O índio Edesio de Jesus Pereira Pataxó, nasceu em janeiro de mil novecentos e oitenta.

O mesmo sente que Deus lhe um dom de força de incentivar em criar música foi à forma que ele escolheu para divulgar a história da nossa etnia.
É um índio que se sente bem em criar varias música. Porque quando ele compõe uma música se sente que fala do seu cotidiano e do dia a dia do nosso povo Pataxó Hãhãhãe. Segundo ele disse que:
Um bom exemplo a minha música vai trazer para o nosso país. Porque as letras que tenho em mão incentiva a educação, a igualdade social, a realidade contemporânea, humildade, amor, paz e a solidariedade, no meio da sociedade brasileira.
Eu comecei a criar música no ano de 1997, eu criei a primeira música, Terra sim Violência não. Que foi uma música que eu fiz em homenagem ao nosso parente Galdino Jesus dos Santos que morreu queimado vivo na capital do distrito federal Brasília, e esse crime chocou o mundo inteiro. Então eu refletir sobre esse crime bárbaro que aconteceu em plena a capital do Brasil. Porem quando parei para analisar o país que convivemos de guerra e argumentei:
– Meu pai tupã (Deus) que país e esse? Que estamos vivendo uma grande realidade de sofrimento onde existem algumas pessoas sem compaixão cometendo atos que choca o nosso povo, país de violência é um país que eu não quero, mas sim quero um país mas justo e mais humano que as pessoa venha ter compaixão dos outros e ter mas amor ao próximo. Eu desejo que esse país venha nascer uma nova paz é uma nova esperança nos corações de todos os brasileiros e que todas as pessoas venham respeitar uns aos outros, assim como nos respeitamos o direito de cada cidadão brasileiro. Por isso eu criei essa letra, Terra sim Violência não. Esse é o dilema que eu procuro e muita gente também procura a paz para o nosso país, cantamos Terra sim Violência não.

Esta entrevista partiu de Hemeson com o compositor Edesio de Jesus Pereira Pataxó.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. hemersom eu fico muito feliz quando as matérias são referentes aos nossos índios prinsipaumente quando fala de nosso povo ,essa matéria esta ótima eu adorei PARABÉS…

  2. Já ouvi essa canção TERRA SIM VIOLENCIA NAO..Parabens…muito bonita…e mobilizadora…. Disponibilize uma copia mp3 para a gente tocar nas radios indigenas…e para as pessoas visitantes de INDIOSONLINE tambem ouvir…..
    Sebas

  3. Hemerson muito bom essa matéia, é isatamente isso que nós precisamos fazer, divulgar o que muitos acham que estar pedido, espero que todos os nossos guerreiros tambem aprendam mais, e podemos perceber que vc é distaque parabens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here