O seminário foi aberto com o com apresentação de tohé pelos representantes do Povo Pataxó Hãhãhãe, logo após teve também à apresentação dos Quilombolas, pessoal da comunidade de Tijuaçú com o samba de lata. Na oportunidade eles contaram uma pequena parte da sua história.
A mesa foi formada pelas pessoas que estariam fazendo todo informe do seminário, logo que a mesa se desfez, foi apresentado um vídeo das comunidades Quilombolas, onde podemos perceber que o índice de pobreza e miséria é muito grande, enquanto temos um País muito rico.
O objetivo do seminário foi mostrar para os indígenas e quilombolas como será o processo da realização dos cadastros do bolsa família nas comunidades. Esse é um novo projeto do governo para estarem atendendo especificamente os indígenas e quilombolas.
Durante o seminário a equipe do programa bolsa família, juntamente com os representantes do governo, formaram-se novamente a mesa pra estarem tirando as duvidas das pessoas que estavam presentes na platéia, através de perguntas feita pelos os mesmos.

No seminário estavam representantes dos seguintes Povos.
Pataxó Hãhãhãe, Pataxó, Tupinambá, Kiriri, Kaimbé, Tumbalala, Tuxá, alemã das varias representações Quilombolas

Salvador Bahia 20/09/2007

Edmar Batista de Souza (Itohã Pataxó Hãhãhãe)

itoha.indiosonline@gmail.com
itohapataxo@hotmail.com
itoha@indiosnoline.org.br