No dia 10 de março de 2009, em Salvador, na Praça do Campo Grande, vamos realizar o E14+, um evento que é um desdobramento do Encontro ocorrido em Rodelas. Na ocasião, uma feira de arte popular indígena será realizada a partir das 10h, os indígenas realizarão um Toré aos pés da estátua do Caboclo, além da abertura de uma exposição organizada pela professora doutora Maria Hilda Paraíso no foyer do Teatro Castro Alves e a premiére do documentário sobre o E14.
Considerado um divisor de águas na relação do Governo da Bahia com os povos indígenas do Estado, o E-14 reuniu cerca de 500 pessoas, dentre os quais 266 representantes indígenas dos povos Atikum, Kaimbê, Kiriri, Kantaruré, Pankararé, Pankaru, Pataxó, Hã-Hã-Hãe, Payayá, Truká, Tumbalalá, Tupã, Tupinambá, Tuxá E Xucuru-Kariri.
Com direção geral de Walter da Silveira, um documentário de 52 minutos aborda as tradições culturais dos povos indígenas, através de entrevistas e imagens, que revelam mitos e lendas, crenças, pinturas e o ritual do Toré, entre outras manifestações que aconteceram durante o E14 – Encontro das Culturas dos 14 Povos Indígenas. A exibição terá início às 20h, na sala principal do Teatro Castro Alves.

DINAMAMTUXÁ