Caros parentes e companheiros, desde os 8 anos de idade quando eu participei pela primeira vez de uma retomada pela conquista de nosso território, pude observar como era feito as manobras truculentas praticadas pelo governo na época e pela força militar baiana e do latifundiário, entre tanto, tudo era visto, nada era denunciado, pois não tínhamos contato com a empresa, a não ser o CIMI que sempre emitia sua notas denunciando as falcatruas contra o nosso povo.

    Sempre aconteciam fatos e fatos contra os Pataxó Hã Hã Hãe e quando as autoridades sabiam já tinha passado tanto tempo que nada poderia ser feito, a não ser lamenta a miséria ocorrida. Nossas historias, cultura, festas e crenças pouco eram divulgados, isso nos deixava isolados de tudo e de todos, não era bom para um povo que queria seus direitos garantidos e respeitados, nos faltava algo de importante para que nossos gritos fossem ouvidos nos quatro cantos do mundo. Mas foi em 2005 que conheci a REDE INDIOSONLINE, uma iniciativa da THYDEWA um PORTAL que tinha a priori um projeto que visava dar VOZ ONLINE aos 7 Povos Indígena, nós Pataxó Hã Hã Hãe

fomos agraciados por receber da THYDEWA essa oportunidade impar em nossas vidas, pois com a INTERNET em nossa Aldeia, muitas pessoas passaram a nos conhecer, conhecer nossa cultura e uma parte de nossa vida, na EUROPA, países como a FRANÇA, entre outros já conhecem um pouco da nossa história e cultura graças um trabalho organizado do INDIOSONLINE, a INTERNET em nossa Aldeia Indígena já ajudou a salvar vida, foi no caso de um índio picado por cobra numa região onde não tem telefone e nem meio de transporte foi possível entrar em contato com um outro índio que estava ONLINE na cidade de Pau Brasil, foi acionado um transporte e a vida de um índio foi salvo XXI.
Com a chegada dos CELULARES INDIGENAS ficou mais fácil ainda postar as matérias sobre a vida no cotidiano de nosso povo, essa ação fez com que a nossa HISTÓRIA fosse contada por quem criou e não por quem a quis destruir , deixando registrado em livros e pergaminho falsas histórias. Ficou mais fácil postar as matérias com fotos e postar vídeos editados mostrando a nossa vivencia na educação, cultura, econômico e social.
A REDE INDIOSONLINE é acima de tudo um PORTAL 100% gerenciado por indígenas de vários povos de varias etnias do Brasil. Hoje sinto me bem realizado em fazer parte dessa organização que vem crescendo a cada dia com a parceria da THYDEWA, ONGs e o GOVERNO FEDERAL.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Adorei sua matéria!
    Parabéns! Pela sua iniciativa de está sempre contando sua trajetória neste projeto. É muito bom vê algum passando sua experiência que tem conquistado com o osso projeto, reconhecer a finalidade deste portal, alem de esta colocando o seu ponto de vista o que acha dos parceiros, exporem para o mundo o que eles têm feito por nós.
    Vamos esta sempre assim: agradecendo aqueles que esta sempre junto com nós, que não tem vergonha de mostrar para as pessoas o seu trabalho na nossa comunidade, agradecemos eles por contribuir com a nossa luta.
    E os indiosonline que esta ai forte nesta luta.
    Um abraço:

    Amigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here