãhãhãe

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. vc está parabéns yonana
    é muito bom fala um pouco da nossa aldeia para as pessoas que todos vc estão de parabéns, pois nós tupinambá de olivença estamos muito feliz pois isso que tupã te abrençoes.
    PARABÉNS YONANA BEIJOS PARA TODOS VCS!

  2. vc está parabéns yonana
    é muito bom fala um pouco da nossa aldeia para as pessoas que todos vc estão de parabéns, pois nós tupinambá de olivença estamos muito feliz pois isso que tupã te abrençoes.
    PARABÉNS YONANA BEIJOS PARA TODOS VCS!

  3. Um novo grande caminho se descobre quando nós mesmos falamos de nós. Barabéns a todos os Parentes PATAXÓ Hãhãhãe. Um abraço do Profº Gabriel Pataxó – Aldeia Pataxó Juerana. SUCESSOS!!!!!

  4. Um novo grande caminho se descobre quando nós mesmos falamos de nós. Parabéns a todos os Parentes PATAXÓ Hãhãhãe. Um abraço do Profº Gabriel Pataxó – Aldeia Pataxó Juerana. SUCESSOS!!!!!

  5. vc está parabéns yonana
    é muito bom fala um pouco da nossa aldeia para as pessoas que todos vc estão de parabéns, pois nós tupinambá de olivença estamos muito feliz pois isso que tupã te abrençoes.
    PARABÉNS YONANA BEIJOS PARA TODOS VCS!

  6. vc está parabéns yonana
    é muito bom fala um pouco da nossa aldeia para as pessoas que todos vc estão de parabéns, pois nós tupinambá de olivença estamos muito feliz pois isso que tupã te abrençoes.
    PARABÉNS YONANA BEIJOS PARA TODOS VCS!

  7. Primeiramente, gostaria de parabenizar todo povo Pataxó Hã Hã Hae,pela iniciativa do livro a ser lançado, que tenho certeza fortificará mais ainda a luta de vocês pela reconquista das terras , e fortalecerá ainda a mais a cultura.Não sou indígena, porem sou um estudioso e admirador da causa indígena.Gostaria de adquirir este livro, uma vez que possuo todos os outros, dos outros povos, peço me indicarem o preço, a forma de pagamento, e etc. Um abraço a todos , e não desistam nunca, esta terra que vocês tanto lutam será de vocês, ou melhor sempre foi, e voltará a ser, acreditem! Força! Aguardo a resposta.

    Wagner Rodrigues Matheus
    Rua Professor Reinaldo Porchat nº 51- Marapé
    Santos – SP

  8. ok!!! fico muito grata a todos pela força.
    Estarei publicando mais materia sobre o lançamento do livro.
    por favor acompanhem no site.

    uma abraço a todos.

    YONANA

  9. PARABENS AO POVO PATAXÓ HA HA HAE PELA INICIATIVA DE PUBLICA O LIVRO, E UMA OTIMA OPORTUNIDADE PARA MOSTRA NOSSAS HISTORIA PARA TODOS OS NÃO INDIOS QUE NOS INDIOS NÃO SOMOS COMO ELES PESSAM. E tambem para fotalecer nossa cultura.

  10. é com muito orgulho que parabenizo aos meus parantes por essa grande vitoria….e que essa seja mais uma de tantas outras q virao…
    parabens arentes e pq nao vir lançaro livro aki em minas tbm…

  11. Moro em Eunápolis e participei em maio/2007 do I Congresso Nacional de Educação Superior Indígena em Porto Seguro e fiquei muito encantada com nosso indios pela luta em busca da educação. Agora que tomei conhecimento da publicação do livro (Indios na Visão dos Indios-Pataxó Hãhãhãe) gostaria muito de adquirir um exemplar. Onde posso encontrar? Sou professora do Cefet de Eunápolis. Estou chegando agora dos VII Jogos Indigenas de Coroa Vermelha e fiquei satisfeita com a união dos povos indigenas.

    Parabéns

    Edna Zanovelli
    Rua São Bartolomeu, 787
    Santa Lúcia -Eunápolis/BA

  12. Yonana, parabéns pela iniciativa, que Deus continue lhe abençoando cada vez mais e que essa é apenas a primeira vitória de muitas que virão. Tenho uma plena convicção que este livro despertará também uma nova visão do branco sobre o índio. Como posso adquirir um exemplar?

  13. Parabéns Yonana. Você é uma desbravadorqa, uma pioneira. Deus te ilumine cada vez mais para que possas divulgar o que os indios têm de bom, porque é muita coisa e todos precisam conhecer, porque a visão de muitas pessoas acerca dos indios é muito diferente da verdade. Esta é, pois, uma iniciativa ímpar, que deve ser seguida ppor todos quantos fazem parte da família indígena em todas as partes do território nacional, com especialidade daquelas mais distantes e menos favorecidas com meios de comunicação como é o caso de minha gente que vive em Juruti Velho, no Pará, de onde se originou minhA FAMÍLIA. Peço que divulgue, sempre que possível nossos usos e costumes e com especialidade as particularidades, tais como o uso de apenas meias ou de meias e sandálias nos pés indígenaqs que, por maltratados pela própria condição em que vivem, nas lavouras e nas matas, nas estradas acidentadas, nos rios cheios de piranhas, atacadas ppor bichos-de-pé etc. nem sempre aceitam calçados mais apertados como sapatos. Vivas nosso povo! Seja ele como for, vista-se como puder! Viva o nosso povo ! Eu admiro e pratico o uso de meias e sandálias em homenagem a minha gente e incentivo a quem puder fazer o mesmo. Parbéns, pois, por sua coragem. Quem quiser me mandar fotos usando meias, mande. Tanto receberei por e-mail como ppor carta: meu endereço é: Travessa Dom Romero, nº 47 – Messejana – FORTALEZA – CE CEP 60874-000 e meu e-mail é : deusarino@oi.como.br . OBRIGADÃO.

  14. Olá a todos!! Acabei de ler o livro Índios na visão dos Índios e quero parabenizar o esforço de vocês na luta pelas suas terras. Confesso que antes de ler o livro nao sabia que havia tanta atrocidade nessa questão. Torço muito por vocês e quero muito um dia poder ajudá-los.

    Vi no livro também que no livro aparece o sobrenome Muniz, e queria saber qual o significado!!

    Obrigado!

  15. Moro aqui em São Paulo e tenho muito amor pelas comunicades indígenas brasileiras. mas vejo aqui na cidade algumas jovens
    e senhoras índias com crianças, vendendo artigos manufaturados
    pelo meio das ruas, nas calçadas e tenho muita dó. Acho que a
    comunidade indígena deveria ser mais respeitada. Sua língua é
    que deveria ser estudada em todo o país, ao lado do Inglês, etc.
    Se eu fosse um Deputado iria apresentar esta proposta.
    Vou terminar por enquanto, aguardando um comentário de retorno.
    Tchau.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here