Com toda formalidade digna de um grande evento, no ultimo dia 28 de agosto de 2007, no Palácio das Artes em Belo Horizonte/MG, foi feita a apresentação do TEIA 2007, que é nada mais ou nada menos um grande encontro da pluralidade cultural nacional. Na apresentação estava presente o ministro da cultura Gilberto Gil, o Secretario do Ministério da Cultura Célio Turino, o Vice Governador de Minas Gerais, Prefeito de Belo Horizonte/MG e mais 63 delegados dos pontos de culturas das nove regiões do país, inclusive Alex Pankararu coordenador do Índios On-Line, entre outros figurões da política publica nacional.
A apresentação do TEIA, foi um evento muito importante em forma de divulgação, e tendo as vezes momentos emocionantes, para os fazedores de cultura nacional ali presentes, e fortalecedor do movimento cultural Brasileiro. Mas o momento mais emocionante da apresentação, foi quando alguns representantes de pontos de cultura, fizeram um cortejo a Mazé delegada dos pontos de cultura do Piauí, que foi escolhida para ler a carta “VIVA A CULTURA”.

E o cortejo entrou no exato momento, que Célio Turino ia fazer sua fala, e Célio muito educadamente cedeu o espaço, para o cortejo fazer sua manifestação cultural, e levar a grande Mazé até a mesa onde estavam as pessoas ilustre de nosso país, e assim ela representando todos os pontos de cultura do Brasil, ler a carta, escrita por todos os delegados de pontos de culturas presente ao evento.
Daí o evento foi encerrado com um discurso, motivador de uma hora e trinta minutos, do nosso Ministro da Cultura, onde ele varias vezes citou a importância da cultura, para o desenvolvimento nacional.
Ressaltando agora a importância da TEIA da cultura, que vai ser realizado esse ano entre os dias 07 e 11 de novembro em Belo Horizonte/MG, e será uma grande encontro que exibira as diversas manifestações culturais do Brasil, e estará presente 600 pontos de cultura conveniados ao MINC.

Alex Pankararu
e-mail:alex@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here